Repository logo
 
Publication

A utilização do sensor de dióxido de carbono em contextos de prática pedagógica supervisionada: propostas didáticas para a disciplina de ciências naturais e para a participação em saúde ambiental

dc.contributor.authorValente, Bianor
dc.contributor.authorSoares, Laura
dc.contributor.authorMendonça, Inês
dc.contributor.authorCardoso, Ana Filipa
dc.contributor.authorSilva, Maria João
dc.date.accessioned2020-05-14T08:19:53Z
dc.date.available2020-05-14T08:19:53Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractNeste capítulo apresenta-se um conjunto de propostas didáticas que foram construídas no âmbito da prática pedagógica supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Considerou-se que a utilização de sensores de dióxido de carbono pode constituir uma estratégia facilitadora da compreensão, por parte dos/as alunos/ as do ensino básico, do papel daquele gás em diferentes fenómenos (como as combustões, a respiração celular e a fotossíntese), assim como da relação destes fenómenos com a qualidade do ar interior e exterior e as alterações climáticas. As propostas de trabalho foram elaboradas e desenvolvidas para aulas de Ciências Naturais de 5º e 6º ano. Em cada proposta são apresentados os objetivos, os conteúdos, as atividades, os recursos e avaliação. Através da triangulação de dados, obtidos pela observação e análise das produções dos/as alunos/as, avaliou-se a eficácia das propostas, tendo sido constatado o reconhecimento, pelos/ as alunos/as: i) das combustões como fontes de dióxido de carbono para o ar, contribuindo para a diminuição da sua qualidade; ii) da contribuição do ar expirado para a baixa qualidade do ar das salas de aula, quando não ventiladas. Constatou-se ainda que a utilização do sensor de dióxido de carbono decorreu sem dificuldades técnicas e contribuiu para aprendizagens matemáticas, nomeadamente da leitura de diferentes representações de dados e de significação das grandezas e valores monitorizados. A utilização do sensor de dióxido de carbono, para exploração de ambientes bem conhecidos das crianças, situou e contextualizou as aprendizagens, diminuindo o nível de abstração das mesmas e aumentando o interesse e participação dos/as alunos/as em Saúde Ambiental e na aprendizagem da Ciência e da Tecnologiapt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationValente, B.,Soares, L., Mendonça, I., Cardoso, A. F., Silva, M. J. (2019). A utilização do sensor de dióxido de carbono em contextos de prática pedagógica supervisionada: propostas didáticas para a disciplina de ciências naturais e para a participação em saúde ambiental. In M. J. Silva & R. Brito (Coords.), Utilização pedagógica de sensores eletrónicos para a participação na saúde ambiental das escolas (pp. 89-104). Lisboa: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. ISBN 978-989-8912-07-7 DOI:https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.007pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.007pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8912-07-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11645
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionaispt_PT
dc.relationLISBOA-01-0145-FEDER-023235pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2019/e-book_mjs_19_07_19.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectSensores eletrónicospt_PT
dc.subjectPrática pedagógica supervisionadapt_PT
dc.subjectCiências naturaispt_PT
dc.subjectSaúde ambientalpt_PT
dc.subjectEco-Sensors4Healthpt_PT
dc.subjectLISBOA-01-0145-FEDER-023235pt_PT
dc.titleA utilização do sensor de dióxido de carbono em contextos de prática pedagógica supervisionada: propostas didáticas para a disciplina de ciências naturais e para a participação em saúde ambientalpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage104pt_PT
oaire.citation.startPage89pt_PT
oaire.citation.titleUtilização pedagógica de sensores eletrónicos para a participação na saúde ambiental das escolaspt_PT
person.familyNameValente
person.familyNameSilva
person.givenNameBianor
person.givenNameMaria João
person.identifier.ciencia-idDA15-0105-CD3A
person.identifier.ciencia-id5D1E-8C69-29D5
person.identifier.orcid0000-0001-6541-8000
person.identifier.orcid0000-0003-1017-8315
person.identifier.scopus-author-id56971104800
person.identifier.scopus-author-id35146650100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication0296fbdc-179c-452f-91c8-000a622ac704
relation.isAuthorOfPublicationa26ab1ca-f44e-440c-8531-c080f6d7a082
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0296fbdc-179c-452f-91c8-000a622ac704

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
A utilização dosensor de dióxido de carbono emcontextos de práticapedagógica supervisionadae-book_mjs_19_07_19.pdf
Size:
663.16 KB
Format:
Adobe Portable Document Format