Repository logo
 
Publication

As metáforas visuais como instrumento de expressão artística no processo de ensino-aprendizagem: na técnica de dança clássica na turma do 3º ano da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional

dc.contributor.advisorDuarte, Isabel
dc.contributor.authorTibúrcio, Ana Filipa
dc.date.accessioned2023-12-06T15:14:35Z
dc.date.available2023-12-06T15:14:35Z
dc.date.issued2023-11-10
dc.descriptionRelatório final de estágio, apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dançapt_PT
dc.description.abstractO presente relatório foi construído a partir de um Estágio Profissional, inserido no Mestrado em Ensino de Dança (11º Edição), da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. Decorreu ao longo do ano letivo 2022/2023 na Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional, na disciplina de Técnica de Dança Clássica. Tendo em conta a nossa experiência em ensino de dança, podemos considerar que a Técnica de Dança Clássica é dotada de competências que definem a sua eficácia, técnica, estética, e expressividade artística. Ambas podem caminhar em simbiose e podem ser aperfeiçoadas na formação do jovem bailarino. O estudante de dança que trabalhe estas competências, futuramente poderá tornar-se um bailarino profissional completo e usufruir da sensibilidade da arte no seu movimento. O nosso relatório de estágio tem como temática “As metáforas visuais como instrumento de expressão artística nos processos de aprendizagem da Técnica de Dança Clássica”. Partindo da questão: Como pode a imagem apoiar o desenvolvimento da expressividade no estudante na técnica de dança clássica? Aplicámos estratégias pedagógicas, umas elaboradas em primeira instância pelo investigador e outras a partir dos resultados obtidos através dos alunos inseridos no estudo. O que nos desafiou a realizar este trabalho, foi o interesse que temos pelo tema e a sua aplicação física, pois pela experiência que temos no ensino em Dança, por vezes encontramos estudantes que revelam pouca capacidade de se expressar como seres humanos expressivos que são. Com base na metodologia de investigação-ação, recorremos a ferramentas de recolha de dados para análise, e posterior reorganização das estratégias aplicadas. Foram usadas, grelhas de observação, questionários, captação de vídeo e diário de bordo. O público-alvo tinha idades compreendidas entre os 12 e 13 anos de idade, 8 alunas do 3º Ano A, da Escola Artística do Conservatório Nacional, Lisboa. A escolha da turma em estudo prende-se com a oportunidade que estes alunos nos oferecem, pois encontram-se numa fase de desenvolvimento pertinente para desenvolver competências técnicas e socio-emocionais nas aulas de TDC.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - This report was built from a Professional Training, part of the Master in Dance Education (11th Edition), in the School of Dance of the Polytechnic Institute of Lisbon. It took place during the school year 2022/2023 in the Artistic School of Dance of the National Conservatory, in the Classical Dance Technique subject. Considering our experience in teaching dance, we can say that the Classical Dance Technique is endowed with skills that define its effectiveness, technique, aesthetic, and artistic expressiveness. All of them can work in symbiosis and can be perfected in the training of the young dancer. The dance student who works on these competences in the future will be able to become a complete professional dancer and enjoy the sensibility of art in his/her movement. The theme of our internship report is "The visual metaphors as an instrument of artistic expression in the learning processes of Classical Dance Technique". Starting from the question “how can image support the development of expressiveness in the student in classical dance technique?”, we applied pedagogical strategies, some elaborated in the first instance by the researcher and others from the results obtained by the students inserted in the study. What challenged us to carry out this work was the interest we have for the theme and its physical application, due to our previous experience in teaching Dance, when we sometimes found students that revealed little ability to express themselves as expressive human beings. Based on the methodology of action research, we used data collection tools for analysis, and subsequent reorganization of the strategies applied. Observation grids, questionnaires, video recording and a logbook were used. The target audience was aged between 12 and 13 years old, 8 students of the 3rd Year A, from the Artistic School of the National Conservatory, Lisbon. The class under study was chosen because of the opportunity these students offer us, as they are at a relevant stage of development to develop technical and socio-emotional skills in DCT classes.
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationTibúrcio, A. F. (2023). As metáforas visuais como instrumento de expressão artística no processo de ensino-aprendizagem: na técnica de dança clássica na turma do 3º ano da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional [Dissertação de Mestrado, Instituto Politécnico de Lisboa]Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. https://repositorio.ipl.pt/handle/10400.21/16632pt_PT
dc.identifier.tid203416031
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/16632
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dançapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectExpressividadept_PT
dc.subjectEscola de Dança do Conservatório Nacionalpt_PT
dc.subjectTécnica de Dança Clássicapt_PT
dc.subjectImagempt_PT
dc.subjectAdolescênciapt_PT
dc.subjectExpressivity
dc.subjectDance School of the National Conservatory
dc.subjectImage
dc.subjectAdolescent
dc.subjectClassical dance technique
dc.titleAs metáforas visuais como instrumento de expressão artística no processo de ensino-aprendizagem: na técnica de dança clássica na turma do 3º ano da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacionalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Ana Tiburcio.pdf
Size:
11.65 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: