Repository logo
 
Publication

Formação de professores e desenvolvimento do sentido do número

dc.contributor.authorSerrazina, Maria De Lurdes
dc.contributor.authorRodrigues, Margarida
dc.date.accessioned2018-10-25T10:47:57Z
dc.date.available2018-10-25T10:47:57Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractUm desafio que se coloca à formação de professores é o de conceber programas de formação que influenciem a natureza e a qualidade das suas práticas de ensino (BORKO et al., 1992; EBBY, 2000; HIEBERT; MORRIS; GLASS, 2003). É uma tarefa difícil, pois os futuros professores aprendem a ensinar, observando os seus professores, durante toda a sua escolaridade. Trata-se de uma prática cultural e mudar práticas culturais é reconhecidamente difícil (EBBY, 2000; HIEBERT et al., 2003). Acresce que a formação inicial ocorre durante um período limitado de tempo, o que não permite transformar os candidatos a professores em professores peritos em ensino da Matemática. Nesta perspetiva, Hiebert et al. (2003) propõem que os futuros professores tenham a oportunidade de desenvolver experiências significativas que possam mais tarde trabalhar com os seus alunos e que correspondam a aspetos chave do currículo de Matemática. Entre elas, parecem-nos fundamentais aquelas que se prendem com o desenvolvimento do sentido do número. Este capítulo começa por se discutir, com base na literatura e em exemplos concretos, o que se entende hoje por sentido do número e em especial sentido do número racional e a sua interligação com as estratégias de cálculo mental. Na última secção, apresentam-se algumas sugestões sobre como garantir que aquilo que se considera sentido do número é apropriado pelos professores, apresentando propostas a desenvolver na formação.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSerrazina, L., & Rodrigues, M. (2018). Formação de professores e desenvolvimento do sentido do número. In R. F. Carneiro, A. C. Souza; & L. F. Bertini (Orgs.), A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: Práticas de sala de aula e de formação de professores (pp. 138-162). Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática. ISBN 978-85-98092-52-2pt_PT
dc.identifier.isbn978-85-98092-52-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/8970
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherSBEMpt_PT
dc.relationIPL/2016/FLEC_RAQ_ESELxpt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectSentido do númeropt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectIPL/2016/FLEC_RAQ_ESELxpt_PT
dc.titleFormação de professores e desenvolvimento do sentido do númeropt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasíliapt_PT
oaire.citation.endPage162pt_PT
oaire.citation.startPage138pt_PT
oaire.citation.titleA Matemática nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_PT
person.familyNameSerrazina
person.familyNameRodrigues
person.givenNameMaria de Lurdes
person.givenNameMargarida
person.identifier1782812
person.identifier.ciencia-idD91D-9562-DA46
person.identifier.ciencia-id1B1C-88B5-75C4
person.identifier.orcid0000-0003-3781-8108
person.identifier.orcid0000-0003-4658-6281
person.identifier.scopus-author-id55849544400
person.identifier.scopus-author-id57202834296
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationfb0825ea-cc97-4358-9328-3c204e7b0904
relation.isAuthorOfPublication0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Formação de professores e desenvolvimento do sentido do número.pdf
Size:
491.38 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: