dc.contributor.author | Serrazina, Maria De Lurdes | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Margarida | |
dc.date.accessioned | 2018-10-25T10:47:57Z | |
dc.date.available | 2018-10-25T10:47:57Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | Um desafio que se coloca à formação de professores é o de conceber programas de formação que influenciem a natureza e a qualidade das suas práticas de ensino (BORKO et al., 1992; EBBY, 2000; HIEBERT; MORRIS; GLASS, 2003). É uma tarefa difícil, pois os futuros professores aprendem a ensinar, observando os seus professores, durante toda a sua escolaridade. Trata-se de uma prática cultural e mudar práticas culturais é reconhecidamente difícil (EBBY, 2000; HIEBERT et al., 2003). Acresce que a formação inicial ocorre durante um período limitado de tempo, o que não permite transformar os candidatos a professores em professores peritos em ensino da Matemática. Nesta perspetiva, Hiebert et al. (2003) propõem que os futuros professores tenham a oportunidade de desenvolver experiências significativas que possam mais tarde trabalhar com os seus alunos e que correspondam a aspetos chave do currículo de Matemática. Entre elas, parecem-nos fundamentais aquelas que se prendem com o desenvolvimento do sentido do número. Este capítulo começa por se discutir, com base na literatura e em exemplos concretos, o que se entende hoje por sentido do número e em especial sentido do número racional e a sua interligação com as estratégias de cálculo mental. Na última secção, apresentam-se algumas sugestões sobre como garantir que aquilo que se considera sentido do número é apropriado pelos professores, apresentando propostas a desenvolver na formação. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Serrazina, L., & Rodrigues, M. (2018). Formação de professores e desenvolvimento do sentido do número. In R. F. Carneiro, A. C. Souza; & L. F. Bertini (Orgs.), A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: Práticas de sala de aula e de formação de professores (pp. 138-162). Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática. ISBN 978-85-98092-52-2 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-85-98092-52-2 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/8970 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | SBEM | pt_PT |
dc.relation | IPL/2016/FLEC_RAQ_ESELx | pt_PT |
dc.subject | Matemática | pt_PT |
dc.subject | Sentido do número | pt_PT |
dc.subject | Formação de professores | pt_PT |
dc.subject | IPL/2016/FLEC_RAQ_ESELx | pt_PT |
dc.title | Formação de professores e desenvolvimento do sentido do número | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Brasília | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 162 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 138 | pt_PT |
oaire.citation.title | A Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental | pt_PT |
person.familyName | Serrazina | |
person.familyName | Rodrigues | |
person.givenName | Maria de Lurdes | |
person.givenName | Margarida | |
person.identifier | 1782812 | |
person.identifier.ciencia-id | D91D-9562-DA46 | |
person.identifier.ciencia-id | 1B1C-88B5-75C4 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3781-8108 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4658-6281 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55849544400 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57202834296 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | fb0825ea-cc97-4358-9328-3c204e7b0904 | |
relation.isAuthorOfPublication | 0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Formação de professores e desenvolvimento do sentido do número.pdf
- Size:
- 491.38 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: