Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A emergência da produção industrial da mentira

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Seminários Doutorais 2016-2017.pdf239.78 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Coube a Filipa Subtil abordar “A emergência da produção industrial da mentira”, chamando desde logo a atenção para a importância do que apelidou ser uma “nova realidade” que tem capacidade para se constituir como um modelo que continua a ser registado fora da guerra – quadro em que foi cunhado e se implementou -, em tempo de paz na esfera comunicacional, no confronto político e nas relações humanas quotidianas. Nesse quadro, sublinhou a existência de três dimensões da produção industrial da mentira: uma, potenciada pelos meios modernos, tecnológicos e industriais; outra, que decorre da constituição de organizações burocráticas e, finalmente, em que a sua abrangência é possibilitada pelos meios transmissivos e concretiza a sua ‘globalização’. A estas dimensões, a investigadora acrescenta uma quarta, ligada à mudança do paradigma comunicacional. Se, antes, a Comunicação ia de alguns para muitos, hoje, como observou, através da Internet, vai de muitos para muitos. Neste último caso, inscrevem-se, também, os Média ditos ‘tradicionais’, como os jornais, a rádio e as televisões. “A digitalização veio alterar a relação que existia”, facilitando de certa forma o incremento do rumor e da notícia falsa, em que todos os envolvidos no processo “estão em constante pressão”. Para este estado de coisas também contribuiu a crise de intermediação profissional. É por isso que Filipa Subtil concluiu que se vive um estado de exceção permanente, argumentando que as regras que estão definidas nos média, bem como a sua dimensão deontológica, continuam a ser beliscadas. Questionou, por isso, se “seremos nós capazes de doutrinar estes meios nos tempos que correm?”.

Description

Keywords

Comunicação Media Rumores Notícias falsas Fake news

Citation

Subtil, F. (2017, mai, 26). A emergência da produção industrial da mentira. Comunicação apresentada nos Seminários Doutorais em Ciências da Comunicação e Estudos Culturais 016-2017, Centro de Estudos Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, Braga

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Centro de Estudos Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho