Repository logo
 
Publication

Pensar a identidade: do museu à escola como experiência do tangível

dc.contributor.advisorPereira, Teresapt_PT
dc.contributor.authorCampos, Ricardo José Farias Guerreiro
dc.date.accessioned2018-04-17T09:11:46Z
dc.date.available2018-04-17T09:11:46Z
dc.date.issued2017-12-20
dc.descriptionProjeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística – Artes Plásticas na Educaçãopt_PT
dc.description.abstractO presente estudo debruça-se sobre um projeto de investigação-ação desenvolvido em contexto formal, cujo âmbito se situa no diálogo entre os contextos escolar e museológico. Apresentar-se-á uma proposta de reflexão, em torno do conceito de identidade, que acompanha o referido projeto de uma turma de 11º ano do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais em visita ao Museu Coleção Berardo; esse será um processo que acontecerá ao longo do desenvolvimento de três Unidades de Trabalho conseguintes à visita, realizadas em espaço escolar. A interpretação do tema sobre identidade individual, identidade coletiva e o espaço vivencial, culminou numa intervenção site specifc onde a escola se transformou num museu transparente, imprevisível e mutável. Ao longo do projeto foram desenvolvidas estratégias para pensar a prática do desenho na disciplina de Desenho A, valorizando o cruzamento com as práticas artísticas contemporâneas, sobretudo a fotografia, a instalação e a performance.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT The present study focuses on an action-research methodology project, developed in a formal context, whose demesne is placed in the dialog between scholar and museological contexts. A proposal for reflection will be presented, encompassing the concept of identity that follows the aforesaid project of an 11th grade class from the Scientific-Humanistic course in Visual Arts, while visiting the Coleção Berardo Museum; this will be a process to take place along the development of three Work Units consequent to the visit, held in school ground. The interpretation of the theme concerning individual and collective identities and the existential space culminated in a site specific intervention, where the school turned into a transparent museum, unforeseeable and changeable. Throughout the project, strategies were developed to reflect the practice of drawing in the discipline of Desenho A, valuing the crossing with contemporary artistic practices, mainly photography, installation and performance.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid201844885
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/8409
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação formalpt_PT
dc.subjectDesenhopt_PT
dc.subjectArte contemporâneapt_PT
dc.subjectIdentidadept_PT
dc.subjectSite specificen
dc.subjectEducação não formalpt_PT
dc.subjectFormal educationen
dc.subjectNon formal educationen
dc.subjectDrawingen
dc.subjectContemporary arten
dc.subjectIdentityen
dc.titlePensar a identidade: do museu à escola como experiência do tangívelpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Artística

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Ricardo Guerreiro Campos_2017_ Pensar a Identidade.pdf
Size:
373.45 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: