Browsing by Issue Date, starting with "2017-12-20"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- Pensar a identidade: do museu à escola como experiência do tangívelPublication . Campos, Ricardo José Farias Guerreiro; Pereira, TeresaO presente estudo debruça-se sobre um projeto de investigação-ação desenvolvido em contexto formal, cujo âmbito se situa no diálogo entre os contextos escolar e museológico. Apresentar-se-á uma proposta de reflexão, em torno do conceito de identidade, que acompanha o referido projeto de uma turma de 11º ano do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais em visita ao Museu Coleção Berardo; esse será um processo que acontecerá ao longo do desenvolvimento de três Unidades de Trabalho conseguintes à visita, realizadas em espaço escolar. A interpretação do tema sobre identidade individual, identidade coletiva e o espaço vivencial, culminou numa intervenção site specifc onde a escola se transformou num museu transparente, imprevisível e mutável. Ao longo do projeto foram desenvolvidas estratégias para pensar a prática do desenho na disciplina de Desenho A, valorizando o cruzamento com as práticas artísticas contemporâneas, sobretudo a fotografia, a instalação e a performance.
- Análise da potência observada num parque eólico nacionalPublication . Nova, Ricardo Filipe Crespo Casa; Carvalho, Alda Cristina Jesus Nunes de; Sequeira, Cláudia DiasCom o crescimento acentuado do aproveitamento da energia eólica e os custos inerentes da mesma, revela-se fundamental evitar as falhas, permitindo a redução dos custos associados à manutenção das turbinas eólicas. Com a realização deste trabalho desenvolveu-se uma ferramenta que, com base na análise estatística aos dados registados num parque eólico, permitiu modelar a curva de potência observada. O desenvolvimento desta ferramenta teve ainda como objetivo avaliar a influência das ações de manutenção na respetiva curva de potência, assim como a potência antes e após paragens para manutenção. Foi igualmente avaliada a evolução da potência e da velocidade do vento. A metodologia desenvolvida foi aplicada a um parque eólico na Pampilhosa da Serra. A análise realizada permitiu confirmar a existência de desvios entre os valores observados e os valores anunciados pelo fabricante. Foram identificados dois regimes: desvios positivos entre potências para velocidades de vento inferiores a aproximadamente 9 m/s; e desvios negativos para uma gama de velocidades de vento acima desse valor. Para além disso, através da análise efetuada, não foi possível comprovar, de forma evidente, que as substituições analisadas tivessem influenciado a curva de potência.
- Aplicação da estatística circular para avaliação da geração de energia elétrica em parques eólicosPublication . Matias, Dionísio José Reduto; Henriques, Nuno Paulo Ferreira; Carvalho, Alda Cristina Jesus Valentim Nunes deOs problemas ambientais causados pela produção de energia elétrica, através da exploração do carvão, gás e petróleo, têm potenciando o cumprimento de políticas ambientais estreitas para as nações minimizarem o impacto ambiental. Assim, surgem as energias renováveis como alternativa à produção de eletricidade de forma não poluente. Na esfera das energias renováveis este trabalho dedica-se à energia eólica, que transforma a energia cinética do vento em energia elétrica. Nesta temática a velocidade do vento tem sido objeto de vários estudos científicos centrados na modelação da curva de potência, contudo, os efeitos causados pela direção do vento não têm tido muita notoriedade. Neste contexto, o presente trabalho foca-se na análise da direção do vento, com o objetivo de verificar o impacto que tem na curva de potência. A metodologia adotada incluiu uma análise preliminar aos dados observados, recorrendo à estatística circular e linear, seguindo-se a identificação das direções predominantes em gráficos circulares recorrendo a três critérios definidos pelo autor, e, por fim, a investigação do impacto de cada direção predominante nas duas regiões que compõem a curva de potência. Assim, nas turbinas que foram alvo de estudo identificou-se três direções predominantes em cada turbina, que diferem de turbina para turbina, e concluiu-se que os ventos de Norte influenciam a região 1, os ventos de Sul a região 1 e 2 e são os ventos de Sul, Sudoeste e Sul-sudoeste que mais influem na produção de energia elétrica, com valores entre os 25 a 36 % da potência total observada, contribuindo amplamente para a modelação da curva de potência. Em suma concluiu-se que a direção do vento constitui, sem dúvida, uma parte integrante na construção da curva de potência, uma vez que a intensidade do vento sentida, nas três direções predominantes identificadas, contribui entre 64 a 72 %, na região 1, e 20 a 23 %, na região2, da potência observada, ou seja, da energia produzida.
- Conceções alternativas sobre microorganismos em alunos do 2º ciclo do ensino básicoPublication . Lage, Rita Alexandra da Silva; Valente, BianorO presente relatório integra-se na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado de 1.º ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Lisboa. O documento apresenta uma primeira parte onde é descrita e analisada criticamente, a prática pedagógica ocorrida ao longo dos dois estágios, e, posteriormente, um estudo investigativo. O estudo de investigação na área das Ciências Naturais, decorre do interesse pessoal da investigadora e das conceções alternativas sobre os microrganismos identificadas num grupo de 21 crianças, do 6.º ano de escolaridade, num estabelecimento público, no concelho da Amadora. Tendo por base os fatores apresentados definiu-se o tema do estudo de investigação Conceções alternativas sobre os microrganismos em alunos do 2.º ciclo do Ensino Básico. Ambicionou-se, com a aplicação deste estudo, a mudança conceptual das crianças passando das conceções erróneas para os conceitos aceites no foro científico. Neste sentido, definiu-se como metodologia de trabalho a investigação-ação, delineando-se um plano estrutural que abarca várias etapas. A investigação foi iniciada através da aplicação de um inquérito por questionário que permitiu a identificação das conceções alternativas dos alunos. Seguidamente, a intervenção decorreu, ao longo de seis sessões, com a adequação de estratégias e implementação de atividades promotoras do conflito cognitivo. Para finalizar, aplicou-se novamente o inquérito por questionário de forma a comparar e analisar os resultados obtidos. Os resultados do estudo foram analisados recorrendo à comparação das respostas dadas no inquérito por questionário nos momentos inicial e final. Analisados os resultados assumiu-se uma evolução significativa em três das quatro conceções alternativas identificadas, sendo que uma delas não apresentou qualquer evolução. Desta forma, assume-se que as ideias erróneas presentes inicialmente sofreram, na sua maioria, uma mudança conceptual significativa.
- Interdisciplinary dancing: a contemporary approach to traditional classical ballet teaching for the 8th year dance students at ADCSPublication . Rijmer, Sylvia Kazumi; Amorim, VeraThis internship report bases its investigation on empirical data collected according to the rules and regulations of the Unidade Curricular Estágio I and II, within the framework of the Masters in Dance Teaching, its 5th Edition thereof, administered by the Escola Superior de Dança (ESD) and the Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), in Portugal. The internship was implemented at the Academia de Dança Contemporânea de Setúbal (ADCS), Portugal, with the 8th year students of the final year within the Portuguese secondary level academic education in dance at ADCS. The objective of our pedagogic intervention pertained to the notion of interdisciplinary dancing, using contemporary dance words as practical tools within a classical ballet technique (CBT) dance class to encourage interdisciplinary thinking and doing in the students performativity of classical ballet. Using an Action based research methodology to our collection of investigative data, we were able to progressively adapt and transform our teaching strategies and pedagogical methodologies to suit the needs of our research work, as well as the reality of the preprofessional dance finalists within a vocational dance structure. Our data collection instruments (video recordings, log book diaries, as well as questionnaries and interviews) gave us both academic and human insights into the reception of our teaching practice and methodology. The final analysis and reflective thoughts based upon this practical teaching intervention at ADCS demonstrated that the students of the 8th year at ADCS verbally and physically presented a positive transformation of interdisciplinary thinking and doing within their performativity of the classical ballet technique. We conclude that our interdisciplinary methodology is a relevant teaching strategy reflecting our contemporary dance times, influenced by technical and artistic crosspollinations, and the process of adaptation and transformations within the nature of dance evolution itself. We encourage more interdisciplinary thinking and doing within today’s technical classical ballet classes, in light of today’s eclectic dancing and collaborative choreographic processes of our times.
- Análise e implementação de uma ferramenta para a gestão de activos físicos num terminal petrolíferoPublication . Alexandre, João Sobral Gomes Pontes; Sobral, José Augusto da SilvaO panorama da economia mundial mudou, forçado pela “crise”, pressionado pela globalização com entrada de novos players ou moldada pelo rápido desenvolvimento tecnológico ligados à era digital dos dias de hoje. Mudam-se as formas de pensar, os paradigmas ou mesmo a forma de viver o que consequentemente altera a forma como as empresas são geridas. Nenhum sector económico está imune a estas mudanças e no caso específico do sector petrolífero, tem vindo também a adaptar-se, seja por pressão do baixo preço do barril ou pelas consequências de graves desastres passados, que impõem regras cada vez mais exigentes ao nível de segurança e ambiente. A adaptação neste sector impõe uma série de alterações que procuram essencialmente melhorar o negócio com a premissa clássica da redução dos custos operacionais, aumento da eficiência mas em simultâneo, garantir níveis de segurança ocupacionais e ambientais elevados. A função da Manutenção torna-se primordial para o cumprimento destes objectivos, não só pela sua relação directa com a operacionalidade e eficiência de um determinado parque de activos, mas também pela garantia que as actividades inerentes a esta são feitas ao melhor custo e com níveis de segurança conhecidos. O cruzamento do factor económico e segurança com a componente técnica, obriga que a gestão da Manutenção tenha capacidade de integrar e gerir uma série de responsabilidades, garantindo assim o nível de eficiência pretendida de forma eficaz. Este trabalho foca-se em desenvolver uma série de temas chave para uma estrutura integrada que possibilite uma Gestão da Manutenção que abrace o leque disperso de responsabilidades para a posterior melhoria desta função, no âmbito das Instalações de Armazenagem de Produtos Petrolíferos. Segue uma directriz que passa pela definição de uma estratégia e objectivos que orientem a gestão contextualizada com este tipo de instalações, implementação de um CMMS como ferramenta essencial para suporte de informação e rastreio de actividades, utilização de indicadores de desempenho para suportar decisões e introdução do factor risco para a gestão da Manutenção com base na criticidade. Este último, a gestão baseada no risco, acaba por ser a forma escolhida para viabilizar e sistematizar a melhoria da Manutenção deste tipo de instalações.
- Desenvolvimento de um modelo de consumo energético para redes de acesso rádio 2G / 3G / 4G com base em dados reaisPublication . Mourato, Alexandra Isabel Galvão; Vieira, Pedro Manuel de Almeida Carvalho; Pinto, Iola Maria Silvério; Duarte, David Eduardo CorreiaInvestigações anteriores mostram que cerca de 10% da energia consumida em todo o mundo é devido às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), e gerada principalmente por recursos não renováveis. Devido ao aumento das despesas operacionais e do aquecimento global, a poupança de energia tornou-se um grande desafio para os futuros sistemas de telecomunicações. Assim, considera-se pertinente o desenvolvimento de estudos que viabilizem a obtenção de planos estratégicos sobre otimização dos sistemas. Estes estudos suportam a tomada de decisão no que respeita à configuração das redes compatível com a concretização de objetivos de poupança energética. O trabalho desenvolvido nesta dissertação visa propor modelos de consumo energético para estações-base 2G, 3G e 4G. A investigação surgiu no âmbito de uma rede real, permitindo verificar o efeito da variação do tráfego, voz e dados, no consumo energético de uma estação base, sendo o ponto de partida para os modelos. Foram consideradas outras variáveis tais como a potência de transmissão, disponibilidade das células e recursos alocados aos utilizadores. A modelação dos dados foi baseada em técnicas de aprendizagem supervisionada, designadamente foram utilizados modelos de regressão linear multivariáveis, tendo como objetivo final a estimativa do consumo energético. Este é comparado com medidas reais extraídas de equipamentos de monitorização energética instalados na estação base. De modo a validar os resultados, foram utilizadas métricas como a correlação de Pearson, Mean Absolute Percentage Error (MAPE) e Root Mean Square Error (RMSE). Dependendo do modelo, os erros médios entre a potência medida e a estimada variam entre 2,2 e 4,0%. A análise dos resultados obtidos sugeriu a possibilidade de desligar a tecnologia 3G na banda dos 2100 MHz através da transferência do tráfego para as outras bandas, permitindo assim uma poupança de 578 euros de custos energéticos, por ano por estação.
- Avaliação do efeito geométrico dos decantadores secundários de ETARPublication . Ornelas, Tiago Luís Lopes; Santos, Maria Teresa Loureiro dos; Trindade, Teodoro José PereiraA decantação secundária é uma das mais relevantes operações unitárias de tratamento de águas residuais, a qual tem por objetivo a remoção gravítica (sedimentação) dos flocos biológicos produzidos no tratamento biológico. A eficiência de remoção de sólidos no decantador secundário deve não só garantir um efluente clarificado cumprindo as imposições legais de descarga, mas também produzir lamas espessadas com as características adequadas ao processo, nomeadamente para recirculação ou espessamento. O presente trabalho pretende estudar o efeito da geometria dos decantadores secundários na eficiência de remoção dos sólidos suspensos. Para esta análise efectuou-se a simulação numérica ao funcionamento destes equipamentos de acordo com modelos matemáticos disponibilizados no programa GPS-X (Hydromantis). A modelação matemática e simulação numérica de processos e operações de tratamento de águas residuais é cada vez mais uma ferramenta fundamental para o projeto, planeamento, investigação e desenvolvimento de infraestruturas de tratamento. Prova disso é a utilização destes códigos científicos por parte de empresas de consultoria e entidades reguladoras. Como resultado deste trabalho, produziu-se uma relação empírica simplificada que permite efetuar de forma expedita o dimensionamento preliminar de decantadores secundários associados a reatores de lamas ativadas para o tratamento secundário de águas residuais. A equação final obtida é expressa em termos da concentração de sólidos suspensos totais na água residual tratada (XE), utilizando cinco parâmetros de dimensionamento: o caudal afluente (QA), a concentração de sólidos suspensos totais no afluente (XA), a altura do decantador secundário (H), a altura de entrada do afluente desde o fundo (h), e a área superficial do decantador secundário (A); e ainda oito constantes de calibração: g0 a g7.
- A educação artística em Portugal (2006-2016): estruturas curriculares e sistemas de apoios como espelhos das políticas educativasPublication . Pires, Ana Isabel Augusto; Falcão, MiguelEste estudo propõe-se a fazer uma leitura crítica dos documentos orientadores oficiais que definem a Educação Artística em Portugal. Dez anos passados da Conferência Mundial de Educação Artística (2006), realizada em Lisboa, da qual emanaram diretrizes para a promoção e valorização internacional deste setor, torna-se oportuno – dada a relevância política do acontecimento – identificar e analisar as iniciativas específicas tomadas desde então pelos poderes políticos portugueses. Foram definidos os seguintes objetivos: i) Mapear a publicação de documentos sobre Educação Artística em Portugal, entre 2006 e 2016; ii) Perceber as orientações político-pedagógicas para a área da Educação Artística formal, presentes nos documentos publicados entre 2006 e 2016; iii) Compreender os termos em que os atos produzidos entre 2006 e 2016 incentivam a criação de medidas de apoio e financiamento à Educação Artística. Enquadra-se no paradigma interpretativo e segue uma abordagem do tipo qualitativo, assente em pesquisa e análise documental. O corpus documental é composto por atos publicados em Diário da República entre 2006 e 2016, subordinados à pesquisa “Educação Artística”. Os resultados permitiram obter conclusões significativas, como, entre outras: (i) as linhas orientadoras dos governos constitucionais (2006-2016) e as conceções ideológicas subjacentes não são claras nem se distinguem entre si de forma acentuada; (ii) a relação entre as orgânicas ministeriais, os discursos e as iniciativas sobre a Educação Artística mostram uma dualidade quanto à atribuição de valor a esta área; (iii) as principais opções curriculares para esta área revelam tendências de desvalorização em detrimento de outras áreas; (iv) a Educação Artística encontra expressão em termos de apoios na dimensão “local”, ainda que se revele destruturada quanto à sua implementação; (v) as ações de promoção diretas e indiretas não são claras, nem seguem uma linha orientadora que permita conferir estabilidade à área da Educação Artística.
- Reconstrução 3D biomédica : fotogrametria versus varrimento por laserPublication . Mendonça, Vasco Miguel Nogueira Simões de Varennes e; Milho, João; Loja, AméliaA comparação da digitalização 3D por fotogrametria com a digitalização 3D por varrimento por LASER permite avaliar a sua precisão relativa, visando concluir a possibilidade de aplicação em biomédica ou outras aplicações em que a precisão e rapidez de aquisição são necessárias. Para tal foi feito um estudo sobre estas duas tecnologias, após o qual foram realizados alguns testes práticos. Em termos práticos foram realizados vários conjuntos de fotografias em condições diferentes e foram também efetuadas digitalizações 3D através de varrimento por laser para obter um modelo de referência. Os objetos digitalizados foram um cubo e um modelo anatómico de um sacro. Com o auxilio de uma aplicação de reconstrução utilizada em fotogrametria (Autodesk ReMake), foram obtidos modelos com base nos conjuntos de fotografias realizados. Adicionalmente foram feitas medições com um paquímetro no cubo utilizado como modelo. As restantes medições foram feitas através de programa de manipulação de modelos 3D (Geomagic versão trial e Autodesk ReMake). Foi concluído que sem qualquer máquina dedicada para o auxilio no processo de fotogrametria e, por consequência, uma situação em que nem todas as condições foram controladas da melhor forma possível, obteve-se, nos casos mais favoráveis do sacro, um desvio padrão de 0,289 mm. Conclui-se, ainda, que modelos obtidos por fotogrametria mantêm as proporções, mas não mantêm a escala 1:1, em relação ao modelo real. Esta tecnologia tem um grande potencial em diferentes aplicações incluindo na engenharia Biomédica, na medida em que permite separar a etapa de aquisição da etapa de processamento das fotografias para uma fase posterior sem necessitar da presença dos pacientes.