Repository logo
 
Publication

Motivação para a leitura no 1.º ciclo do ensino básico: caderno de leitura

dc.contributor.advisorPereira, Susanapt_PT
dc.contributor.authorFilipe, Sara Sofia Cartaxo
dc.date.accessioned2015-11-02T13:59:54Z
dc.date.available2015-11-02T13:59:54Z
dc.date.issued2015-07
dc.descriptionRelatório Final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção de grau mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório desenvolveu-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento pretende ilustrar todo o processo realizado ao longo da prática pedagógica numa turma de 1.º ano do 1.º CEB, assim como o estudo efetuado no âmbito da rotina Oficina da Leitura, na qual foi implementado o Caderno de Leitura. A realização deste estudo partiu das fragilidades da turma detetadas durante a diagnose, assim como de um interesse pessoal e pretendeu estudar as vantagens da implementação do Caderno de Leitura como estratégia de motivação para a leitura. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa interpretativa. Recorreu-se a diferentes técnicas e instrumentos de recolha de dados que permitiram compreender o contexto socioeducativo, assim como regular a ação educativa ao longo de toda a prática pedagógica. Relativamente ao estudo, a técnica de recolha de dados que se utilizou foi a análise das fichas de leitura contidas nos Cadernos de Leitura dos alunos, ao longo de cada uma das sete semanas de intervenção. A análise de dados efetuada permitiu verificar a evolução dos alunos relativa à aquisição da competência da leitura. Por conseguinte, o Caderno de Leitura comprovou ser uma estratégia de ensino eficiente, uma vez que estimulou e motivou os alunos para a aprendizagem em curso.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT The present report was developed as part of the course of Supervised Teaching Practice II, of the 2nd year of the Masters in Education 1st and 2nd Cycle of Basic Education (CEB). This document is intended to illustrate the process carried out over the pedagogical practice in a class of 1st year of the 1st CEB, as well as the study conducted by routine Workshop reading, which was implemented Reading Book. This study set out the weaknesses of the class detected during diagnosis, as well as a personal interest and intended to study the advantages of the implementation of Reading notebook as motivation strategy for reading. The methodology used was interpretative qualitative. Resorted to different techniques and data collection instruments that allowed us to understand the socio-educational context as well as regular educational activities throughout the teaching practice. For the study, the data collection technique used was to analyze the records contained in reading books Reading pupils along each of the seven weeks of intervention. The performed data analysis has shown the evolution of the students on the acquisition of reading skills. Therefore, the Reading Notebook proven to be an effective teaching strategy, once stimulated and motivated students for ongoing learning.en
dc.identifier.tid201391430pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/5320
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subject1.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.subjectCaderno de leiturapt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectReadingen
dc.subject1st cycle of basic educationen
dc.subjectReading notebooken
dc.subjectMotivationen
dc.titleMotivação para a leitura no 1.º ciclo do ensino básico: caderno de leiturapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório Final - Sara Filipe.pdf
Size:
5.02 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: