Repository logo
 
Publication

O desenvolvimento da consciência fonológica como estratégia para lidar com erros ortográficos em sílabas complexas

dc.contributor.advisorFerreira, Patriciapt_PT
dc.contributor.authorDias, Maria Margarida Oliveira Martins Franqueira
dc.date.accessioned2023-03-21T10:53:10Z
dc.date.available2023-03-21T10:53:10Z
dc.date.issued2022-07-19
dc.descriptionRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO relatório apresentado desenvolve-se no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Superviosionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.ºCiclo do Ensino Básico. O mesmo é constituído por duas partes correlacionadas: i) Descrição, análise crítica e comparativa das práticas desenvolvidas no 1.º e no 2.º CEB, e ii) estudo empírico, desenvolvimento no 1.º CEB. A investigação realizada decorreu da recolha e análise das fragilidades e potencialidades dos alunos, tendo surgido a problemática O Desenvolvimento da Consciência Fonológica como Estratégia para Lidar com Erros Ortográficos em Sílabas Complexas, tendo como finalidade estudar tipos de desvios ortográficos de base fonológica. Em conformidade, definiu-se as seguintes questões de investigação: 1) Quais os fatores fonológicos associados à grafia das palavras? e 2) Como potenciar o desenvolvimento e a consciência fonológicos e a competência ortográfica? Configuraram-se como objetivos específicos do estudo: (i) caracterizar os tipos de desvios de base fonológica nas produções escritas de alunos do 1.º ano; (ii) descrever a grafia de sílabas complexas (ataques ramificados e codas), (iii) compreender o impacto do desenvolvimento da consciência fonológica ao nível das sílabas complexas na ortografia. No decorrer do estudo, foi seguido um percurso Investigação-Ação, começando por se realizar uma diagnose inicial, posteriormente procedeu-se à realização de um Sequência-Didática, tendo-se finalizado a investigação com uma avaliação final. A recolha de dados foi feita através da observação direta e análise documental. Os resultados do estudo demonstram que o trabalho contínuo e sistemático da consciência fonológica, com as crianças, irá influenciar positivamente a prestação das mesmas. Para além disso, o processo de aquisição das sílabas complexas (ataque ramificado e/ou coda) não é linear, podendo existir constituintes intrassilábicos que se revelem mais difíceis de compreender do que outros.pt_PT
dc.description.abstractAbstract This report was developed in the scope of the curricular unit Supervised Teaching Practice II of the master’s degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and Portuguese and History in the 2nd Cycle of Basic Education. It consists of two correlated parts: i) Description, critical and comparative analysis of the practices developed in the 1st and 2nd cycles of Basic Education, and ii) Empirical study, developed in the 1st cycle. The research conducted resulted from the collection and analysis of students' weaknesses and potentialities, and the problem of The Development of Phonological Awareness as a Strategy for Dealing with Spelling Errors in Complex Syllables emerged, with the purpose of studying types of phonologically based spelling disorders. Accordingly, the following research questions were defined: 1) What are the phonological factors associated with word spelling? and 2) How can we enhance phonological development and awareness and spelling competence? The specific objectives of the study were: (i) to characterize the type of phonologically based deviations in the written production of 1st grade students; (ii) to describe the spelling of complex syllables (branched attacks and codas), (iii) to understand the impact of the development of phonological awareness at the level of complex syllables on spelling. During the study, an action-research approach was followed, starting with an initial diagnosis, followed by a didactic sequence, and ending with a final evaluation. Data was collected through direct observation and document analysis. The results of the study show that continuous and systematic work on phonological awareness with children will positively influence their performance. Furthermore, the process of acquiring complex syllables (ramified attack and/or coda) is not linear, and there may be intrasyllabic constituents that prove more difficult to understand than others.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationDias, M. M. O. (2022). O desenvolvimento da consciência fonológica como estratégia para lidar com erros ortográficos em sílabas complexas (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/15818pt_PT
dc.identifier.tid203188659
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15818
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectConsciência Fonológicapt_PT
dc.subjectDesvios ortográficopt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectEscritapt_PT
dc.subjectPhonological awarenesspt_PT
dc.subjectOrthographic deviationspt_PT
dc.subjectReadingpt_PT
dc.subjectWrittingpt_PT
dc.titleO desenvolvimento da consciência fonológica como estratégia para lidar com erros ortográficos em sílabas complexaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
RelatórioFinal_MargaridaFranqueiraDias.pdf
Size:
3.45 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: