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Reducircular - um projeto de intervenção

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Abstract(s)

A indústria do vestuário ocupa, a nível mundial, o segundo lugar em termos de impacto ambiental. Este ocorre em todos os níveis do ciclo de vida, desde a obtenção de matéria prima, ao consumo e eliminação do produto, sendo por isso retratado como um problema ambiental. O grande desafio dos dias de hoje é tornar a fase do consumo mais sustentável. Este projeto de intervenção, realizado na CAF de uma escola pública de Lisboa, mobilizou crianças dos 8 aos 10 anos. O grupo revela ter elevados padrões de consumo, resultantes do facto de a roupa lhe deixar de servir rapidamente e desconhecer formas alternativas para a sua substituição. O projeto, desenhado com a participação das crianças, procura informar e dar a conhecer ferramentas alternativas, para que os participantes façam escolhas conscientes e informadas no que diz respeito ao consumo. A implementação tem em conta três pilares orientadores Educar, Reduzir e tornar Circular – REduCircular. No pilar Educar as ações de sensibilização centram-se no impacto da indústria têxtil no ambiente, dando a conhecer o ciclo de produção do vestuário. O pilar Reduzir foca-se em atividades que promovem o desenvolvimento de competências para reparar ou reutilizar peças de vestuário, expandindo o tempo de vida dos produtos. O pilar Circular, foi o mote para incentivar a economia circular através da realização de eventos de troca de roupas. Às crianças envolvidas neste projeto, foi possível construir conhecimento sobre o impacto da indústria têxtil no ambiente, em todas as fases do ciclo de vida do produto, e sobre as alternativas ao consumo de vestuário. Neste percurso, também se desenvolveram competências para o exercício de uma cidadania crítica e de participação como cidadãos do mundo na preservação do ambiente, aprendendo a debater, a construir as suas opiniões, a eleger, a analisar os factos, a elaborar discursos, a comunicar de forma sustentada os seus argumentos e conhecimentos a uma comunidade mais alargada.
Abstract The textile industry occupies the second place in terms of environmental impact worldwide, its impacts are felt throughout the life cycle of products from their origin to their disposal. A major challenge nowadays is making the consumption phase more sustainable. This intervention project was carried out with a group of children with ages between 8 to 10 that attend the after-school activities of a public school in Lisbon. The group is characterized by having high consumption patterns resulting from the fact that clothes no longer suit them, moreover they do not recognize alternatives forms to consumption. In this way, the project was designed to inform and identified alternative tools, so that the participants can make conscious and informed choices. The design of the project considered 3 guiding pillars Educating, Reducing, and making the economy Circular - REduCircular. Regarding the education pillar, awareness-raising actions were developed on the impact of the textile industry on the environment, by informing about the clothing production cycle. Within the scope of the reduce pillar, activities were carried out so that the participants could develop skills to repair or reuse their clothes, expanding the life of the products. The circular pillar was used as a motto to encourage the circular economy by holding events where participants could exchange their clothes. The children involved in this project, were able to gain awareness about the impact of the textile industry on the environment and consider alternatives to the consumption of clothes. Moreover, this project pursued to deepen participant’s skills for the exercise of critical citizenship regarding the preservation of the environment, through debate, construction of opinions, elections, analyzing the facts, elaborating speeches, and communicating their arguments and knowledge to a wider community.

Description

Projeto de intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Educação Ambiental

Keywords

Cidadania crítica Projeto de educação ambiental Industria textil Práticas de consumo Sustentabilidade Participação de crianças Environmental education project Textile industry Consumer practice Sustainability Critical citizenship Children participation

Citation

Alves, A. R. T. (2021). Reducircular - um projeto de intervenção (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/13060

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Journal Issue

Publisher

Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa

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