Browsing by Issue Date, starting with "2021-02-01"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Reducircular - um projeto de intervençãoPublication . Alves, Ana Rita Távora; Hortas, Maria JoãoA indústria do vestuário ocupa, a nível mundial, o segundo lugar em termos de impacto ambiental. Este ocorre em todos os níveis do ciclo de vida, desde a obtenção de matéria prima, ao consumo e eliminação do produto, sendo por isso retratado como um problema ambiental. O grande desafio dos dias de hoje é tornar a fase do consumo mais sustentável. Este projeto de intervenção, realizado na CAF de uma escola pública de Lisboa, mobilizou crianças dos 8 aos 10 anos. O grupo revela ter elevados padrões de consumo, resultantes do facto de a roupa lhe deixar de servir rapidamente e desconhecer formas alternativas para a sua substituição. O projeto, desenhado com a participação das crianças, procura informar e dar a conhecer ferramentas alternativas, para que os participantes façam escolhas conscientes e informadas no que diz respeito ao consumo. A implementação tem em conta três pilares orientadores Educar, Reduzir e tornar Circular – REduCircular. No pilar Educar as ações de sensibilização centram-se no impacto da indústria têxtil no ambiente, dando a conhecer o ciclo de produção do vestuário. O pilar Reduzir foca-se em atividades que promovem o desenvolvimento de competências para reparar ou reutilizar peças de vestuário, expandindo o tempo de vida dos produtos. O pilar Circular, foi o mote para incentivar a economia circular através da realização de eventos de troca de roupas. Às crianças envolvidas neste projeto, foi possível construir conhecimento sobre o impacto da indústria têxtil no ambiente, em todas as fases do ciclo de vida do produto, e sobre as alternativas ao consumo de vestuário. Neste percurso, também se desenvolveram competências para o exercício de uma cidadania crítica e de participação como cidadãos do mundo na preservação do ambiente, aprendendo a debater, a construir as suas opiniões, a eleger, a analisar os factos, a elaborar discursos, a comunicar de forma sustentada os seus argumentos e conhecimentos a uma comunidade mais alargada.
- Educar sobre a perda da biodiversidade na Serra de Carnaxide no 5º ano de escolaridadePublication . Evaristo, Vera Cristina Peralta; Silva, Maria JoãoO presente Projeto de Educação Ambiental surgiu do interesse em desenvolver uma intervenção didática sobre a Biodiversidade da Serra de Carnaxide, promovendo o contacto das crianças com este ecossistema. Face ao confinamento motivado pela Pandemia COVID 19, as atividades letivas passaram à modalidade de Ensino à Distância, em março de 2020 até ao final do ano letivo. Por este motivo, não foi possível integrar uma visita de estudo na intervenção didática. Os objetivos gerais deste Projeto, que também teve uma dimensão investigativa, foram, então, definidos: - Estudar os contributos de uma intervenção didática sobre a Biodiversidade local da Serra de Carnaxide no 5º ano de escolaridade; - Explorar potencialidades do Ensino à Distância na Educação Ambiental sobre a Biodiversidade local no 5º ano de escolaridade. Foi, então, possível explicitar os seguintes objetivos didáticos: - Promover a aquisição de conhecimento sobre Biodiversidade local pelas crianças. - Educar para a importância da defesa da Biodiversidade local no 5º ano de escolaridade; - Sensibilizar as crianças para a necessidade de defender a biodiversidade. As atividades, em ensino à distância, sobre a Biodiversidade na Serra de Carnaxide incluíram a exploração de uma Visita Virtual sobre a Biodiversidade da Serra de Carnaxide, uma chuva de ideias sobre a perda de biodiversidade na referida Serra, com a ferramenta Padlet, e uma atividade lúdica, com a ferramenta Kahoot, sobre a Biodiversidade na Serra de Carnaxide. Para a recolha de dados, foi também usado um pré e um pós-teste. Os resultados obtidos nas três atividades didáticas dinamizadas permitiram confirmar que houve aprendizagem e sensibilização sobre a perda de Biodiversidade local, com ensino à distância, além de se constatar que as crianças são mais conhecedoras e mais interessadas na diversidade animal do que a vegetal.
- Descentralização cultural, uma leitura através do teatro – caso de estudo prático do Centro Dramático de ÉvoraPublication . Sousa, Beatriz Lousã Marques de; Carneiro, AndreiaA descentralização cultural, tema do meu relatório, é do meu ponto de vista, essencial para a sociedade. Quando iniciei o meu estudo sobre o Centro Dramático de Évora (CENDREV), constatei que tinha sido pioneiro nesta questão ao terem começado a descentralização cultural em 1974, com o apoio do Estado, em Évora. Segundo Mário Barradas, foi nessa altura que alguns artistas principiaram o questionamento sobre a importância de tornar a cultura acessível a todo o país. Por acreditar que esta temática é muito relevante, quer para a sociedade, quer para a cultura, decidi efetuar o meu estágio com a companhia CENDREV. Durante o período em que estava a realizar o estágio, a companhia recebeu a notícia de que não tinha obtido o apoio sustentado do Estado e encontra-se em risco de encerrar a sua atividade. Por conseguinte, iniciei o estágio em setembro de 2019, na área de produção executiva e em direção de cena. Após a conclusão do estágio, e para dar enquadramento teórico ao meu relatório, concretizei várias pesquisas sobre o percurso da companhia, a importância da mesma e qual a sua relação com a descentralização cultural. Após a investigação teórica, segue-se a escrita do relatório onde irei abordar, não só a descentralização cultural e do CENDREV, como também o percurso do meu estágio, do que observei durante o mesmo e relacionar com o tema central.
- An assessment of thick nanocomposite plates' behavior under the influence of carbon nanotubes agglomerationPublication . Craveiro, D.S.; Loja, AméliaThe influence assessment of carbon nanotubes (CNTs) agglomeration on CNT-reinforced composite (CNTRC) thick plates' behavior is the main aim of the present work. CNTs are known to agglomerate into clusters even for relatively low volume fractions, which imposes the need to characterize the effects this may introduce in structures behavior, also knowing that recent works have concluded that neglecting agglomeration phenomenon may lead to an overestimation of the mechanical properties of nanocomposites. Hence, it matters to understand how the arising of these clusters may affect the static and free vibrational behaviors of low side-to-thickness nanocomposite plates. To this purpose, the nanocomposite plate properties' estimation is performed by using the two-parameter model of agglomeration based on the Eshelby-Mori-Tanaka approach, while for behavioral analyses one considers a Higher-order Shear Deformation Theory (HSDT) based on the displacement field of Kant, implemented through the finite element method. The analyses developed consider a set of parametric studies involving the assessment of the influence of side-to-side ratios, side-to-thickness ratios, boundary conditions, and CNTs' distributions along the thickness. The results obtained allow concluding that the transverse deflections and fundamental frequencies of these structures are significantly influenced by the CNTs' agglomeration.