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  • Imprensa portuguesa sobre cinema: Uma retrospectiva
    Publication . Lourenço, Jaime; Centeno, Maria João
    O Jornalismo de Cinema, considerado um subgénero do Jornalismo Cultural, apresenta-se-nos como um objecto de estudo ainda por explorar nas ciências sociais e da comunicação, nomeadamente em Portugal onde a investigação sobre este subgénero é quase inexistente. Uma vez que o cinema é, de entre as manifestações culturais e artísticas, uma das que tem maior presença nos media portugueses (de acordo com dados do projecto A Cultura na Primeira Página [Baptista, 2014; 2017a]), importa aprofundar a investigação sobre esta prática jornalística. No âmbito de uma investigação mais alargada, parece-nos fundamental percorrer os principais títulos da imprensa portuguesa sobre cinema que têm acompanhado a recepção do cinema nacional e internacional e que têm sido cruciais para a construção da cultura cinematográfica dos portugueses. A primeira publicação dedicada em exclusivo ao cinema surgiu na década de 1910 e é a partir da segunda metade do séc. XX que se começa a constatar a aceleração do gosto cinematográfico (Barroso, 2008:26) e a consolidação das publicações sobre cinema em Portugal. Nesta comunicação, através de uma revisão de literatura e análise documental, traçamos a evolução da imprensa portuguesa sobre cinema e analisamos as características dos principais títulos desde as origens do cinema até 2014 (ano em que circulou pela última vez uma publicação portuguesa especializada em cinema).
  • Jornalismo português de cinema: um olhar para a imprensa, televisão, rádio e online
    Publication . Lourenço, Jaime; Centeno, Maria João
    O Jornalismo Cultural abrange vários subgéneros de acordo com as diferentes manifestações artísticas e culturais. Um deles é o Jornalismo de Cinema, que se situa no mesmo quadro conceptual do Jornalismo Cultural, possuindo as mesmas características e assumindo-se como um campo de sentido informativo, crítico e pedagógico, mas com a actividade cinematográfica enquanto objecto. No entanto, e apesar de o cinema ser uma das três principais manifestações artísticas presentes nas páginas dos principais jornais portugueses entre 2000 e 2010 (de acordo com dados do projecto Cultura na Primeira Página), o Jornalismo de Cinema ainda é um campo por explorar pelas ciências sociais e da comunicação. A presente comunicação pretende apresentar os resultados da análise à cobertura cinematográfica realizada pelos principais jornais portugueses (Público, Correio da Manhã, Jornal de Notícias, Diário de Notícias, Expresso e Observador) nas versões impressas e online e pelos programas televisivos especializados em cinema (Janela Indiscreta, Cartaz Cinema e Cinebox) e radiofónicos (Cinemax e A Grande Ilusão), de forma a identificar as principais características do Jornalismo português de Cinema ao longo do ano 2019. A análise permite-nos concluir que estamos perante um jornalismo caracterizado pela divulgação, nomeadamente a propósito das estreias de filmes, uma vez que se verifica o seguimento escrupuloso pelos jornais e programas analisados do calendário de estreias. Por sua vez, o carácter reflexivo e interpretativo, característico do jornalismo de cinema e do seu formato identificador, a crítica, sai enfraquecido pela força da atualidade. Assim, propomos, com esta comunicação, problematizar a cobertura jornalística que foi feita pelos jornais portugueses do cinema durante o ano de 2019. Esta comunicação faz parte da investigação de doutoramento “Jornalismo de Cinema em Portugal” financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
  • Um olhar sobre o jornalismo de cinema na televisão portuguesa: o caso do Cinebox da TVI24
    Publication . Lourenço, Jaime; Subtil, Filipa Mónica de Brito Gonçalves
    A presente investigação apresenta as actividades desenvolvidas durante um estágio realizado no magazine de cinema da TVI24, Cinebox, bem como uma análise extensiva ao programa. Além deste olhar analítico apresentamos uma contextualização teórica em torno das conceptualizações de jornalismo de cinema, cinema, jornalismo cultural e cultura de massas. Uma vez que os estudos académicos sobre jornalismo de cinema são praticamente inexistentes, considerámos de grande pertinência focar o nosso olhar nesta especialização, utilizando-a como estudo de caso. Para isso, considerando as especificidades do jornalismo cultural e colocando o jornalismo de cinema no foco da nossa investigação, optámos por analisar a experiência de redacção do único programa de informação televisivo inteiramente dedicado ao universo cinematográfico com produção integrada numa redacção jornalística em Portugal, o Cinebox da TVI24. Este relatório de estágio não pretende ser apenas uma mera descrição das actividades realizadas durante o estágio, mas também uma reflexão crítica ao programa da TVI24. Esta reflexão é acompanhada de um exercício investigativo que procura explorar a expressão actual do jornalismo de cinema no panorama televisivo em Portugal, tendo como foco de investigação o programa de televisão Cinebox, analisando e compreendendo os conteúdos do programa; percebendo as tendências actuais do jornalismo de cinema segundo os moldes do Cinebox; e reconhecendo a importância e as limitações dos seus critérios editoriais.
  • Jornalismo de cinema: um olhar para a imprensa, televisão, rádio e online
    Publication . Lourenço, Jaime; Centeno, Maria João
    O Jornalismo Cultural abrange vários subgéneros de acordo com as diferentes manifestações artísticas e culturais. Um deles é o Jornalismo de Cinema, que se situa no mesmo quadro conceptual do Jornalismo Cultural, possuindo as mesmas características e assumindo-se como um campo de sentido informativo, crítico e pedagógico, mas com a actividade cinematográfica enquanto objecto. No entanto, e apesar de o cinema ser uma das três principais manifestações artísticas presentes nas páginas dos principais jornais portugueses entre 2000 e 2010 (de acordo com dados do projecto Cultura na Primeira Página), o Jornalismo de Cinema ainda é um campo por explorar pelas ciências sociais e da comunicação. A presente comunicação pretende apresentar os resultados da análise à cobertura cinematográfica realizada pelos principais jornais portugueses (Público, Correio da Manhã, Jornal de Notícias, Diário de Notícias, Expresso e Observador) nas versões impressas e online e pelos programas televisivos especializados em cinema (Janela Indiscreta, Cartaz Cinema e Cinebox) e radiofónicos (Cinemax e A Grande Ilusão), de forma a identificar as principais características do Jornalismo português de Cinema ao longo do ano 2019. A análise permite-nos concluir que estamos perante um jornalismo caracterizado pela divulgação, nomeadamente a propósito das estreias de filmes, uma vez que se verifica o seguimento escrupuloso pelos jornais e programas analisados do calendário de estreias. Por sua vez, o carácter reflexivo e interpretativo, característico do jornalismo de cinema e do seu formato identificador, a crítica, sai enfraquecido pela força da atualidade. Assim, propomos, com esta comunicação, problematizar a cobertura jornalística que foi feita pelos jornais portugueses do cinema durante o ano de 2019. Esta comunicação faz parte da investigação de doutoramento “Jornalismo de Cinema em Portugal” financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
  • A evolução da imprensa sobre cinema em Portugal: da ditadura aos primeiros anos da democracia
    Publication . Lourenço, Jaime; Centeno, Maria João
    A investigação sobre Jornalismo de Cinema (aqui entendido como um subgénero do Jornalismo Cultural) é praticamente inexistente em Portugal e sendo o cinema uma das manifestações artísticas com maior presença na imprensa portuguesa (de acordo com os dados do projecto de investigação A Cultura na Primeira Página [Baptista, 2014; 2017ª; 2017b]), importa aprofundar a investigação sobre este subgénero do Jornalismo Cultural. Neste sentido, e numa perspectiva histórica, a relação entre o cinema e o jornalismo é quase tão antiga como a própria sétima arte. De acordo com Barroso (2008: p.23), “desde os primórdios do cinema que se começa gradualmente a impor uma cultura cinematográfica impossível de conceber sem a existência de textos que falam dos filmes e leitores interessados nas fitas”. Em Portugal, a primeira publicação dedicada em exclusivo ao cinema surge na década de 1910 e, a partir daí, proliferam as publicações sobre cinema que têm acompanhado a implementação do cinema na vida dos portugueses e a edificação do cinema português. É a partir da segunda metade do séc. XX que se começa a constatar “uma aceleração do gosto cinematográfico” (Barroso, 2008:26) e uma consolidação das publicações sobre cinema em Portugal. Nesta comunicação, focamos o nosso olhar nas décadas de 1950 a 1980e, através da revisão de literatura e análise de conteúdo às principais publicações sobre cinema, procuramos traçar a evolução da imprensa sobre cinema em Portugal atendendo à história do cinema português e ao contexto em que essas publicações surgiram e circularam.
  • Jornalismo de Cinema Português: O caso da cobertura aos filmes Diamantino, Variações e A Herdade
    Publication . Lourenço, Jaime; Centeno, Maria João
    No âmbito da investigação de doutoramento “Jornalismo de Cinema em Portugal”, financiada pela FCT, procuramos conhecer as características da cobertura jornalística aos filmes portugueses Diamantino, Variações, A Herdade e Vitalina Varela. O Jornalismo de Cinema constitui um objecto de estudo ainda por explorar pelas ciências sociais e da comunicação. Encarado como um subgénero do Jornalismo Cultural, o Jornalismo de Cinema assume-se como um campo de sentido informativo, crítico e pedagógico. A presente investigação procura, a partir da análise de conteúdo aos artigos dos principais órgãos de comunicação social portugueses (Público, Correio da Manhã, Jornal de Notícias, Diário de Notícias, Expresso e Observador), programas de rádio (Cinemax e A Grande Ilusão) e televisão (Janela Indiscreta, Cinebox e Cartaz Cinema) especializados em cinema, identificar as características da cobertura mediática ao cinema português, especificamente quatro filmes estreados em 2019: Diamantino de Gabriel Abrantes, Variações de João Maia, A Herdade de Tiago Guedes e Vitalina Varela de Pedro Costa. Desta forma, propomos analisar a cobertura jornalística destes filmes, destacando o enfoque, os géneros jornalísticos dominantes, os protagonistas destacados e o âmbito em que o filme é mencionado.
  • Imprensa sobre cinema em Portugal: das origens à atualidade
    Publication . Lourenço, Jaime; Centeno, Maria João
    Considerado um subgénero do Jornalismo Cultural, o Jornalismo de Cinema apresenta-se-nos como um objecto de estudo ainda por explorar nas ciências sociais e da comunicação, nomeadamente em Portugal onde a investigação sobre esta prática é quase inexistente. Uma vez que o cinema é uma das manifestações culturais e artísticas com maior presença actual nos media portugueses (de acordo com dados do projecto A Cultura na Primeira Página [Baptista, 2014; 2017a]), importa aprofundar a investigação sobre esta prática jornalística. Neste sentido, parece-nos fundamental percorrer os principais títulos da imprensa portuguesa sobre cinema que têm acompanhado o cinema nacional e internacional e que foram cruciais para a construção de uma cultura cinematográfica dos portugueses. Em Portugal, a primeira publicação dedicada em exclusivo ao cinema surge na década de 1910 e é a partir da segunda metade do séc. XX que se começa a constatar "uma aceleração do gosto cinematográfico" (Barroso, 2008:26) e a consolidação das publicações sobre cinema em Portugal. Nesta comunicação, através de uma revisão de literatura e análise documental, traçamos a evolução da imprensa portuguesa sobre cinema e analisamos as características dos principais títulos desde as origens do cinema até 2014 (ano em que deixou de circular uma publicação especializada em cinema).