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- Um olhar sobre o jornalismo de cinema na televisão portuguesa: o caso do Cinebox da TVI24Publication . Lourenço, Jaime; Subtil, Filipa Mónica de Brito GonçalvesA presente investigação apresenta as actividades desenvolvidas durante um estágio realizado no magazine de cinema da TVI24, Cinebox, bem como uma análise extensiva ao programa. Além deste olhar analítico apresentamos uma contextualização teórica em torno das conceptualizações de jornalismo de cinema, cinema, jornalismo cultural e cultura de massas. Uma vez que os estudos académicos sobre jornalismo de cinema são praticamente inexistentes, considerámos de grande pertinência focar o nosso olhar nesta especialização, utilizando-a como estudo de caso. Para isso, considerando as especificidades do jornalismo cultural e colocando o jornalismo de cinema no foco da nossa investigação, optámos por analisar a experiência de redacção do único programa de informação televisivo inteiramente dedicado ao universo cinematográfico com produção integrada numa redacção jornalística em Portugal, o Cinebox da TVI24. Este relatório de estágio não pretende ser apenas uma mera descrição das actividades realizadas durante o estágio, mas também uma reflexão crítica ao programa da TVI24. Esta reflexão é acompanhada de um exercício investigativo que procura explorar a expressão actual do jornalismo de cinema no panorama televisivo em Portugal, tendo como foco de investigação o programa de televisão Cinebox, analisando e compreendendo os conteúdos do programa; percebendo as tendências actuais do jornalismo de cinema segundo os moldes do Cinebox; e reconhecendo a importância e as limitações dos seus critérios editoriais.
- A simbiose entre o Vídeo e a Dança : do site-specific ao vídeo-dança, com alunos do 11º ano do Balleteatro Escola ProfissionalPublication . Pereira, Susana Isabel Marques; Marques, Ana SilvaPara evidenciar a importância da utilização das novas tecnologias no desenvolvimento do ensino vocacional de dança, mais especificamente, no âmbito da composição coreográfica, projetou-se um estágio profissionalizante, tendo como base a metodologia investigação-ação. Inerente a este estágio, encontra-se a elaboração de um relatório final previsto no Regulamento do Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança. É neste contexto que surge a prática de lecionação realizada no ano letivo de 2015/2016, com a turma do 2º ano de dança, do curso profissional de intérprete de dança contemporânea, do Balleteatro Escola Profissional. Este estágio teve como principal objetivo recorrer ao uso das novas tecnologias para estimular e desenvolver um processo de composição coreográfica, criando um canal interdisciplinar criativo, uma simbiose entre o vídeo e a dança. Neste sentido, na disciplina Oficina de Dança recorreu-se ao trabalho em modo site-specific, isto é, partiu-se do espaço da Estação de São Bento para criar uma obra coreográfica, cuja captação de imagens possibilitasse a conceção de um trabalho final de vídeo-dança, intitulado Linha Amarela. Este processo culminou na realização e apresentação final de uma Instalação no Coliseu do Porto, aberta a toda a comunidade escolar. Através do método qualitativo, recorreu-se a técnicas como o inquérito e a observação para fundamentar e tirar conclusões de todo o trabalho desenvolvido, sendo de realçar o impacto positivo que este projeto teve na aquisição de novas competências e descobertas por parte dos alunos.
- System thinking shaping innovation ecosystemsPublication . Abreu, António; Urze, PaulaOver the last few decades, there has been a trend to build innovation platforms as enablers for groups of companies to jointly develop new products and services. As a result, the notion of co-innovation is getting wider acceptance. However, a critical issue that is still open, despite some efforts in this area, is the lack of tools and models that explain the synergies created in a co-innovation process. In this context, the present paper aims at discussing the advantages of applying a system thinking approach to understand the mechanisms associated with co-innovation processes. Finally, based on experimental results from a Portuguese co-innovation network, a discussion on the benefits, challenges and difficulties found are presented and discussed.