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- Imprensa portuguesa sobre cinema: Uma retrospectivaPublication . Lourenço, Jaime; Centeno, Maria JoãoO Jornalismo de Cinema, considerado um subgénero do Jornalismo Cultural, apresenta-se-nos como um objecto de estudo ainda por explorar nas ciências sociais e da comunicação, nomeadamente em Portugal onde a investigação sobre este subgénero é quase inexistente. Uma vez que o cinema é, de entre as manifestações culturais e artísticas, uma das que tem maior presença nos media portugueses (de acordo com dados do projecto A Cultura na Primeira Página [Baptista, 2014; 2017a]), importa aprofundar a investigação sobre esta prática jornalística. No âmbito de uma investigação mais alargada, parece-nos fundamental percorrer os principais títulos da imprensa portuguesa sobre cinema que têm acompanhado a recepção do cinema nacional e internacional e que têm sido cruciais para a construção da cultura cinematográfica dos portugueses. A primeira publicação dedicada em exclusivo ao cinema surgiu na década de 1910 e é a partir da segunda metade do séc. XX que se começa a constatar a aceleração do gosto cinematográfico (Barroso, 2008:26) e a consolidação das publicações sobre cinema em Portugal. Nesta comunicação, através de uma revisão de literatura e análise documental, traçamos a evolução da imprensa portuguesa sobre cinema e analisamos as características dos principais títulos desde as origens do cinema até 2014 (ano em que circulou pela última vez uma publicação portuguesa especializada em cinema).
- Um olhar sobre o jornalismo de cinema na televisão portuguesa: o caso do Cinebox da TVI24Publication . Lourenço, Jaime; Subtil, Filipa Mónica de Brito GonçalvesA presente investigação apresenta as actividades desenvolvidas durante um estágio realizado no magazine de cinema da TVI24, Cinebox, bem como uma análise extensiva ao programa. Além deste olhar analítico apresentamos uma contextualização teórica em torno das conceptualizações de jornalismo de cinema, cinema, jornalismo cultural e cultura de massas. Uma vez que os estudos académicos sobre jornalismo de cinema são praticamente inexistentes, considerámos de grande pertinência focar o nosso olhar nesta especialização, utilizando-a como estudo de caso. Para isso, considerando as especificidades do jornalismo cultural e colocando o jornalismo de cinema no foco da nossa investigação, optámos por analisar a experiência de redacção do único programa de informação televisivo inteiramente dedicado ao universo cinematográfico com produção integrada numa redacção jornalística em Portugal, o Cinebox da TVI24. Este relatório de estágio não pretende ser apenas uma mera descrição das actividades realizadas durante o estágio, mas também uma reflexão crítica ao programa da TVI24. Esta reflexão é acompanhada de um exercício investigativo que procura explorar a expressão actual do jornalismo de cinema no panorama televisivo em Portugal, tendo como foco de investigação o programa de televisão Cinebox, analisando e compreendendo os conteúdos do programa; percebendo as tendências actuais do jornalismo de cinema segundo os moldes do Cinebox; e reconhecendo a importância e as limitações dos seus critérios editoriais.
- Tendências e desafios do jornalismo de cinema na televisão portuguesa: o caso do cineboxPublication . Lourenço, Jaime; Subtil, Filipa Mónica de Brito GonçalvesO jornalismo de cinema, visto aqui como subgénero do jornalismo cultural, tem pouca expressão nos meios de comunicação audiovisuais em Portugal, embora no caso da imprensa escrita, o cinema seja um dos temas mais tratados no âmbito cultural. Apesar da sua escassa presença nos espaços informativos da televisão portuguesa, resta ainda um programa inteiramente dedicado ao cinema no canal TVI24 - o Cinebox. Este magazine semanal é o único programa de informação televisiva especializado em cinema com produção integrada numa redacção jornalística em Portugal. (...)
- Tendências e desafios do jornalismo de cinema na televisão portuguesa: o caso do cineboxPublication . Lourenço, Jaime; Subtil, Filipa Mónica de Brito GonçalvesO jornalismo de cinema, visto aqui como subgénero do jornalismo cultural, tem pouca expressão nos meios de comunicação audiovisuais em Portugal, embora no caso da imprensa escrita, o cinema seja um dos temas mais tratados no âmbito da divulgação de eventos culturais. Apesar da sua escassa presença nos espaços informativos da televisão portuguesa, resta ainda um programa inteiramente dedicado ao cinema no canal TVI24 – o Cinebox. Este magazine semanal é o único programa de informação televisiva especializado em cinema com produção integrada numa redação jornalística em Portugal. Esta comunicação propõe-se discutir a atividade jornalística deste programa à luz das principais tendências que a literatura académica, neste campo de estudos, tem vindo a identificar: a relação do jornalismo com a indústria; o desaparecimento da crítica cinematográfica; o espaço crescente ocupado pelas celebridades; às quais acresce ainda o impacto do meio digital, que embora ofereça novas possibilidades, está simultaneamente a desestruturar o campo de ação do jornalismo, e neste caso particular, do jornalismo de cinema. A estratégia metodológica desenvolveu-se a partir de duas técnicas de recolha de informação documental e não documental: análise de conteúdo temática aos programas emitidos entre 21 de novembro de 2015 e 19 março de 2016 e participação-observação realizada no mesmo período. Conclui-se que as opções editoriais deste magazine de cinema seguem em larga medida as tendências que têm vindo a ser identificadas no âmbito dos estudos jornalísticos. Saliente-se, todavia, o compromisso da equipa responsável do programa com a cinematografia nacional, dando-lhe particular destaque através de peças jornalísticas de produção própria.
- A evolução da imprensa sobre cinema em Portugal: da ditadura aos primeiros anos da democraciaPublication . Lourenço, Jaime; Centeno, Maria JoãoA investigação sobre Jornalismo de Cinema (aqui entendido como um subgénero do Jornalismo Cultural) é praticamente inexistente em Portugal e sendo o cinema uma das manifestações artísticas com maior presença na imprensa portuguesa (de acordo com os dados do projecto de investigação A Cultura na Primeira Página [Baptista, 2014; 2017ª; 2017b]), importa aprofundar a investigação sobre este subgénero do Jornalismo Cultural. Neste sentido, e numa perspectiva histórica, a relação entre o cinema e o jornalismo é quase tão antiga como a própria sétima arte. De acordo com Barroso (2008: p.23), “desde os primórdios do cinema que se começa gradualmente a impor uma cultura cinematográfica impossível de conceber sem a existência de textos que falam dos filmes e leitores interessados nas fitas”. Em Portugal, a primeira publicação dedicada em exclusivo ao cinema surge na década de 1910 e, a partir daí, proliferam as publicações sobre cinema que têm acompanhado a implementação do cinema na vida dos portugueses e a edificação do cinema português. É a partir da segunda metade do séc. XX que se começa a constatar “uma aceleração do gosto cinematográfico” (Barroso, 2008:26) e uma consolidação das publicações sobre cinema em Portugal. Nesta comunicação, focamos o nosso olhar nas décadas de 1950 a 1980e, através da revisão de literatura e análise de conteúdo às principais publicações sobre cinema, procuramos traçar a evolução da imprensa sobre cinema em Portugal atendendo à história do cinema português e ao contexto em que essas publicações surgiram e circularam.
- A evolução da imprensa sobre cinema em Portugal: Da ditadura aos primeiros anos da democraciaPublication . Lourenço, Jaime; Centeno, Maria JoãoA investigação sobre Jornalismo de Cinema (aqui entendido como um subgénero do Jornalismo Cultural) é praticamente inexistente em Portugal e sendo o cinema uma das manifestações artísticas com maior presença na imprensa portuguesa, importa aprofundar a investigação sobre este subgénero do Jornalismo Cultural. Neste sentido, e numa perspectiva histórica, a relação entre o cinema e o jornalismo é quase tão antiga como a própria sétima arte. Os artigos e as várias publicações dedicadas ao cinema foram essenciais para o estabelecimento progressivo de uma cultura cinematográfica no país. Em Portugal, a primeira publicação dedicada em exclusivo ao cinema surge na década de 1910 e, a partir daí, proliferam as publicações sobre cinema que têm acompanhado a implementação do cinema na vida dos portugueses e a edificação do cinema português. É a partir da segunda metade do séc. XX que se começa a constatar um maior interesse no cinema, por parte do público e uma consolidação das publicações sobre cinema em Portugal. Neste artigo focamos o nosso olhar nas décadas de 1950 a 1980 e, através da revisão de literatura e análise de conteúdo às principais publicações sobre cinema, procuramos traçar a evolução da imprensa sobre cinema em Portugal atendendo à história do cinema português e ao contexto em que essas publicações surgiram e circularam.
- Entre Hollywood e Berlim. A cobertura dos media portugueses aos acontecimentos que marcaram o primeiro trimestre de 2019 na área do cinemaPublication . Lourenço, Jaime; Centeno, Maria JoãoO Jornalismo de Cinema constitui um objecto de estudo ainda por explorar pelas ciências sociais e da comunicação. Encarado como um sub-género do Jornalismo Cultural, o Jornalismo de Cinema assume-se como um campo de sentido informativo, crítico e pedagógico. Uma vez que o cinema é uma das manifestações culturais e artísticas com maior presença actual nos media portugueses (de acordo com dados do projecto A Cultura na Primeira Página [Baptista, 2014; 2017a]), importa aprofundar a investigação sobre a cobertura jornalística a esta manifestação cultural e artística. No âmbito de uma investigação mais alargada, que tem como objectivo entender as características do Jornalismo de Cinema português nos principais órgãos de comunicação social portugueses (Público, Correio da Manhã, Jornal de Notícias, Diário de Notícias, Expresso e Observador) e nos programas de rádio (Cinemax e A Grande Ilusão) e televisão (Janela Indiscreta, Cinebox e Cartaz Cinema) especializados em cinema, pretende-se, nesta comunicação, identificar as características da cobertura mediática ao cinema no primeiro trimestre de 2019. A partir da análise de conteúdo aos artigos sobre cinema concluímos que, em termos temáticos, o destaque recai sobre os filmes em estreia, os momentos de entrega de prémios como a cerimónia de entrega dos Óscares e o Festival de Berlim, um dos grandes eventos europeus dedicados ao cinema. Além dos temas, a análise recai sobre os géneros jornalísticos, as fontes de informação, a autoria dos artigos, os principais protagonistas ou o tipo de imagens que ilustram os artigos. Desta forma, propomos, neste trabalho, caracterizar e analisar a cobertura jornalística que é feita aos grandes acontecimentos do universo cinematográfico e ao acompanhamento da agenda de estreias nas salas de cinema pelos media portugueses em Janeiro, Fevereiro e Março de 2019.
- Cinebox da TVI24: actualmente o único programa de informação cinematográfica na televisão portuguesaPublication . Lourenço, Jaime; Subtil, Filipa Mónica de Brito GonçalvesEstudos académicos recentes sobre a presença do tema da cultura nas primeiras páginas dos jornais portugueses durante a primeira década do século XXI revelam que o cinema é o segundo tema de cultura mais presente, logo a seguir à música. Este destaque que se verifica nos meios impressos não tem tido correspondência na televisão portuguesa. Para além da sua presença pontual nos espaços informativos dos canais generalistas e codificados, centrada em pequenas peças de divulgação dos principais sucessos de bilheteira, são praticamente inexistentes programas informativos e/ou de crítica dedicados a esta área da indústria cultural. (...)
- Imprensa sobre cinema em Portugal: das origens à atualidadePublication . Lourenço, Jaime; Centeno, Maria JoãoConsiderado um subgénero do Jornalismo Cultural, o Jornalismo de Cinema apresenta-se-nos como um objecto de estudo ainda por explorar nas ciências sociais e da comunicação, nomeadamente em Portugal onde a investigação sobre esta prática é quase inexistente. Uma vez que o cinema é uma das manifestações culturais e artísticas com maior presença actual nos media portugueses (de acordo com dados do projecto A Cultura na Primeira Página [Baptista, 2014; 2017a]), importa aprofundar a investigação sobre esta prática jornalística. Neste sentido, parece-nos fundamental percorrer os principais títulos da imprensa portuguesa sobre cinema que têm acompanhado o cinema nacional e internacional e que foram cruciais para a construção de uma cultura cinematográfica dos portugueses. Em Portugal, a primeira publicação dedicada em exclusivo ao cinema surge na década de 1910 e é a partir da segunda metade do séc. XX que se começa a constatar "uma aceleração do gosto cinematográfico" (Barroso, 2008:26) e a consolidação das publicações sobre cinema em Portugal. Nesta comunicação, através de uma revisão de literatura e análise documental, traçamos a evolução da imprensa portuguesa sobre cinema e analisamos as características dos principais títulos desde as origens do cinema até 2014 (ano em que deixou de circular uma publicação especializada em cinema).