Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Coelho Antunes, Ana Cristina

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • The role of emotional intelligence in consumer responses to advertising
    Publication . Antunes, Ana Cristina; Pereira, Francisco José Costa
    As diferenças existentes entre consumidores podem originar reacções distintas face à publicidade. A presente investigação é um estudo exploratório que pretende analisar a influência da inteligência emocional, da necessidade de cognição e da necessidade de emoção nas respostas à publicidade dadas pelos consumidores. Os resultados obtidos confirmam a importância de considerar a inteligência emocional como um factor relevante para prever a opinião global e a atitude desenvolvida relativamente ao anúncio, bem como as respostas emocionais do consumidor quando confrontado com o anúncio. É ainda discutida a influência da necessidade de cognição e da necessidade de emoção nas reacções emocionais perante a publicidade.
  • A representação social de um processo de mudança institucional e a sua relação com a função exercida
    Publication . Antunes, Ana Cristina
    A presente investigação examina o papel do líder e das chefias intermédias na criação e transmissão de conhecimento no âmbito de um processo de mudança institucional de segunda ordem verificado numa empresa pública portuguesa. A representação social obtida sobre a mudança institucional em causa tem como elementos nucleares a necessidade de mudança e uma valoração positiva deste processo de mudança, devido ao melhoramento verificado na instituição. Os resultados deste estudo revelam que os indivíduos que ocupam um cargo de gestão ou de chefia têm uma percepção diferenciada quer da imagem da instituição quer do grau de mudança verificado ao nível tecnológico, social e nos arranjos institucionais, aspectos que condicionam o modo como é efectuada a ancoragem da mudança institucional. Embora a posição hierárquica condicione os pontos de ancoragem da mudança, não actua no sentido de modelar as atitudes face à mudança. Todavia, o líder pode assumir um papel determinante na construção de significados sobre a instituição e sobre a mudança que pode ter um papel fundamental na formulação da representação social deste processo.