Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
495.17 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O foco deste artigo são as estratégias usadas pelos alunos para lidar com tarefas de
proporcionalidade direta, no contexto da exploração de tarefas com carácter algébrico que
apelam, inicialmente, ao estudo de casos particulares e, posteriormente, à generalização.
Procuramos responder à seguinte questão: Que estratégias usam os alunos para lidar com a
generalidade em tarefas de proporcionalidade direta?
Apresentamos um estudo de caso de uma turma de 6.º ano de escolaridade, realizado no
quadro de uma experiência de ensino, envolvendo uma sequência de doze tarefas que
apelavam à generalização, estavam ancoradas na realidade próxima dos alunos e que foram
exploradas no contexto de uma cultura de aula onde se valorizou a comunicação matemática.
Concluímos que na resolução das tarefas de proporcionalidade direta, no estudo de casos
particulares, os alunos usaram de forma mista estratégias multiplicativas, escalares e
funcionais, e estratégias aditivas de construção, denominadas vulgarmente por building-up.
Contudo, na busca da generalização, verificou-se o abandono das estratégias aditivas e a
adoção generalizada de estratégias multiplicativas inerentes à relação de proporcionalidade
direta.
Description
Keywords
Pensamento algébrico Generalização Estratégias Proporcionalidade direta
Pedagogical Context
Citation
Infante, M., Canavarro, A. P. (2017) Estratégias usadas pelos alunos para lidar com a generalidade em tarefas de proporcionalidade direta in Pires, C., Lino, D., Madureira, I., Rodrigues, M., Falcão, M. Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (237-252) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Publisher
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais