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- Determinants influencing distance learning at health technology higher education institutions in PortugalPublication . Teresa Ribeiro, Ricardo; Cunha, Gilda; Silva, Carina; Medeiros, Nuno; Viegas, Cláudia; Borges-Ferro, A; Poças, Ilda Maria; Raposo, Hélder António; Eiras, MargaridaIntroducing distance learning within higher education institutions (HEIs) is a key societal issue, especially in the health sector, due to its in vivo learning nature. Public policies play an important role in these digital environments. This study aims to identify the determinants influencing national public policies that foster digital learning transformation in Health HEIs in Portugal. A prospective survey, using the structural analysis of Godet’s method, is conducted, and data are gathered from different health sector stakeholders. Despite the efforts to increase digital literacy and funding for digital learning in HEIs, a weak strategy and implementation of a national plan for distance learning in Health HEIs are still prevalent. The driver to success is grounded on national and international cooperation between health professionals, hospitals, and HEIs through transferability processes of innovative practices.
- As implicações dos indicadores de desempenho contratualizados na prática clínica da medicina geral e familiar: um modelo profissional em mutação?Publication . Raposo, Hélder AntónioConsiderando as inovações organizacionais introduzidas pela Reforma dos Cuidados de Saúde Primários em Portugal, pretende-se analisar as implicações da contratualização de indicadores de desempenho na prática clínica da Medicina Geral e Familiar e nos fundamentos do seu modelo profissional. A partir de um estudo de caso desenvolvido em dois contextos organizacionais distintos, foi possível verificar a emergência de alguns efeitos perversos do managerialismo no mundo profissional desta especialidade médica, tais como o aumento do volume de trabalho de teor mais burocrático, a avaliação restritiva do desempenho profissional ou os constrangimentos em colocar em prática o modelo distintivo da especialidade.
- O natural e o farmacológico: padrões de consumo terapêutico na população portuguesaPublication . Lopes, Noémia; Clamote, Telmo; Raposo, Hélder António; Pegado, Elsa; Rodrigues, CarlaNeste artigo identificam-se os padrões de consumo terapêutico na população portuguesa, visando dar conta de um novo padrão emergente nas sociedades modernas, aqui designado de Pluralismo Terapêutico, noção com a qual se categoriza o uso conjugado ou alternado de recursos farmacológicos e naturais nas trajetórias terapêuticas dos indivíduos. O respetivo suporte empírico decorre de uma investigação, já concluída, que teve por base uma amostra nacional representativa. Os resultados mostram uma dualização dos consumos terapêuticos que é constituída por um padrão dominante de Farmacologismo – i.e., uso exclusivo de fármacos – coexistente com uma tendência crescente de pluralismo terapêutico. O efeito das fontes de informação terapêutica e dos seus usos leigos, bem como das perceções sociais de risco sobre o natural e o farmacológico, constitui neste estudo uma referência analítica central para a interpretação dos padrões encontrados. - ABSTRACT: In this article we identify patterns of therapeutic consumption, with the purpose of assessing an emerging pattern in modern societies, here designated as Therapeutic Pluralism, referring to the conjugated or alternated use of pharmacological and natural resources in the therapeutic trajectories of individuals. The empirical basis for this analysis stems from a concluded research on the topic, and is focused on a questionnaire administered to a representative sample of the Portuguese population. The results show a duality in therapeutic consumptions, expressed in the coexistence of a dominant pattern of Pharmacologism – that is, the exclusive therapeutic consumption of pharmaceuticals – and a growing trend towards therapeutic pluralism. The effects of information sources on health and its lay uses, as well as of the social perceptions of risk concerning the natural and the pharmacological, constitute key analytical references for this study’s interpretation of the identified patterns.
- A comunidade dos sociólogos da ciência e tecnologia em PortugalPublication . Delicado, Ana; Conceição, Cristina Palma; Raposo, Hélder AntónioA Secção Temática Conhecimento, Ciência e Tecnologia da Associação Portuguesa de Sociologia foi constituída em 2010. Oito anos volvidos, com quatro congressos e três conferências realizadas, que balanço fazer da ST CCT? Esta comunicação tem por objetivo fazer um mapeamento de pessoas, instituições e temas de investigação. Pretende-se conhecer como a comunidade de sociólogos da ciência tem evoluído e que colaborações tece entre si, que zonas de fronteiras com outros ramos da sociologia e outras disciplinas científicas se estabelecem, que questões de investigação emergem ou desaparecem, que papel desempenha a Secção na formação de jovens investigadores e na integração de sociólogos fora da academia. Este balanço afigura-se-nos como um contributo para a reflexão sobre novas estratégias e caminhos a serem trilhados. Mas também poderá servir para conhecer melhor a sociologia da ciência portuguesa e contextualizá-la no panorama dos estudos de ciência em Portugal, bem como no âmbito europeu e internacional mais lato.
- Inserção profissional dos diplomados pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa nos anos lectivos de 2006/2007 e 2007/2008: relatório de pesquisaPublication . Tavares, David; Silva, Carina; Raposo, Hélder António; Medeiros, Nuno; Correia, Patrícia; Denis, TeresaEm Portugal, a partir de finais da década de 1980, têm-se acentuado as dificuldades de inserção profissional dos diplomados do ensino superior nas diferentes áreas científicas e, ao nível da empregabilidade, o desemprego entre os licenciados passa a consubstanciar-se como um problema social, no quadro de um fenómeno estrutural assente na relativa massificação deste grau de ensino que origina uma alteração radical da relação entre a escola e o mercado de trabalho, inviabilizando a possibilidade de estabelecimento de formas de planeamento e de regulação entre o sistema de ensino e o sistema de emprego, entre a qualificação e as necessidades de mão-de-obra qualificada. Este problema passa a reflectir-se no campo das tecnologias da saúde a partir da última década, em que se verificaram alterações profundas nos cenários de empregabilidade com a alteração da relação entre a oferta formativa e a oferta de trabalho/emprego, devido sobretudo ao exponencial aumento da oferta de ensino nesta área que é muito superior aos lugares disponíveis no mercado de trabalho. Até ao início da década de 2000, o desemprego não constituía um problema nas diferentes áreas funcionais das Tecnologias da Saúde, pelo contrário, em geral, existia uma oferta de trabalho superior à procura, o mercado absorvia os diplomados e criou a possibilidade de acumulação do exercício profissional para grande parte destes profissionais. Actualmente, não há dados seguros sobre a real dimensão do problema, contudo existe uma tendência crescente para este se acentuar, com efeito, entre 2000 e 2009, o número de escolas que ministram cursos nas áreas das Tecnologias da Saúde multiplicou-se (6 em 2000 e 24 em 2009), estando no conjunto dessas escolas matriculados 14318 estudantes (ano lectivo 2008/09 - Fonte: Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais – GPEARI do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), ou seja, cerca de metade das cédulas profissionais que eram 27361 em 2010 (Fonte: Administração Central do Sistema de Saúde - ACSS), mesmo considerando que esse número possa não representar o total de profissionais destas áreas. Este cenário impõe um estudo rigoroso sobre a incidência do desemprego e das diferentes formas de inserção profissional dos diplomados nos cursos do campo das tecnologias da saúde como base para se definirem estratégias activas de promoção de emprego e inserção profissional, de modo a minimizar o problema. Embora a transição do ensino superior para a actividade profissional se enquadre num processo multidimensional que envolve dinâmicas sociais, económicas e políticas que ultrapassam a esfera de acção das instituições escolares e, portanto, a inserção dos diplomados não dependa apenas das instituições de ensino, estas têm a obrigação de se preocuparem com o destino profissional daqueles que aí foram formados. Consciente deste aspecto, a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) tem identificado esta necessidade em diferentes «Planos de Desenvolvimento», desde 2002. É neste contexto que se apresenta este relatório com o intuito de expor os resultados do estudo efectuado acerca das diferentes formas de inserção profissional dos diplomados da ESTeSL nos últimos anos e criar as condições para implementar um Observatório Permanente de Análise e Acompanhamento da situação (inserção profissional dos ex-estudantes da ESTeSL), ferramenta importante para a definição de estratégias futuras, delineadas com base no conhecimento e reflexão actualizada sobre o tema.
- A padronização na medicina: um olhar sociológico sobre os seus efeitos na medicina geral e familiarPublication . Raposo, Hélder AntónioTomando como referência o caso específico da reforma política que, a partir de 2005, imprimiu mudanças de grande alcance no âmbito dos cuidados de saúde primários em Portugal, procura-se neste texto discutir os efeitos e as implicações que resultaram dos novos enquadramentos organizacionais para o trabalho médico no contexto da especialidade de medicina geral e familiar (MGF). A razão principal que justifica a pertinência deste objetivo prende-se com o facto de terem sido introduzidos vários critérios e procedimentos de padronização nas práticas profissionais destes especialistas, o que significa que passou a tornar-se imperativo o cumprimento de objetivos quantificáveis pré-estabelecidos, ligados ao aumento da qualidade assistencial e da eficiência das práticas médicas (melhores resultados com menores custos). A questão de fundo que aqui se procura explorar prende-se, então, com o alcance da padronização no trabalho médico, uma vez que o objetivo do controlo e da previsibilidade das suas práticas profissionais passou a constituir-se como um dos critérios principais para o horizonte da sustentabilidade financeira e para a melhoria da qualidade assistencial dos sistemas de saúde.
- Inserção profissional dos diplomados pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa em 2014: relatório de pesquisaPublication . Tavares, David; Silva, Carina; Raposo, Hélder António; Medeiros, Nuno; Correia, PatríciaHá seis anos, a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) promoveu o primeiro estudo aprofundado sobre a incidência do desemprego e as diferentes formas de inserção profissional dos diplomados nos cursos aí ministrados. Até então, não existiam dados seguros sobre a dimensão real deste problema relacionado, em primeira instância, com as alterações profundas nos cenários de empregabilidade e inserção profissional dos diplomados do ensino superior nas diferentes áreas científicas e, em particular, no campo das tecnologias da saúde, verificadas a partir do início deste novo século. Os resultados do estudo relativo aos licenciados em 2007 e 2008 permitiram identificar um conjunto de tendências observadas na inserção profissional dos diplomados pela ESTeSL, em diferentes dimensões, nomeadamente os diferentes modos de acesso à vida ativa e de inserção no mercado de trabalho, os percursos profissionais associados às trajetórias de inserção e às suas perspetivas e projetos de futuro. Com o presente estudo, pretende-se comparar as tendências dos processos de inserção profissional destes diplomados relativamente aos que terminaram o seu curso recentemente (2014), com vista a identificar as principais linhas de continuidade e de mudança verificadas durante este período.
- A inserção profissional dos diplomados da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa: regularidades e singularidadesPublication . Medeiros, Nuno; Raposo, Hélder António; Tavares, DavidÉ hoje cada vez mais frequente a constatação relativa ao modo como várias alterações ao nível da estrutura económica dos países desenvolvidos têm vindo a subverter e a inviabilizar as tradicionais lógicas de interpretação da realidade que tendiam a pôr a tónica na existência de uma transição linear entre escola e o mercado de trabalho. Factores como a massificação do ensino superior ou as novas dinâmicas das economias globalizadas em que paralelamente aos novos imperativos de competitividade, flexibilização e (des) regulação dos mercados se configuram ciclos de crescimento económico mais curtos e voláteis, impõem agora novas leituras que têm como pano de fundo a incerteza e a imprevisibilidade na vida individual e colectiva. Também em Portugal, sobretudo a partir de finais da década de 80, se têm vindo a acentuar algumas dificuldades, não só ao nível da empregabilidade dos diplomados do ensino superior, mas também ao nível da sua inserção profissional no âmbito das diferentes áreas científicas de formação. Apesar de se poder sustentar que a ressonância deste problema social surge simplificadamente empolada por alguns discursos e visões catastróficas acerca da perda de importância do ensino superior e da crescente desadequação da sua oferta formativa, este não deixa de se constituir como um fenómeno estrutural cada vez mais complexo e problemático, nomeadamente porque os períodos de inserção se tornaram mais longos e as posições no mercado de trabalho se diversificaram consideravelmente. Com efeito, também no campo das tecnologias da saúde se verificaram alterações profundas nos cenários de empregabilidade, por via da alteração da relação entre a oferta formativa e a oferta de trabalho/emprego. Até ao início desta década, o desemprego não constituía um problema nas diferentes áreas funcionais das Tecnologias da Saúde. Existia, pelo contrário, uma oferta de trabalho superior à procura, o mercado absorvia os diplomados e criou a possibilidade de acumulação do exercício profissional para grande parte destes profissionais. Com esta comunicação, pretende-se explorar a problemática teórica da inserção profissional dos diplomados do ensino superior a partir de um trabalho de investigação empírica levado a cabo no âmbito da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. Para além das preocupações de comparabilidade.
- Plano de desenvolvimento para o ensino, investigação e ação comunitáriaPublication . Raposo, Hélder António; Ferro, Amadeu Borges; Manteigas, Vítor; Seguro-de-Carvalho, PaulaEnquanto documento de trabalho que procura contribuir para o planeamento institucional e estratégico da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), a presente versão traduz um primeiro trabalho de sistematização de diferentes fontes de evidência, com o propósito explícito de, por um lado, proceder a uma caracterização e balanço da instituição inserida no seu meio envolvente (diagnóstico e avaliação), e, por outro, desenvolver um exercício de análise e reflexão que vise estabelecer e fundamentar as linhas de orientação que poderão enformar a visão da Escola para melhor a habilitar a concretizar a sua missão. Neste sentido, e assumindo que a pertinência e a atualidade dessa missão permitem continuar a afirmar o seu desiderato*, torna-se importante clarificar que a elevação dos seus propósitos deve ser enquadrada por um ideal e por uma ambição (a visão) que, ao projetar-se num horizonte temporal longo, seja capaz de catalisar e fazer convergir entendimentos quanto ao futuro desejável a alcançar, assim como a consensualizar prioridades e compromissos face às evoluções possíveis do seu contexto. No quadro deste entendimento, que não deverá estar dissociado da própria história da instituição e da sua respetiva matriz fundadora, torna-se importante construir, de forma informada, participada e fundamentada, as bases de um olhar prospetivo a partir do qual se possam ensaiar as melhores respostas adaptativas face aos desafios e às exigências emergentes das várias escalas do meio onde esta se insere. Somente em função disso é que se tornará viável estabelecer objetivos concretos, assim como desenhar as soluções e os mecanismos que melhor respondam e assegurem, num plano operacional, a sua melhor concretização. Algo para que os planos de atividade e os relatórios de atividade estão privilegiadamente vocacionados, pois é neste tipo de documentos institucionais que se explicitam em termos práticos os objetivos gerais e específicos, se planificam e programam, a partir da análise das condições e dos recursos, as atividades e ações (planos de atividade), e posteriormente se avaliam as ações efetivamente desenvolvidas na instituição (relatórios de atividade). No caso do presente plano de desenvolvimento estratégico, este procura constituir-se como um instrumento de suporte à gestão, no sentido de poder ser orientador relativamente aos desafios emergentes; de promover a mudança e a reformulação do trabalho desenvolvido; e de permitir a inovação quanto à atuação futura. Estes pressupostos estão, de resto, bastante alinhados com a própria discussão académica relativa aos fundamentos, mas sobretudo às razões da crescente indispensabilidade do planeamento estratégico no contexto das instituições do ensino superior. Um dos motivos maiores reside no reconhecimento de que estas se confrontam hoje com múltiplas metamorfoses, a começar, desde logo, pelo próprio quadro político e institucional em que se situam. Ou seja, um contexto marcado por novos equilíbrios quanto ao papel do Estado e das suas políticas públicas em relação ao sistema de ensino superior, nomeadamente em termos da regulação, controlo e financiamento das suas instituições, mas também à assunção de novas finalidades, objetivos e exigências imputadas ao ensino superior, como o alinhamento da investigação e formação com a economia, o tecido empresarial e os requisitos do mercado de trabalho. Acresce a esta realidade a crescente internacionalização e globalização do ensino superior no quadro das novas dinâmicas e imperativos da economia global e da competitividade dos mercados.
- A medicina baseada na prova na reconfiguração científica da medicina contemporânea: primeiras aproximações exploratóriasPublication . Raposo, Hélder AntónioNo decurso das últimos décadas tem-se assistido à emergência e à rápida consolidação de uma nova abordagem no interior da medicina, inteiramente consagrada à tentativa de conferir bases científicas mais sólidas a uma prática profissional muito marcada pela incerteza e por grandes variações na aplicação de um conhecimento cujos pressupostos são muitas vezes vistos como relativamente ambíguos e refractários a um escrutínio científico rigoroso e sistemático. Entre outros problemas de fundo que aqui irão ser mais demoradamente aflorados, naturalmente a questão da vocação acaba também por surgir largamente desafiada por novas lógicas inscritas na matriz técnico-científica da medicina, pois, ao fim e ao cabo, são os fundamentos de uma longa tradição histórica de humanismo médico que se encontram hoje em profunda reconfiguração, enredados numa difícil encruzilhada em que se afiguram ténues e complexas as formas de compatibilização dos princípios filosóficos fundadores da profissão, com as actuais exigências e imperativos científicos da biomedicina contemporânea.