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  • "Levar a menina": o engagement dos fãs no futebol feminino
    Publication . Gouveia, Célia; Di Fátima, Branco; Miranda, Sandra; Antunes, Ana Cristina
    Esta investigação, baseada numa análise comparativa da interação dos fãs nas fanpages do Sport Lisboa Benfica e do Sporting Clube Portugal, durante a “Final da Taça da Liga de Futebol Feminino”, lança a luz sobre como os utilizadores se posicionam no que diz respeito ao engagement no Facebook. São vários os estudos longitudinais que apontam que nos últimos dez anos o desporto no feminino conseguiu mais espaço mediático e as atletas são tratadas com mais respeito. Porém, a prática discursiva de retratar as mulheres atletas como objetos de humor ainda continua a existir. Em Portugal, o futebol feminino conseguiu um aumento de 181% no número de jogadoras inscritas na federação portuguesa nas últimas dez temporadas. Porém, este aumento exponencial ainda não é compatível com a atenção mediática, mesmo sabendo que os fãs de desporto desenvolvem relacionamentos únicos e envolventes com as diversas modalidades do seu clube, tanto offline como online. Neste sentido, o objetivo desta investigação é apurar a taxa de engamement dos fãs através de uma abordagem comparada às fanpages dos clubes no Facebook, deste evento realizado a 17 de março de 2021, e que pôs frente a frente as representantes do futebol no feminino de dois clubes que vivem uma rivalidade histórica. Os procedimentos metodológicos contemplam a extração automatizada de dados via Facebook Graph API, a partir do ID das contas e das publicações. O dataset apresenta os dados de toda a semana do evento, entre 14 e 21 de março de 2021, totalizando 122 publicações e mais de 635 mil reações. A partir desses dados, são analisados de forma quantitativa: i) o envolvimento dos adeptos com as páginas e posts; ii) o fluxo de publicações dos clubes por dia da semana; e iii) o total acumulado de reações (gostos, partilhas, comentários etc). Em ambos os casos, focou-se numa comparação entre a data do evento e o restante da semana. Procedeu-se ainda, de forma qualitativa, à análise dos comentários diretamente associados à Taça da Liga de Futebol Feminino. Nesse caso, o tratamento de dados contou com as ferramentas do Voyant Tools, para a frequência de queries e nuvens de palavras, a partir de 631 comentários de fãs. Os Principais resultados indicam a presença pontual de publicações sobre o evento, com foco na data da final e na preparação das equipas. Os clubes fizeram apenas quatro posts sobre o evento, e a média de reações dos fãs às publicações variou de acordo com o resultado do jogo. O Benfica, vencedor da competição, teve em média mais reações nessas publicações quando comparada com a média do dataset, resultado oposto ao do Sporting. De uma forma geral, os resultados apurados sugerem que o fator determinante para o envolvimento mais acentuado foi o amor à camisola.
  • O futebol feminino em rede: performance ou amor à camisola?
    Publication . Gouveia, Célia; Di Fátima, Branco; Miranda, Sandra; Antunes, Ana Cristina
    Esta investigação, baseada numa análise comparativa da interação dos fãs nas fanpages do Sport Lisboa Benfica e do Sporting Clube Portugal, durante a “Final da Taça da Liga de Futebol Feminino”, lança a luz sobre como os utilizadores se posicionam no que diz respeito ao engagement no Facebook. São vários os estudos longitudinais que apontam que nos últimos dez anos o desporto no feminino conseguiu mais espaço mediático e as atletas são tratadas com mais respeito. Porém, a prática discursiva de retratar as mulheres atletas como objetos de humor ainda continua a existir. Em Portugal, o futebol feminino conseguiu um aumento de 181% no número de jogadoras inscritas na federação portuguesa nas últimas dez temporadas. Porém, este aumento exponencial ainda não é compatível com a atenção mediática, mesmo sabendo que os fãs de desporto desenvolvem relacionamentos únicos e envolventes com as diversas modalidades do seu clube, tanto offline como online. Neste sentido, o objetivo desta investigação é apurar a taxa de engamement dos fãs através de uma abordagem comparada às fanpages dos clubes no Facebook, deste evento realizado a 17 de março de 2021, e que pôs frente a frente as representantes do futebol no feminino de dois clubes que vivem uma rivalidade histórica. Os procedimentos metodológicos contemplam a extração automatizada de dados via Facebook Graph API, a partir do ID das contas e das publicações. O dataset apresenta os dados de toda a semana do evento, entre 14 e 21 de março de 2021, totalizando 122 publicações e mais de 635 mil reações. A partir desses dados, são analisados de forma quantitativa: i) o envolvimento dos adeptos com as páginas e posts; ii) o fluxo de publicações dos clubes por dia da semana; e iii) o total acumulado de reações (gostos, partilhas, comentários etc). Em ambos os casos, focou-se numa comparação entre a data do evento e o restante da semana. Procedeu-se ainda, de forma qualitativa, à análise dos comentários diretamente associados à Taça da Liga de Futebol Feminino. Nesse caso, o tratamento de dados contou com as ferramentas do Voyant Tools, para a frequência de queries e nuvens de palavras, a partir de 631 comentários de fãs. Os Principais resultados indicam a presença pontual de publicações sobre o evento, com foco na data da final e na preparação das equipas. Os clubes fizeram apenas quatro posts sobre o evento, e a média de reações dos fãs às publicações variou de acordo com o resultado do jogo. O Benfica, vencedor da competição, teve em média mais reações nessas publicações quando comparada com a média do dataset, resultado oposto ao do Sporting. De uma forma geral, os resultados apurados sugerem que o fator determinante para o envolvimento mais acentuado foi o amor à camisola.
  • Hate speech on social media: behaviour of Portuguese football fans on Facebook
    Publication . Miranda, Sandra; Gouveia, Célia; Di Fátima, Branco; Antunes, Ana Cristina
    This article examines how Facebook is shaping the nature of hate speech. The observation field is the Facebook pages of the 18 Portuguese football clubs of the Portuguese League – the main professional competition in the country. Data extraction was performed automatically via Facebook Graph API in the first three months of the 2020/2021 season. The analysed dataset has 5,192 publications and 276,231 fan comments, which regis-tered over 5 million reactions (like, haha, love, sad, wow, etc.). The findings reveal that the volume of hate speech material on Facebook pages has a low incidence. In any case, the most significant comments are racists, xenophobes, and regional antagonisms. These cases are also the ones that have attracted the most reactions from fans.