Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Borges Lopes, António Adérito

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Ricardo Reis no espetáculo do mundo: uma interpretação cénica saramaguiana da personagem Ricardo Reis de "O ano da morte de Ricardo Reis" de José Saramago
    Publication . Lopes, Adérito
    No ano 2016 estreava pelo grupo A Barraca o espetáculo 1936, O Ano da Morte de Ricardo Reis, a partir do romance com o mesmo nome de José Saramago. Ricardo Reis foi a personagem que me foi atribuída. Sendo esta uma personagem saramaguiana herdada de Fernando Pessoa, transporta consigo um percurso que se estendeu para além das vidas dos seus progenitores. No presente trabalho proponho-me a apresentar a caminhada desta personagem heteronímica desde a obra escrita até ao palco, descodificando-a para o espaço cénico. Assim, a personagem que nasce em Pessoa, renasce com Saramago, é adaptada dramaturgicamente por Hélder Mateus da Costa, e logo posteriormente interpretada em cena.
  • Uma interpretação de Pessoa: manual de um ator a partir de "Menino de sua Avó", de Armando Nascimento Rosa, criação de Maria do Céu Guerra e Adérito Lopes
    Publication . Lopes, Adérito; Nogueira, Adriana; Rosa, Armando Nascimento
    Este trabalho pretende fundamentar e explicitar o processo de conceção e elaboração do Poeta Fernando Pessoa, enquanto personagem da peça Menino de sua Avó, do dramaturgo português Armando Nascimento Rosa, levado à cena pela companhia A Barraca. Reunindo todos os materiais utilizados para a criação deste eterno fenómeno literário, comecei por analisar a obra do dramaturgo desta criação cénica para poder identificar as suas influências nesta temática pessoana. Pretendo nesta investigação analisar os elementos em que fundamentei esta criação de Fernando Pessoa, partindo das minhas primeiras experiências dramáticas, depois das que tive na academia, até ancorar nos palcos profissionais. Com a profissionalização, identifiquei um método de trabalho como ator e é nesse processo que se centra este estudo. Irei propor, em resultado desta investigação, um manual para um ator que interprete este poeta. Para uma criação desta natureza, esse manual centra-se em três fases: a primeira, que denomino por construção de um ator, talvez a mais ampla, passa pelas aprendizagens obtidas nas primeiras experiências dramáticas, seguidas pelos ensinamentos da academia, até às realizações práticas com os mestres e encenadores no palco. A segunda, nomeada aqui como a preparação de um papel, é a investigação da personagem a interpretar – neste caso, Fernando Pessoa. Essa pesquisa parte da exegese da obra do poeta, essencial para a criação de um Fernando Pessoa no palco, assim como a pesquisa de estudos pessoanos, cuja matéria seja primordial para o trabalho que me proponho. Por fim, a terceira parte, a criação da personagem, onde Fernando Pessoa se encontra no palco e são escolhidas com detalhe as suas características anteriormente estudadas, assim como as abordagens técnicas apreendidas até à realização desta criação. Este manual é específico para esta personagem, e nele apresento as influências diretas e utilizadas nesta construção