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- Museu da Paisagem: Uma plataforma participativa e geradora de conhecimento, representações e diálogos sobre a paisagemPublication . Pina, Helena Figueiredo; Abreu, João; Centeno, Maria João; Rodrigues, Ricardo PereiraO entendimento coletivo do que designamos por Paisagem advém de áreas do conhecimento tão diversas como a Geografia, Filosofia, Arte, Ecologia ou Comunicação e do que cada indivíduo vai construindo a partir da sua experiência quotidiana. Não sendo a maioria dos indivíduos estudiosos ou especialistas em paisagem, é possível identificar e analisar alguns dos principais construtores de opinião e transformadores do significado de Paisagem. O cinema ficcional, cinema documental, produção televisiva (documentários, ficção e informação), fotografia (através da comunicação social, livros, guias de viagem, campanhas de turismo, exposições, social media, etc.), desenho, ilustração, infografia e outros modos de registo e representação da paisagem contribuem, em conjunto, para a construção desse entendimento coletivo sobre a Paisagem. No projeto de investigação “Narrativas e Experiência do Lugar: Bases para um Museu da Paisagem” foram várias as opções de registo e representação da paisagem utilizadas nos conteúdos de mediação museológica desenvolvidos. Séries de vídeo, fotografia e ilustração contribuíram para diferentes soluções de comunicação criadas no sentido de uma sensibilização e educação para uma cidadania paisagística. O presente artigo propõe apresentar os processos, metodologias e resultados das séries audiovisuais e multimédia desenvolvidos no âmbito do Museu da Paisagem.
- A mediação museológica como eixo de valorização, proteção e construção de paisagens sustentáveis: O projeto “museu da paisagem”Publication . Pina, Helena Figueiredo; Abreu, João; Cavaleiro Rodrigues, José; Centeno, Maria João; Carvalho, Margarida Ribeiro Ferreira de; Rodrigues, Ricardo PereiraA importância das paisagens sustentáveis tem sido palco de ampla discussão nas últimas décadas. Este artigo propõe apresentar o projeto de I&D “Narrativas e experiência do lugar: bases para um Museu da Paisagem”. Complexa na sua rede de narrativas, a paisagem engloba tanto o que é material como o imaterial: o ambiente natural ligado à terra e ao território, o ambiente edificado e o entorno social vivenciado e culturalmente construído. Impossível de encerrar entre paredes, essa paisagem global é transbordante, não se imobiliza pois é viva e dinâmica e, na sua transformação, é incessante. Na busca de uma desejada relação equilibrada e harmoniosa entre o ambiente e os seus contextos social e económico visa-se o alcance do bem-estar individual e social e a promoção da qualidade de vida das populações. Para o exercício de cidadania consciente é fundamental, antes de mais, o incremento da literacia sobre a paisagem. O Museu da Paisagem que agora se ensaia surge, assim, como eixo de valorização, proteção e construção de paisagens saudáveis sendo baseado na experiência dos lugares, na interação e no diálogo com a comunidade através de uma plataforma museológica digital em que o design funciona como elemento materializante que reúne, expressa e comunica.
- Um museu para ler a paisagemPublication . Abreu, João; Pina, Helena Figueiredo; Centeno, Maria João; Reis, MatildeEm 2000, foi aprovada pelo Conselho da Europa a Convenção Europeia da Paisagem, assinada por vários países, incluindo Portugal. O reconhecimento da paisagem como património natural e cultural, que exprime a diversidade europeia, requer o aumento da sensibilização das comunidades para o valor intrínseco da paisagem, para a dinâmica e papel desempenhados pelos seus vários atores e para a problemática relacionada com as questões da saúde da paisagem. O desenvolvimento económico, a sustentabilidade eficiente e o crescimento social e territorial inclusivo pressupõem uma transformação cultural baseada no conhecimento e na inovação com reforço da articulação de sinergias. Portugal apresenta um défice acentuado no que respeita à noção cultural de saúde da paisagem. Para colmatar esta lacuna, é essencial o incremento da literacia social em relação a esta questão, da sensibilização para a importância do equilíbrio entre os diversos ecossistemas envolvidos, para o desenvolvimento de capacidade crítica e para a capacidade de criação progressiva de habitats saudáveis e sustentáveis para as gerações futuras.
- Communication, media information literacy and citizenship: strategies for a new literacy UNESCO ChairPublication . Bonacho, Fernanda; Abreu, João; Miranda, Sandra; Cura, SaraThe XXI century is marked by the unprecedented digitalization of communication, and though the benefits of digital media are undeniable, their indiscriminate and uncritical use has brought disinformation, misinformation, fake news, hatred, and intolerance menacing the sustainability of tolerant, inclusive, and democratic societies. The UNESCO Chair on Communication, Media Information Literacy and Citizenship is a recent ESCS/IPL proposal, created in 2023, whose main aim is to raise awareness on democratic societies through effective communication dissemination of research findings, insights, and best practices, and empowering individuals to actively participate in shaping their communities and addressing global challenges through the collaborative development of actions and projects aimed at building sustainable societies and enhancing knowledge for climate action. In this presentation we will try to unpack how this ESCS/IPL’s UNESCO Chair faces the diverse challenges that communication and media literacies assume today as key literacies for empowering all citizens, without exception.
- Museu da Paisagem: uma plataforma participativa e geradora de conhecimento, representações e diálogos sobre a paisagemPublication . Abreu, João; Pina, Helena Figueiredo; Centeno, Maria João; Rodrigues, Ricardo PereiraO entendimento coletivo do que designamos por Paisagem advém de áreas do conhecimento tão diversas como a Geografia, Filosofia, Arte, Ecologia ou Comunicação e do que cada indivíduo vai construindo a partir da sua experiência quotidiana. Não sendo a maioria dos indivíduos estudiosos ou especialistas em paisagem, é possível identificar e analisar alguns dos principais construtores de opinião e transformadores do significado de Paisagem. O cinema ficcional, cinema documental, produção televisiva (documentários, ficção e informação), fotografia (através da comunicação social, livros, guias de viagem, campanhas de turismo, exposições, social media, etc.), desenho, ilustração, infografia e outros modos de registo e representação da paisagem contribuem, em conjunto, para a construção desse entendimento coletivo sobre a Paisagem. No projeto de investigação “Narrativas e Experiência do Lugar: Bases para um Museu da Paisagem” foram várias as opções de registo e representação da paisagem utilizadas nos conteúdos de mediação museológica desenvolvidos. Séries de vídeo, fotografia e ilustração contribuíram para diferentes soluções de comunicação criadas no sentido de uma sensibilização e educação para uma cidadania paisagística. O presente artigo propõe apresentar os processos, metodologias e resultados das séries audiovisuais e multimédia desenvolvidos no âmbito do Museu da Paisagem.
- Landscape MuseumPublication . Centeno, Maria João; Abreu, JoãoThe Landscape Museum (MdP) is a digitally based museum dedicated to landscape. It arises in the context of raising awareness and education for a landscape citizenship that, like the landscape itself, will have to result from a continuous and collective process. The MdP, as a participatory platform that generates knowledge, representations and dialogues about the landscape, creates important challenges from a curatorial point of view. It is intended that this digital museum facilitate a deepening of knowledge, perceptions and affections related to the landscape, through a careful design of the way in which its elements are shown, the representation of different themes and experiences of the places and the underlying conditions of public interaction with the platform.
- The virtual museum as the activation and rewriting of the urban landscapePublication . Abreu, João; Carvalho, Margarida Ribeiro Ferreira de; Centeno, Maria João; Pina, Helena Figueiredo; Rezola, Maria Inácia; Cavaleiro Rodrigues, José; Simões-Ferreira, IsabelThe city as a virtual museum addresses a diffuse conception of patrimony and an experience of a digital “hybrid space” (Kluitenberg, 2010). Such a museum is marked by a conflation of presence and distance and a nexus of blurred boundaries between intimacy and publicness, thus contributing to re - imagine our experience in the contemporary networked spatiality. The city’s material culture enhanced by people’s perceptions and memories is now empowered by digital networks giving rise to a “locational humanism” (Holmes, 2003) and a collective activation of urban landscapes. Bearing in mind the importance of place and locality within the context of a digital age, this paper focuses on the city as a virtual museum, a relational space which creates an urban allegori zation and an immersion effect on the digital networks.
- O Museu da Paisagem: comunicar a paisagem para uma cidadania paisagísticaPublication . Abreu, João; Pina, Helena FigueiredoO Projeto “Narrativas e Experiência do Lugar: Bases para um Museu da Paisagem” propõe a criação de uma plataforma de mediação entre a paisagem e a população de um território. Esta abordagem parte de um entendimento amplo de Paisagem à qual estão associadas componentes não só de natureza objectiva/ tangível/ material, mas também de ordem subjetiva, considerando-se todo o tipo de participações e percepções dos diferentes atores de uma paisagem (naturais, construídas ou conceptuais). Este conceito permite múltiplas abordagens de reflexão e investigação, com especial pertinência no atual cenário económico europeu, onde a experiência do lugar é cada vez mais um factor determinante para o turismo e para o desenvolvimento das regiões. Este projeto foi o ponto de partida, o ensaio de um protótipo de mediação digital para a criação do Museu da Paisagem. Congregando em si uma grande parte da complexidade dos desafios da museologia contemporânea este foi também um projeto verdadeiramente desafiante. Como comunicar um museu que trabalha um património difuso, ubíquo, imaterial ou intangível? O presente artigo reúne um conjunto de textos elaborados no decorrer do desenvolvimento do projeto e descreve, para memória futura, o processo de desenvolvimento do Museu da Paisagem, da sua dimensão laboratorial, de espaço de experimentação, investigação e procura de soluções de mediação entre públicos e paisagem.
- Os processos de criação artística enquanto fatores potenciadores e inibidores da inter e transdisciplinaridadePublication . Abreu, JoãoA criação artística há muito que evoluí a par com desenvolvimento tecnológico. As novas tecnologias e as novas ferramentas que lhes estão associadas têm possibilitado não só novos meios de expressão, como também contribuído para uma alteração do próprio processo criativo. Desde a câmara obscura utilizada por Canaletto às imagens algorítmicas de George Legrady, muitos são os exemplos da influência das novas tecnologias na expressão e evolução da criação artística. Porém, a esta evolução estão também associadas transformações nos processos de trabalho, e no modo de colaboração entre as várias áreas de saber e suas diferentes especialidades. Os processos condicionam os resultados e no caso concreto do campo artístico representam importantes fatores potenciadores ou condicionadores da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade. Se, por um lado, as tecnologias digitais potenciam uma maior colaboração entre profissionais, por outro poderão ser responsáveis por uma maior fragmentação e hiperespecialização das diferentes fases do processo criativo. As plataformas de convergência, através da standartização de linguagens e ferramentas, induzem a criação artística para uma uniformização dos processos e para uma consequente uniformização dos resultados. A presente comunicação propõe uma reflexão, através da análise de diferentes estudos de caso, sobre a influência dos processos criativos e diferentes metodologias de projeto das artes audiovisuais na inter e transdisciplinaridade.
- Proposta para revista Comunicação PúblicaPublication . Lopes, Anabela de Sousa; Silvestre, Cláudia; Ribeiro, Helena; Abreu, João; Trindade, Jorge Francisco Martins; Cavaleiro Rodrigues, José; Cavíque, Luís; Gomes, Orlando; Eiró-Gomes, MafaldaProposta fundacional de criação de revista Comunicação Pública, definindo o seu projeto editorial, os contextos comunicacional e académico de emergência, objetivos, recursos e estrutura diretiva e executiva.
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