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- Divergir… porque sim!Publication . Nobre, Maria José AleixoDesde a 1ª edição, leciono a unidade curricular Oficina de Espaço Cénico, do Mestrado de Educação Artística – especialização em Teatro na Educação. A minha formação académica, que abrange a componente plástica e a vertente comunitária na área teatral, aliada à experiência profissional com quase três décadas, reporta para a unidade curricular (UC) uma essência de trabalho individual em simbiose com o trabalho de equipa. É uma marca distintiva nos métodos artísticos e de construção neste domínio artístico. Estas práticas estão pressupostas em dois dos objetivos da UC: (i) aprofundar a linguagem plástica e, consequentemente, os mecanismos de comunicação/expressão no espaço cénico; (ii) aprofundar competências necessárias à elaboração de projetos cénicos, através de metodologias específicas desta área.
- BergantimPublication . Nobre, Maria José Aleixo; Rosa, Armando NascimentoO encontro com a APDEV (Associação Promotora de Emprego de Deficientes Visuais). A aproximação à associação e o conhecimento da mesma em diferentes momentos. A descoberta do grupo do CAO (Centro de Atividades Ocupacionais), especialmente do que tinham feito na área do teatro. O que me levou a optar por um trabalho de projeto com esta associação, no âmbito de trabalho final de mestrado em Teatro e Comunidade. As valências que podia oferecer, as necessidades que o grupo almejava.O conhecimento mutuo nas primeiras sessões de trabalho; as dificuldades iniciais. A minha colaboração num projeto antigo, que o grupo voltou a trazer para cena, foi uma mais-valia para o processo de trabalho pretendido. A dinâmica que se criou e as elações que se retiraram foram condicionantes chave para a sequência do trabalho, com o grupo de utentes do CAO. Como aconteceu a escolha do tema para a apresentação teatral. O processo de construção. Percalços e surpresas no percurso de ensaios e produção do espetáculo. Ensaios técnicos em palco. Estreia do Bergantim; toda a logística do dia da estreia. Segunda apresentação, meses mais tarde. Considerações finais a partir das entrevistas feitas ao grupo. Reflexões individuais sobre o mais importante, para cada um dos elementos do grupo, neste processo de construção teatral.