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- EditorialPublication . Nunes, Clarisse; Lino, Dalila; Fuertes, Marina; Rodrigues, Margarida; Sousa, OtíliaNesta dimensão a revista Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional procura numa perspetiva plural divulgar o trabalho de investigação na área da educação, acolhendo uma ampla gama de disciplinas, de temas e de perspetivas metodológicas.
- O projeto Eco-sensors4Health na formação docente: Os sensores na sensibilização para a saúde ambientalPublication . Silva, Maria João; Caseiro, Ana; Rodrigues, Margarida; Valente, Bianor; Melo, Nuno; Almeida, António; Nunes, ClarisseO projeto de investigação Eco-sensors4Health tem como objetivo o uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) do quotidiano, como os sensores, na criação de ambientes saudáveis e sustentáveis na escola. Complementarmente, o projeto de investigação TEL@FTELab (Technology Enhanced Learning@Future Teacher Education Lab) investiga como uma formação enriquecida com tecnologia pode melhorar a preparação docente. A investigação apresentada neste artigo foi desenvolvida no contexto destes dois projetos e criou um conjunto de cenários pluridisciplinares de aprendizagem para promover a sensibilização para a saúde ambiental, através do uso de sensores na formação docente. Os referidos cenários centramse em diversas dimensões da saúde ambiental das escolas, como o som e a qualidade do ar (através da concentração de dióxido de carbono no ar). A avaliação do uso dos sensores para explorar estas dimensões da saúde ambiental da escola tornou possível validar os cenários de aprendizagem e perspetivar práticas pluridisciplinares dos/as futuros/as docentes no empoderamento das crianças para eco-inovarem em saúde ambiental.
- Utilizar eco-sensores na exploração da saúde ambiental: Das salas de aula ao espaço exterior na formação docentePublication . Silva, Maria João; Caseiro, Ana; Rodrigues, Margarida; Valente, Bianor; Melo, Nuno; Almeida, António; Nunes, MariaA investigação apresentada neste artigo desenvolveu um conjunto de cenários pluridisciplinares de aprendizagem para promover a exploração da saúde ambiental na formação docente, utilizando eco-sensores em diversos espaços interiores e exteriores à escola. Os referidos cenários centram-se em diversas dimensões da saúde ambiental das escolas, como o som e a qualidade do ar, especificamente a concentração de dióxido de carbono no ar. A avaliação do uso dos sensores para explorar estas dimensões da saúde ambiental da escola tornou possível validar práticas pluridisciplinares de utilização dos sensores em saúde ambiental na formação docente inicial e perspetivar práticas dos/as futuros/as docentes no empoderamento das crianças, para eco-inovarem em saúde ambiental.
- The Eco-sensors4Health project in teacher training: Using sensors to raise awareness in environmental healthPublication . Silva, Maria João; Caseiro, Ana; Rodrigues, Margarida; Valente, Bianor; Melo, Nuno; Almeida, António; Nunes, ClarisseThe Eco-sensors4Health research project proposes the use of everyday Information and Communication Technologies (ICT), such as sensors, in the creation of healthy and sustainable environments in school. Complementarily, the TEL@FTELab (Technology Enhanced Learning@Future Teacher Education Lab) research project investigates how a technology enriched training can improve teachers’ education. The research presented in this article was developed in the context of both projects and created a set of multidisciplinary learning scenarios to raise awareness in environmental health, through the use of sensors in teacher training. The referred scenarios focus on various dimensions of environmental health in schools, such as sound and air quality (trough the study of carbon dioxide concentration in air). The assessment of the use of sensors to explore such dimensions of environmental health in school made it possible to validate learning scenarios and envision multidisciplinary practices of prospective teachers regarding the empowerment of children to eco-innovate in environmental health.