Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 6 of 6
  • Matemática II : apoio às aulas de funções reais de mais de uma variável real
    Publication . Martinho, Carla; Martins, Manuel; Jorge, Ana
    Este texto apresenta os conceitos fundamentais das funções reais de mais de duas variáveis. Estes slides são um complemento às aulas de Matemática II para o tema em estudo para alunos da licenciatura em gestão.
  • Uma abordagem quantitativa longitudinal do desempenho dos alunos do 12º ano (2000-2005)
    Publication . Martinho, Carla; Jose Manuel Matos
    Esta investigação pretende caracterizar o desempenho dos alunos internos do 12º ano de 2000 a 2005. A diferenciação deste por regiões e por disciplina, a identificação de classes de escolas públicas de sucesso e sua diferenciação, bem como a comparação destas por distritos, constituíram os objectivos propostos para este trabalho. O estudo incluiu todos os registos dos alunos que nos anos em análise estiveram em condições de realizar exames nacionais, 1 768 233 registos. Para o efeito constitui-se uma base de dados capaz de incorporar informação relativa a cada registo e que permitiu a organização, sistematização e posteriormente a realização deste estudo. Alguns dos campos considerados foram as classificações interna e externa, o ano de realização da prova de exame, a disciplina dessa prova, a escola onde foi efectuada, o distrito correspondente, o subsistema de ensino, o tipo de curso, entre outros indicadores. A metodologia de investigação utilizada é de natureza quantitativa aplicada de forma longitudinal, integrando a definição operacional de escola de sucesso e as variáveis: classificações interna final e em exame. As técnicas de análise aplicadas a nível nacional e regional pretendem atender à especificidade dos diversos contextos sociais e à heterogeneidade da realidade portuguesa. Independentemente da análise global ou da análise efectuada nas diferentes dimensões, as principais conclusões permitiram verificar que os alunos apresentaram melhores desempenhos nas avaliações efectuadas nas suas escolas do que nas avaliações externas. Estes apresentaram tendências estáveis ao longo dos seis anos, no binómio disciplina-região, no entanto diferentes entre si. Nas divergências de desempenho constatou-se influência dos distritos de onde são provenientes os alunos bem como da disciplina a que realizaram exame.
  • Contribution of Learning Statistics at Secondary School to Students’ Results at University
    Publication . Martinho, Carla; Fonseca, Jaime
    This study concentrates on the analysis of responses to a questionnaire given to a sample of University Students in Portugal that concerns the teaching/learning of Statistics and Data Analysis. We first focus on the effectiveness of teaching Quantitative Methods at secondary level as regards increasing performance in the Introductory Statistical Course (ISC) at University level. The second question is related to the students’ feelings towards Mathematics and whether these feelings imply a difference in students’ performance on statistics. Even when results cannot be generalised, since the study is limited to our context, the data analysed suggest the need to rethink the goals of teaching statistics at secondary school level, at least in our context.
  • Matemática II : apoio às aulas de séries
    Publication . Martinho, Carla; Martins, Manuel; Jorge, Ana
    Este texto apresenta os conceitos fundamentais de séries. Estes slides são um complemento às aulas de Matemática II para o tema em estudo para alunos da licenciatura em gestão.
  • The Agenda 2030 and the transnational UGGps: the Marble Arch Caves UGGp and SDG 16 as case study
    Publication . Silva, Elizabeth; Roxo, M. J.; Martinho, Carla; Lemon, Kirstin; Sá, Artur Abreu
    After four years of the proclamation of the Agenda 2030 for Sustainable Development by the United Nations, it is interesting to understand the effective contribution of the UNESCO Global Geoparks (UGGps) for this major worldwide compromise. It is even more pertinent to understand how the transnational UGGps can contribute in their management plan for the implementation of the 17 SDGs of the Agenda 2030. As referred by UNESCO, the transnational UGGps “naturally cross-national borders, connecting the peoples of different countries and encouraging intimate regional, cross-border cooperation. It is through this strong cross-border cooperation that transnational UGGps strengthen the relationship between countries and contribute to peacebuilding efforts”. In this context, through a research study about the contribution of the European UGGps for the Agenda 2030, especial attention was given to the role of a transnational UGGp as a case study of this research. For this purpose, it was selected the Marble Arch Caves UGGp. In this framework, the case study was based in the analysis of the progress reports of this UGGp (2015-2016) and to make a correlation between the developed activities and the 17 SDGs. The main challenge was to compare the results obtained with that analysis with the interviews done personally to some of the elements of this UGGp team and to some inhabitants living in this territory. Through this process, it was intended to obtain more detailed information about the awareness regarding the Agenda 2030 and which SDGs were more relevant for them in a daily basis. The analysis of the progress reports showed that the SDG16 only appears in the seventh position out of ten most relevant SDGs. However, in the interviews carried on in the territory, the SDG 16 appears in the first position, since it is considered very important to maintain peace, cooperation and sustainable development among the local communities. The main explanation for this reality is the fact of the discussion around Brexit and the uncertainty of the future for the local communities. In this sense, this work demonstrates that the Marble Arch Caves UGGp can be considered a vital territorial tool for peace and sustainable development.
  • Os geoparques mundiais da unesco e a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável
    Publication . Silva, Elizabeth; Martinho, Carla; Roxo, M. J.; Sá, Artur Abreu
    Organização para a Educação, Ciência e Cultura das Nações Unidas (UNESCO), tem atualmente no centro da sua atuação os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que integram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Assim, de forma transversal, os Programas da UNESCO têm planos estratégicos para a implementação dos 17 ODS, assentes nos cinco pilares do Desenvolvimento Sustentável definidos nesta Agenda: Pessoas, Prosperidade, Planeta, Paz e Parcerias. É neste contexto, que territórios com designação UNESCO, como sítios classificados como Património Mundial, Reservas da Biosfera e Geoparques Mundiais da UNESCO assumem um papel-chave na implementação desta Agenda até 2030. Neste sentido, está a ser realizado desde 2016, um estudo com o objetivo principal de procurar demonstrar de que forma contribuem efetivamente os Geoparques Mundiais da UNESCO sediados na Europa para os 17 ODS. Com base em análises quantitativas e qualitativas de diversas fontes selecionadas para este estudo, espera-se obter resultados que possam vir a confirmar que os planos de ação assumidos pelos Geoparques Mundiais da UNESCO, permitem um verdadeiro desenvolvimento regional sustentável, promovendo de forma holística o património geológico de reconhecido valor internacional, assente numa educação para o desenvolvimento sustentável e no geoturismo, contribuindo para as metas previstas nos 17 ODS.