Loading...
4 results
Search Results
Now showing 1 - 4 of 4
- Livro de resumos - 10º Seminário de Matemática e Ciências ExperimentaisPublication . Almeida, António; Loureiro, Cristina; Silva, Maria João; Brunheira, LinaLivro de resumos - 10º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
- Atas do XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro InternacionalPublication . Ponte, Cristina; Dodero, Juan Manuel; Silva, Maria JoãoO Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE) é um fórum internacional de apresentação, discussão e reflexão em torno da investigação, desenvolvimento e práticas no domínio das Tecnologias da Informação e da Comunicação em Educação. As suas várias edições têm decorrido alternadamente entre Espanha e Portugal e têm proporcionado um espaço de encontro e debate entre investigadores, representantes institucionais e educadores, afirmando-se como um evento de referência, especialmente no contexto Ibero-americano. Na sequência das anteriores Reuniões do CIED, a o 8º Encontro do CIED/III Encontro Internacional do CIED tem como objetivo criar um espaço de reflexão e debate sobre o papel das TIC na educação formal, não formal e informal. Os/as autores/as presentes na conferência vêm do Brasil, Equador, Portugal, Espanha, Tailândia e EUA. A conferência está organizada em: > 3 sessões plenárias com oradores principais: Beverly Wenger-Trayner, Paulo Maria Rodrigues e Rosa Carro; > 3 painéis sobre "Desafios digitais na sociedade do conhecimento", “Crianças, famílias e tecnologias" e "Competências digitais, escola e currículo"; > Mostra de Projetos Educativos; > 13 sessões paralelas com comunicações. As comunicações apresentadas no SIIE-CIED 2017 abordam diversos tópicos: > Jogos/gaming e simulações em educação > Género e TIC em Educação > TIC e Inclusão > As TIC na Formação para a Docência > Metodologias de desenvolvimento, utilização e avaliação das TIC em contexto educativo > Redes sociais e comunidades de aprendizagem > Computação ubíqua em educação
- EditorialPublication . Silva, Maria JoãoEste primeiro número de 2021, da revista Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional, volta a ser criado, tal como o primeiro número de 2020, num período de confinamento, decretado devido à Pandemia COVID-19. Ilustra a continuação da Investigação em Educação e da publicação dos resultados da mesma.
- Avaliação de um protótipo de alta-fidelidade de uma ferramenta de apoio à pesquisa das aprendizagens essenciaisPublication . Silva, Maria João; Valente, Bianor; Sarreira, PedroEste capítulo descreve o desenvolvimento e avaliação do protótipo AE.MAPS, uma ferramenta interativa para pesquisa sobre Aprendizagens Essenciais no Ensino Básico. Utilizando uma abordagem participativa com docentes e futuros/as docentes, o design da ferramenta passou por iterações, desde esboços até um protótipo de alta-fidelidade. O processo de avaliação do protótipo de alta-fidelidade envolveu inquéritos e observação participante, proporcionando uma análise detalhada da utilidade e usabilidade da ferramenta. Os resultados indicam uma resposta positiva em relação à utilidade da ferramenta. A observação da utilização do protótipo revelou que os/as futuros/as professores/as conseguiram realizar tarefas com autonomia, embora algumas dificuldades tenham sido mencionadas, apontando para necessidades de mudança ao nível da usabilidade. Os resultados do questionário reforçaram a perceção de satisfação geral, com a maioria dos/as participantes expressando facilidade de aprendizagem e satisfação com a ferramenta. No entanto, foram identificadas sugestões de melhoria, como a inclusão de um texto explicativo, aumento da visibilidade da barra de pesquisa por palavras, assim como melhorias na apresentação dos resultados.