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  • A utilização do sensor de dióxido de carbono em contextos de prática pedagógica supervisionada: propostas didáticas para a disciplina de ciências naturais e para a participação em saúde ambiental
    Publication . Valente, Bianor; Soares, Laura; Mendonça, Inês; Cardoso, Ana Filipa; Silva, Maria João
    Neste capítulo apresenta-se um conjunto de propostas didáticas que foram construídas no âmbito da prática pedagógica supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Considerou-se que a utilização de sensores de dióxido de carbono pode constituir uma estratégia facilitadora da compreensão, por parte dos/as alunos/ as do ensino básico, do papel daquele gás em diferentes fenómenos (como as combustões, a respiração celular e a fotossíntese), assim como da relação destes fenómenos com a qualidade do ar interior e exterior e as alterações climáticas. As propostas de trabalho foram elaboradas e desenvolvidas para aulas de Ciências Naturais de 5º e 6º ano. Em cada proposta são apresentados os objetivos, os conteúdos, as atividades, os recursos e avaliação. Através da triangulação de dados, obtidos pela observação e análise das produções dos/as alunos/as, avaliou-se a eficácia das propostas, tendo sido constatado o reconhecimento, pelos/ as alunos/as: i) das combustões como fontes de dióxido de carbono para o ar, contribuindo para a diminuição da sua qualidade; ii) da contribuição do ar expirado para a baixa qualidade do ar das salas de aula, quando não ventiladas. Constatou-se ainda que a utilização do sensor de dióxido de carbono decorreu sem dificuldades técnicas e contribuiu para aprendizagens matemáticas, nomeadamente da leitura de diferentes representações de dados e de significação das grandezas e valores monitorizados. A utilização do sensor de dióxido de carbono, para exploração de ambientes bem conhecidos das crianças, situou e contextualizou as aprendizagens, diminuindo o nível de abstração das mesmas e aumentando o interesse e participação dos/as alunos/as em Saúde Ambiental e na aprendizagem da Ciência e da Tecnologia
  • Plantas e qualidade do ar interior: potencialidades e desafios da utilização do sensor de dióxido de carbono na formação para a docência no ensino básico
    Publication . Melo, Nuno; Silva, Maria João; Valente, Bianor
    Neste capítulo, descrever-se-á o processo de conceção, implementação e avaliação de uma atividade didática com o uso de sensores, centrada no papel das plantas na qualidade do ar interior, na Unidade Curricular “Mundo Vivo” da Licenciatura de Educação Básica. A utilização do sensor de dióxido de carbono possibilitou a monitorização, pelas/os alunas/os, da concentração de dióxido de carbono no ar, em diferentes contextos, nomeadamente experimentais. Esta monitorização facilitou o estudo de fontes e sumidouros de dióxido de carbono no ar, com especial ênfase na ocupação humana e na presença de plantas, em condições experimentais com e sem luz. Apresentar-se-á o processo iterativo de conceção da atividade e os seus resultados, nomeadamente no que se refere aos procedimentos necessários ao controle de variáveis, como, por exemplo, o tipo de plantas a usar e os procedimentos de recolha de amostra de ar e de manutenção da posição do sensor ao longo da experiência. Seguidamente serão explicitados os objetivos, conteúdos, tarefas e recursos da atividade. Uma análise de conteúdo aos relatórios elaborados pelas/os alunas/os permite uma avaliação em termos das aprendizagens das/os alunas/os e da pertinência da atividade com base na reflexão didática também presente no referido relatório. Enfatiza-se a avaliação das potencialidades da atividade, nomeadamente do uso do sensor de dióxido de carbono, para uma intervenção em saúde ambiental, especificamente ao nível da gestão da presença de plantas para melhoria da qualidade do ar interior.
  • The Eco-sensors4Health project in teacher training: Using sensors to raise awareness in environmental health
    Publication . Silva, Maria João; Caseiro, Ana; Rodrigues, Margarida; Valente, Bianor; Melo, Nuno; Almeida, António; Nunes, Clarisse
    The Eco-sensors4Health research project proposes the use of everyday Information and Communication Technologies (ICT), such as sensors, in the creation of healthy and sustainable environments in school. Complementarily, the TEL@FTELab (Technology Enhanced Learning@Future Teacher Education Lab) research project investigates how a technology enriched training can improve teachers’ education. The research presented in this article was developed in the context of both projects and created a set of multidisciplinary learning scenarios to raise awareness in environmental health, through the use of sensors in teacher training. The referred scenarios focus on various dimensions of environmental health in schools, such as sound and air quality (trough the study of carbon dioxide concentration in air). The assessment of the use of sensors to explore such dimensions of environmental health in school made it possible to validate learning scenarios and envision multidisciplinary practices of prospective teachers regarding the empowerment of children to eco-innovate in environmental health.