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Advisor(s)
Abstract(s)
Neste capítulo, descrever-se-á o processo de conceção, implementação
e avaliação de uma atividade didática com o uso de sensores, centrada
no papel das plantas na qualidade do ar interior, na Unidade Curricular
“Mundo Vivo” da Licenciatura de Educação Básica. A utilização
do sensor de dióxido de carbono possibilitou a monitorização, pelas/os
alunas/os, da concentração de dióxido de carbono no ar, em diferentes
contextos, nomeadamente experimentais. Esta monitorização facilitou
o estudo de fontes e sumidouros de dióxido de carbono no ar, com
especial ênfase na ocupação humana e na presença de plantas, em
condições experimentais com e sem luz. Apresentar-se-á o processo
iterativo de conceção da atividade e os seus resultados, nomeadamente
no que se refere aos procedimentos necessários ao controle de variáveis,
como, por exemplo, o tipo de plantas a usar e os procedimentos
de recolha de amostra de ar e de manutenção da posição do sensor ao
longo da experiência. Seguidamente serão explicitados os objetivos,
conteúdos, tarefas e recursos da atividade. Uma análise de conteúdo
aos relatórios elaborados pelas/os alunas/os permite uma avaliação
em termos das aprendizagens das/os alunas/os e da pertinência da
atividade com base na reflexão didática também presente no referido
relatório. Enfatiza-se a avaliação das potencialidades da atividade,
nomeadamente do uso do sensor de dióxido de carbono, para uma intervenção
em saúde ambiental, especificamente ao nível da gestão da
presença de plantas para melhoria da qualidade do ar interior.
Description
Keywords
Sensores eletrónicos Plantas Ar interior Formação para a docência Ensino Básico Eco-Sensors4Health LISBOA-01-0145-FEDER-023235
Citation
Melo, N., Silva, M. J. , Valente, B. (2019). Plantas e qualidade do ar interior: potencialidades e desafios da utilização do sensor de dióxido de carbono na formação para a docência no ensino básico. In M. J. Silva & R. Brito (Coords.), Utilização pedagógica de sensores eletrónicos para a participação na saúde ambiental das escolas (pp. 71-88). Lisboa: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. ISBN 978-989-8912-07-7 DOI:https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.006
Publisher
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais