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Romão Dias de Mendonça David, Maria Alexandra

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  • A mentoria no ensino superior: os desafios da comunicação no programa Mentori@IPL
    Publication . Gama, Ana; Soares, Maria da Conceição; David, Alexandra
    Os Programas de Mentoria têm vindo a afirmar-se como uma estratégia de apoio à integração dos/as estudantes nas Instituições de Ensino Superior, visando promover o sucesso académico e prevenir o abandono escolar Na prossecução destes objetivos, no ano letivo 2021/2022 o Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) implementou o Programa Mentori@IPL. Decorridas três edições, verifica-se, ainda, uma taxa de adesão reduzida face ao universo dos estudantes. Uma vez que a forma de comunicar o programa pode ter influência na adesão ao mesmo, o projeto de investigação, COMentoria teve como objetivos descrever e analisar a comunicação do programa e identificar eventuais necessidades de reformulação. Seguindo uma metodologia mista, foram mobilizadas técnicas de recolha e análise de dados qualitativas - análise documental, análise SWOT, focus group e análise de conteúdo – e quantitativas – questionário e análise estatística. Os dados evidenciam que os estudantes e os stakeholders consideram crucial que a divulgação do Programa seja nas redes sociais e nos sites institucionais, valorizando também a comunicação interpessoal presencial; os eventos presenciais, o recurso às redes sociais e ao merchandising são as estratégias consideradas mais eficazes para mobilização de mentores/as e mentorandos/as a participar nas atividades propostas; e ainda que os conteúdos da comunicação devem ser concisos.
  • Planeta ESCS: uma viagem à economia circular
    Publication . Silvestre, Cláudia; Lorga, S.; David, Alexandra; Garrido, J.; Batista, Manuel; Marques, T.
    O mercado de trabalho está em constante evolução e há uma crescente necessidade de profissionais que compreendam e implementem práticas sustentáveis (NewThinking e Achterberg, et al., 2016). As empresas estão cada vez mais comprometidas com a sustentabilidade, seja por exigências impostas por lei, por responsabilidade corporativa ou por pressão dos consumidores (EU: Sustainability Guide e Cradle, 2024). Assim a educação para a sustentabilidade é crucial para os estudantes, no geral, e em particular para os do ensino superior, pois para além de consumidores eles serão os próximos decisores. A educação para a sustentabilidade também aumenta a conscientização e a responsabilidade social e ambiental dos estudantes, incentivando a adoção de práticas sustentáveis tanto na sua vida pessoal, como na instituição de ensino que frequentam, bem como na sua futura vida profissional (Wuicik, 2024). Profissionais com uma consciência ambiental podem influenciar políticas públicas e práticas empresariais, contribuindo para a formulação de políticas eficazes e para a liderança sustentável (MacArthur, 2013). No caso da Escola Superior de Comunicação Social os nossos estudantes, que serão profissionais de comunicação, podem tornar essas temáticas em assuntos de grande interesse e impacto na sociedade, mas também contribuir para esclarecer, sensibilizar a opinião pública, e desta forma, promover práticas mais conscientes e responsáveis.