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ZINHO PINHEIRO, INÊS

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  • Sentimento de ‘pertença ao grupo’ em processos de exploração do movimento: estudo experimental com pessoas que não costumam dançar e com estudantes de dança do ensino superior
    Publication . Xavier, Madalena; Pinheiro, Inês
    Este estudo surge de um projeto de investigação[1] desenvolvido no âmbito do doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento (Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa) e orientado pela Professora Doutora Madalena Xavier e pelo Professor Doutor Jorge Ramos do Ó. Neste projeto foi posto em prática um conjunto de dispositivos mediadores da exploração do movimento, prestando-se à descrição, interpretação e compreensão do modo como Pessoas Que Não Costumam Dançar (PQNCD) experienciam ‘modalidades inclusivas de movimento’ (Pinheiro, 2023). As finalidades desta investigação visam um afinamento da prática pedagógica, assim como o aperfeiçoamento destes dispositivos. Estabeleceu-se assim uma relação circular entre a informação recolhida no projeto e o contexto pedagógico, especificamente na Escola Superior de Dança (ESD) do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL). Durante a análise de conteúdo da informação recolhida emergiu uma série de tendências, uma das quais contém aspetos relacionados com a ‘pertença ao grupo’, incluindo as constantes referências que as PQNCD fizeram acerca da integração no coletivo nas sessões de movimento. Este destaque conferido à ‘pertença ao grupo’, fez-nos questionar se os estudantes da ESD partilhariam tais aspetos com as PQNCD do projeto. Para responder a essa questão, este artigo articula e analisa a informação recolhida acerca da ‘pertença ao grupo’ em dois contextos: 1. Ao longo das sessões de movimento com PQNCD; 2. Numa discussão dinamizada em contexto de sala de aula com estudantes da ESD.
  • What happens in performers' minds?: dancers' and musicians' inner conversations
    Publication . Pinheiro, Inês; Ásmundsóttir, Lilja
    ABSTRACT - This article aims to describe and understand what performers think about during performances and rehearsals while searching for a common language between music and dance. Departing from our own experiences as performers (a dancer and a musician), we ask the question what do we think about when we are dancing/playing? We assume that this awareness of what we think while performing is not obvious and decided to explore this by interviewing six dancers and six musicians about what we named performers’ ‘inner conversations.’ Within a phenomenological orientation, we developed a descriptive and interpretative study of a phenomenon (inner conversations) which gives itself to conscience, a pre-reflective consciousness. From the performers’ accounts, we extrapolated four trends: 1. Variation in awareness of inner conversations; 2. Altered states of awareness; 3. Parasitic inner conversations; and 4. Overcoming internal difficulties and external constraints through inner conversations. Looking at the dancers’ and musicians’ accounts together raised the question: How is the awareness of ‘inner conversations’ developed during performers’ initial education and training?