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- Políticas educativas e aprendizagem dos alunos no ensino não-superior portuguêsPublication . Antunes, Marina Godinho; Mucharreira, Pedro Ribeiro; Cabrito, Belmiro; Cerdeira, LuisaA presente investigação tem como objetivo investigar o papel que algumas variáveis podem ter no incremento das aprendizagens dos alunos, tais como o envolvimento dos alunos, os projetos educativos de escola algumas políticas educativas, como o currículo nacional, a redução do número de alunos por turma ou a formação contínua de professores. A investigação é de natureza qualitativa, na linha de um paradigma interpretativo, embora utilizando técnicas quantitativas de recolha e análise de dados. Os dados foram obtidos através da aplicação de um questionário online desenvolvido pelos autores para avaliar as diferentes dimensões do modelo proposto, recorrendo-se nesse sentido a uma amostra de conveniência constituída por 1.320 professores e diretores de escolas de ensino não-superior, público e particular e cooperativo, desde o primeiro ciclo até ao ensino secundário, do território português, no ano letivo de 2017/2018. No tratamento de dados quantitativos, utilizou-se o modelo de equações estruturais (SEM), através do software SPSS para investigar as possíveis relações entre as diferentes dimensões incorporadas no modelo. As principais conclusões do estudo apontam no sentido de que a melhoria do desempenho escolar dos alunos foi influenciada de forma significativa pelos métodos de estudo dos alunos e não revelou como diretamente significativa a influência da redução do número de alunos por turma, da formação de professores e do currículo nacional.
- Políticas educativas e aprendizagem no ensino não-superior portuguêsPublication . Antunes, Marina Godinho; Mucharreira, Pedro Ribeiro; Cerdeira, Luisa; Cabrito, BelmiroO presente trabalho incide num esquema relacional, proposto pelos autores, em que se pretende compreender o papel que diferentes políticas educativas, como o currículo nacional, uma redução do número de alunos por turma ou a aposta em formação contínua de professores, poderá ter na melhoria das aprendizagens e competências pessoais e sociais dos alunos, ao nível do ensino não-superior em Portugal. Em termos metodológicos, a investigação é de natureza qualitativa, na linha de um paradigma interpretativo, embora recorrendo a técnicas quantitativas de recolha e análise dos dados. Neste enquadramento, perspetiva-se a aplicação de um questionário desenvolvido pelos autores e que visa avaliar as diferentes dimensões do esquema relacional proposto, recorrendo-se para o efeito a uma amostra por conveniência constituída por 1000 docentes e diretores escolares do ensino não superior público e particular e cooperativo, do território nacional. A amostra resulta do acesso a uma base de dados de emails fornecida pelo Portal das Escolas. No tratamento dos dados quantitativos perspetivas e o recurso ao modelo de equações estruturais, tendo em vista investigar as possíveis relações entre as diferentes dimensões incorporadas no esquema relacional.