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Marques, Luísa Maria Lousã

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  • Peças de teatro manuscritas (séculos XVIII e XIX) em acesso aberto da Escola Superior de Teatro e Cinema: projeto apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian
    Publication . Marques, Luísa Maria Lousã
    O acervo de peças de teatro manuscritas, oriundas do arquivo histórico do Conservatório Nacional, é constituído por cerca de 2300 espécies (séc. XVIII-XX) entre originais, traduções e imitações. Estas espécies são consideradas, pelo seu valor documental e artístico, edições raras e únicas. O projeto de conservação apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian permitiu que 812 destas espécies (séc. XVIII-XIX) fossem digitalizadas e toda a informação bibliográfica introduzida no catálogo online da Biblioteca da ESTC, com acesso, total ou parcial, ao documento digital. Acrescenta-se ainda que o facto de não se encontrarem cópias destes documentos em outros arquivos ou noutros suportes, e a necessária colocação dos mesmos em domínio público, vem justificar este projeto que permite o acesso dos documentos pela comunidade em geral e pela comunidade académica e científica em particular, o que transcende a História do Teatro e inclui a História das Instituições, da Sociologia da Cultura e da História das Literaturas Dramáticas em Portugal e no Brasil.
  • Contributo científico e artístico do Instituto Politécnico de Lisboa para o acesso aberto: o que temos e o que queremos
    Publication . Lavado, Ana; Lopes, Anabela Teixeira; Piedade, Fátima; Rodrigues, Lília Ramos; Marques, Luísa Maria Lousã; Antunes, Maria Da Luz; Seguro-de-Carvalho, Paula; Teófilo, Rui
    Missão do Repositório Científico do IPL: divulgar a produção científica e artística da comunidade académica do Instituto Politécnico de Lisboa, aumentar a visibilidade e o impacto da investigação desenvolvida, assegurar o depósito da memória intelectual e promover o livre acesso à informação. O Repositório contém informação nas áreas da contabilidade e administração, das engenharias, da música, da dança, do teatro e cinema, das ciências da educação, das tecnologias da saúde e ainda das ciências da comunicação. O que queremos? Partilhar, melhorar e inovar a investigação científica e artística produzida pelo IPL, aprovar a política mandatória do IPL, fazer parcerias com grupos de investigação, compatibilizar com diretrizes OpenAire, dar consultoria na gestão da informação, informar sobre investigação científica e artística, promover a mobilidade de bibliotecários e avaliar as possibilidades do Repositório para estudos de caso.
  • Artistas: como investigam e acedem à informação?
    Publication . Marques, Luísa Maria Lousã; Rodrigues, Lília Ramos
    As potencialidades de utilização, informação e investigação das bibliotecas/centros de documentação do Ensino Superior Artístico do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) são pouco exploradas quer pelos alunos, quer pelos docentes/investigadores. Procura-se com base nos resultados de um inquérito realizado a este público/alvo constituir como corpus de análise as unidades de informação das três escolas do IPL: a Biblioteca da Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC), o Centro de Documentação (CD) da Escola Superior de Música (ESML) e o Centro de Documentação e Informação (CDI) da Escola Superior de Dança (ESD). Apresentamos o tratamento dos dados deste inquérito que incidiu sobre os processos de investigação e de acesso à informação na área das artes, que nos permitiu, por um lado, aferir como é feita a investigação artística e/ou científica dos nossos docentes e, por outro, avaliar o grau de utilização das unidades de investigação, dos meios existentes e quais as melhorias que se podem fazer quer qualitativa, quer quantitativamente dos recursos disponíveis.
  • Top 10 da investigação em artes no Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
    Publication . Marques, Luísa Maria Lousã; Rodrigues, Lília Ramos
    Pretendemos com este póster mostrar, com base nos dados estatísticos obtidos no Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa (RCIPL), quais os documentos com mais downloads nas comunidades artísticas e constituir um corpus de análise que permita dar a conhecer o que se pesquisa na investigação em artes. Ao mesmo tempo, indicaremos os autores desses mesmos documentos, promovendo o seu reconhecimento e assertividade no meio. A recolha dos dados (janeiro de 2015 a maio de 2016) nas comunidades – Escola Superior de Dança (ESD), Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) e Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC), dá uma panorâmica da produção científica/artística mais procurada no RCIPL.