Loading...
2 results
Search Results
Now showing 1 - 2 of 2
- Intervenção precoce, formação profissional e os desafios para a implementação de práticas baseadas em evidênciaPublication . Marini, Bruna Pereira Ricci; Della Barba, PatriciaObjetivo: Identificar, pela ótica dos profissionais, os referenciais utilizados em suas práticas no campo da Intervenção Precoce, se empregam práticas baseadas em evidências e quais os desafios relacionados à formação profissional. Método: Estudo transversal, descritivo, exploratório, de abordagem quali-quantitativa, desenvolvido em duas etapas. Resultados: Na primeira etapa, foram identificados 95 profissionais, de 15 diferentes especialidades, atuando em nove serviços de Intervenção Precoce. Na segunda etapa, participaram profissionais de quatro serviços selecionados, que descreveram o uso de variados referenciais teóricos, assim como dificuldades no acesso à formação continuada e conhecimentos científicos que fundamentam as práticas baseadas em evidências. Considerações finais: A formação profissional e o acesso e emprego de referenciais atualizados constituem dificuldades enfrentadas por profissionais no campo da Intervenção Precoce. Dessa forma, verifica-se a importância de promover a qualificação do corpo técnico dos serviços para um trabalho fundamentado em conhecimentos científicos, potencializando a adoção de práticas baseadas em evidências.
- A perspetiva brasileira das ações de intervenção precoce na infânciaPublication . Marini, Bruna Pereira Ricci; Lourenço, Mariane Cristina; Della Barba, PatriciaA Intervenção Precoce (IP) é uma importante ferramenta para prevenção, identificação e intervenção junto às condições que oferecem riscos ao desenvolvimento infantil. Nesse sentido, uma série de recomendações têm sido feitas com vistas ao desenvolvimento das melhores práticas. No entanto, ainda não se pode afirmar que as ações sejam desenvolvidas de uma forma homogênea pelos diferentes países que utilizam esse recurso, o que justifica o investimento na elucidação dos cenários para o melhor direcionamento dos serviços. No Brasil, a escassez de publicações acerca dessa temática, associada à ausência de direcionamentos efetivos para a organização dos serviços têm levado à adoção de práticas que parecem desenvolver-se prioritariamente de forma centrada nas necessidades das crianças, com intervenções pautadas em suas problemáticas e desenvolvidas a partir de um modelo reabilitativo. Nesse contexto, reconhece-se a importância do investimento em produções científicas e sistematização dos materiais já existentes como um ponto de partida para a transformação da realidade atual. Dessa forma, o presente capítulo objetiva apresentar como a IP tem se desenvolvido na perspectiva brasileira, iniciando pelo resgate da trajetória histórica de constituição dos serviços, passando pelas práticas descritas na literatura atual e culminando em um exercício reflexivo acerca das nuances teórico-práticas encontradas nos estudos de intervenção.