Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- Uma cartografia para o intérprete contemporâneo - um lugar entre a formação e a criação coreográficaPublication . Fernandes, João; Xavier, Madalena; Neto, AngeloNo contexto da criação coreográfica contemporânea o intérprete surge como uma figura central, não só, para pensar a materialização da obra coreográfica, como também, modelar os processos criativos. Cada vez mais, é requerido que o intérprete participe ativamente, com a sua singularidade, no pensamento sobre a obra. Esta perspetiva, permite refletir sobre a formação do aluno no seu processo de ensino-aprendizagem no âmbito da educação artística em dança. Desta forma, a experimentação, a singularidade e a heterogeneidade são conceitos basilares para pensar o paradigma da formação do intérprete no campo da dança contemporânea. O presente artigo pretende refletir, a partir das características do intérprete, a articulação da revisão da literatura com as visões de alguns coreógrafos portugueses, de modo a que estas se projetem numa dimensão educativa.
- Aconte-ser: um conceito ativador para uma pedagogia porvir no contexto da aula de técnica de dança contemporâneaPublication . Neto, AngeloA aula de técnica de dança contemporânea, proposta enquanto um lugar de problematização, reflete, de forma imanente, sobre a relação entre os métodos e os processos de criação coreográfica e o processo de ensino-aprendizagem. Este facto enaltece a relação Escola-Mundo enquanto um lugar de pensamento capaz de configurar uma cartografia de aspetos éticos, estéticos e políticos. É neste lugar que este texto pretende promover uma indagação filosófica que explora o potencial de relação, o potencial educativo e como a arquitetura dos processos de ensino-aprendizagem é capaz de se sustentar num plano de conexão com o desconhecido. Partindo do posicionamento deleuziano onde tanto a criação artística como a filosófica produzem pensamento através da criação de conceitos, aconte-ser é, deste modo, um conceito criado para pensar a ativação de uma pedagogia porvir no contexto da aula de técnica de dança contemporânea. Assim, na horizontalidade dos conceitos, o acontecimento Deleuziano é o ponto de coincidência de vários aspetos desenvolvidos no texto propondo um diálogo-paisagem entre educação, criação e investigação. O ensino-aprendizagem é proposto, deste modo, enquanto um processo sustentado numa perspetiva construtivista do conhecimento, em que a aula de técnica de dança contemporânea se torna o lugar da transformação e da experiência.
- Um olhar sobre a criação coreográfica contemporânea no seu potencial educativoPublication . Fernandes, João; Xavier, Madalena; Neto, AngeloPartindo de uma reflexão sobre as práticas coreográficas pretende-se expor o seu potencial no contexto educativo. Reconhecendo como essencial para ambos os processos, o de criação e de ensino-aprendizagem, a capacidade de promover que os seus agentes se posicionem numa direção comum de descoberta. O corpo, como instância inacabada e que se procura singular, encontra neste contexto a possibilidade de se revelar, sendo que os mecanismos de geração de material coreográfico são pensados sob este paradigma. Metodologicamente este artigo sustenta-se num contexto qualitativo que promove a articulação entre a prática artística, pela voz dos coreógrafos, e o diálogo com uma revisão da literatura.