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- Vídeo gráfico em time lapse “Como Fazer um Mind Map”Publication . Pina, Helena FigueiredoO Mind Map é uma ferramenta diagramática desenvolvida por Tony Buzan [consultar, por exemplo: Buzan, T. (2018). Mind map mastery: The complete guide to learning and using the most powerful thinking tool in the universe. Watkins Media Limited.] Sendo uma representação visual, de desenvolvimento radial, o Mind Map baseia-se no modelo associativo natural de ideias. A utilização da versão “manual”, desenhada e colorida, desta ferramenta oferece grande potencial de estímulo criativo. O Vídeo gráfico em time lapse “Como Fazer um Mind Map” foi criado para explicar de forma simples, rápida e apelativa aos estudantes como se utiliza na prática esta ferramenta, explicitando simultaneamente os fundamentos conceituais desta técnica. Utiliza como base o desenho gráfico manual e uma construção passo a passo, com efeito time lapse. Constitui-se como um recurso pedagógico útil na unidade curricular de Laboratório de Criatividade em Publicidade e adequa-se bem ao desenvolvimento de metodologia ativa de ensino-aprendizagem, nomeadamente no modelo de “sala de aula invertida”. Apoia a preparação dos estudantes para a realização de exercícios práticos em sala de aula ou aplicados ao desenvolvimento criativo de projetos. Enquanto recurso pedagógico potencia o interesse e o envolvimento dos estudantes e enriquece a sua experiência de aprendizagem.
- Vídeo tutorial “Fazer um Animatic, utilizando o Power Point (Microsoft Office)”Publication . Pina, Helena FigueiredoUm animatic é uma maquete animada de uma narrativa audiovisual em projeto, em que se apresenta a sequência animada dos frames de um storyboard, podendo incluir igualmente a banda sonora (música, ruídos de sonoplastia, vozes). Facilita a partilha das ideias criativas para uma narrativa audiovisual. O Vídeo Tutorial “Fazer um Animatic, utilizando o Power Point (Microsoft Office) foi criado para explicar de forma simples, rápida e apelativa aos estudantes como podem realizar um animatic eficaz ainda que não dominem ou tenham acesso a software específico de produção e edição de imagem. O power point (Microsoft Office) é disponibilizado como recurso a todos os estudantes do universo IPL. Este tutorial constitui-se como um recurso pedagógico útil na unidade curricular de Ateliê de Escrita Criativa e adequa-se bem ao desenvolvimento de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, nomeadamente no modelo de “sala de aula invertida”. Apoia a preparação dos estudantes no desenvolvimento de projetos práticos de criação de narrativas audiovisuais. Enquanto recurso pedagógico potencia o interesse e o envolvimento dos estudantes e enriquece a sua experiência de aprendizagem.
- Focusing on sustainability: a practical exercise in creativityPublication . Pina, Helena Figueiredo; Silvestre, CláudiaOur daily lives today are a kaleidoscope of circulating images. Souza and Zordan (2020) argue that the proliferation of photographic images causes a certain anesthesia of the senses that greatly influences creative output, making us more prone to act as task executors and less as creators. In a world where environmental consciousness is becoming increasingly urgent, it is imperative to employ creative and participatory approaches to engage individuals in a profound and meaningful manner. Pedagogical methods must therefore strive to incorporate innovative strategies that inspire and motivate young people to actively safeguard the environment. This work presents the result of a creative experience that combines creative writing and photography, directing attention to the theme of sustainability. In the Creative Writing Workshop course, a challenge was proposed to first-year students of the Advertising and Marketing Undergraduate degree at the School of Communication and Media Studies of the Polytechnic Institute of Lisbon, with the university campus and its surroundings as the experiential field. This practical exercise was aligned with the 1st Sustainable Bootcamp of School of Communication and Media Studies (March 8,2024) under the theme of Circular Economy. In this pedagogical approach, the teacher acts as a facilitator, drawing attention to the topic of sustainability and framing it in a familiar environment. By promoting a discovery-based method that encourages creativity and the exploration of diverse perspectives, hands-on learning is fostered. Working in small groups, students are encouraged to observe, listen and feel, reflecting and adapting their sensitive perception of the subject. The process entails spontaneous experimentation, guided by the teacher, ultimately culminating in purposeful rediscovery. By encouraging creativity and active participation, these experiences offer an inspiring approach to engaging people in building a more balanced and healthy world.
- The narratives mag: a place where storiesPublication . Bonacho, Fernanda; Pina, Helena Figueiredo; Pontes, Joana; Souza, Joana; Araújo, SusanaThis communication proposes the presentation of "Revista Narrativas" (Narratives Mag), as an applied and collaborative academic project that aims to nurture a critical and constructive attitude towards the challenges of contemporary culture and explore the singularities of information and media contexts (Pontes and Souza, 2022). Contributing to the construction of "Revista Narrativas" means being able to research, evaluate, and think about writing a complex journalistic text and make it available in a multimedia environment in an interesting, sensible, and intelligent way. For today's young people, digital platforms are meeting places where they can learn, participate, and get deeply involved in innovative ways. This means that the media, and journalism in particular, can be powerful assets for civic and public engagement, the potential of which should be harnessed and explored in academic work with students (Jenkins, 2016, Livingstone, 2016). It is indisputable that the textual and multimedia complexity of today's communication challenges contribute to a media narrative sophistication that should be analysed, worked on, and discussed with those who will be future journalism and communication professionals. It therefore seems appropriate to find applied solutions that offer students the chance to develop skills of autonomy, responsibility, critical thinking, creativity, and participation in their relationship with information (Bonacho, 2021, Pereira, 2013). In this context, "Revista Narrativas" aims to take in different issues of contemporary world that connects to students’ interests and provide resources to recognise, analyse and resist the current formats of superficiality and disinformation. Challenging students' curiosity, questioning issues that concern them, and articulating it with multidisciplinary knowledge between teachers and specialists are necessary and crucial. This magazine proposal integrates both research and education and contributes to a multicultural and inclusive approach, whose experience aims to connect the academy, the community, and the public space.
- Museu da Paisagem: Uma plataforma participativa e geradora de conhecimento, representações e diálogos sobre a paisagemPublication . Pina, Helena Figueiredo; Abreu, João; Centeno, Maria João; Rodrigues, Ricardo PereiraO entendimento coletivo do que designamos por Paisagem advém de áreas do conhecimento tão diversas como a Geografia, Filosofia, Arte, Ecologia ou Comunicação e do que cada indivíduo vai construindo a partir da sua experiência quotidiana. Não sendo a maioria dos indivíduos estudiosos ou especialistas em paisagem, é possível identificar e analisar alguns dos principais construtores de opinião e transformadores do significado de Paisagem. O cinema ficcional, cinema documental, produção televisiva (documentários, ficção e informação), fotografia (através da comunicação social, livros, guias de viagem, campanhas de turismo, exposições, social media, etc.), desenho, ilustração, infografia e outros modos de registo e representação da paisagem contribuem, em conjunto, para a construção desse entendimento coletivo sobre a Paisagem. No projeto de investigação “Narrativas e Experiência do Lugar: Bases para um Museu da Paisagem” foram várias as opções de registo e representação da paisagem utilizadas nos conteúdos de mediação museológica desenvolvidos. Séries de vídeo, fotografia e ilustração contribuíram para diferentes soluções de comunicação criadas no sentido de uma sensibilização e educação para uma cidadania paisagística. O presente artigo propõe apresentar os processos, metodologias e resultados das séries audiovisuais e multimédia desenvolvidos no âmbito do Museu da Paisagem.
- Baralho de cartas “6 chapéus do pensamento”Publication . Pina, Helena FigueiredoO conhecido método dos 6 Chapéus do Pensamento foi desenvolvido por Edward de Bono [consultar, por exemplo: de Bono, E. (2005). Os Seis Chapéus do Pensamento. Pergaminho] sendo uma ferramenta criativa que propõe a organização sequencial do pensamento, separando o tipo de pensamento de acordo com a sua natureza. Cada chapéu colorido representa um determinado enquadramento mental. Através das metáforas o método torna-se fácil de perceber, memorizar e utilizar em reuniões criativas, com bons resultados. O Baralho de Cartas “6 Chapéus do Pensamento” foi especialmente criado para operacionalizar esta ferramenta de criatividade e pensamento lateral, durante o desenvolvimento de exercícios e projetos criativos. As cartas resumem cada uma das abordagens e recordam o objetivo da ferramenta, destinando-se à realização de dinâmicas de trabalho colaborativo. Graficamente, o jogo utiliza uma base de desenho a mão livre, com linhas orgânicas, e uma apresentação que aposta na simplicidade, por forma a contrariar o “excesso” industrial e tecnológico dos nossos dias. Enquanto instrumento, este Baralho de Cartas constitui-se como um recurso pedagógico particularmente útil nas atividades propostas na unidade curricular de Laboratório de Criatividade em Publicidade. Adequa-se bem ao desenvolvimento de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, apelando à dimensão lúdica mas promovendo o foco na tarefa. Enquanto recurso pedagógico potencia o interesse e o envolvimento dos estudantes e enriquece a sua experiência de aprendizagem.
- Board game “Fala Barato”: Challenging the relation with information, media and the otherPublication . Bonacho, Fernanda; Pina, Helena Figueiredo; Araújo, SusanaThis paper intends to discuss the interdisciplinary and creative process of creating the board game “Fala Barato”. More specifically, the work focuses on the ways in which the creation and use of a board game – a toolkit that offers a set of functionalities to stimulate the handling of a range of processes (graphic, communicational, critical thinking) - make available various challenges in board games production that support media and information literacy. The process of creating a non-digital board game issues an incentive for personal communication and interaction with media and information literacy. The board game was developed within the agenda of a national research project - "The World Reading Academy: communication, journalism and I" – whose main objective was to develop communication, selfregulation, and critical thinking competences. Being board games prompts for people to interact, this game proposal impacts in the recognition and resolution of unexcepted situations and development of competences through cross-cultural collaboration. In this article we will describe how students were integrated in the developing phases and choices of “Fala Barato” board game, providing certain affordances to explore collaboration, competition, sharing, and information seeking. This will enable a better understanding of the collaborative work of different kinds of participants and media knowledge but also the difficulties in which the outcome can endure through its associated milieus. This way of thinking board games and the challenges included in the game tasks emphasize forms of creativity, discipline, patience, and analysis of the consequences of speech acts and decision-making, as well as exercising knowledge and memory that are too often underestimated in various accounts of media and information processes
- Conto audiovisual “Cintura de Vénus”Publication . Pina, Helena FigueiredoCintura de Vénus é um conto de ficção que resulta de um exercício narrativo de aplicação dos princípios do storytelling de ficção no âmbito da Escrita Criativa. A apresentação em formato audiovisual desta história constitui-se como um recurso pedagógico útil na unidade curricular de Ateliê de Escrita Criativa. O formato adequa-se bem ao desenvolvimento da uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem, potenciando o interesse e o envolvimento dos estudantes no exercício colaborativo de análise da construção e da significação profunda desta narrativa em ambiente de sala de aula.
- Cintura de VénusPublication . Pina, Helena FigueiredoCintura de Vénus resulta de um exercício narrativo de aplicação dos princípios do storytelling de ficção no âmbito da Escrita Criativa. Integrado numa antologia, é um conto “pouco exemplar” que explora o tema das relações abusivas e alguns dos sinais de alerta, questionando as fantasias românticas alimentadas pela cultura.
- Museu da Paisagem: uma plataforma participativa e geradora de conhecimento, representações e diálogos sobre a paisagemPublication . Abreu, João; Pina, Helena Figueiredo; Centeno, Maria João; Rodrigues, Ricardo PereiraO entendimento coletivo do que designamos por Paisagem advém de áreas do conhecimento tão diversas como a Geografia, Filosofia, Arte, Ecologia ou Comunicação e do que cada indivíduo vai construindo a partir da sua experiência quotidiana. Não sendo a maioria dos indivíduos estudiosos ou especialistas em paisagem, é possível identificar e analisar alguns dos principais construtores de opinião e transformadores do significado de Paisagem. O cinema ficcional, cinema documental, produção televisiva (documentários, ficção e informação), fotografia (através da comunicação social, livros, guias de viagem, campanhas de turismo, exposições, social media, etc.), desenho, ilustração, infografia e outros modos de registo e representação da paisagem contribuem, em conjunto, para a construção desse entendimento coletivo sobre a Paisagem. No projeto de investigação “Narrativas e Experiência do Lugar: Bases para um Museu da Paisagem” foram várias as opções de registo e representação da paisagem utilizadas nos conteúdos de mediação museológica desenvolvidos. Séries de vídeo, fotografia e ilustração contribuíram para diferentes soluções de comunicação criadas no sentido de uma sensibilização e educação para uma cidadania paisagística. O presente artigo propõe apresentar os processos, metodologias e resultados das séries audiovisuais e multimédia desenvolvidos no âmbito do Museu da Paisagem.
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