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- Perceção dos docentes sobre o processo de recolha de dados nas plataformas digitais online em educaçãoPublication . Souza, Joana; Cardoso, AdrianaEste artigo tem como objetivo avaliar a perceção de docentes de 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico e de estudantes a frequentar mestrados que habilitam para a docência relativamente ao processo de recolha de dados nas plataformas digitais usadas em contexto educativo. O estudo assenta numa metodologia de base qualitativa. Para a recolha de dados, recorreu-se à implementação de um processo de focus group, procedendo-se posteriormente à transcrição e análise de conteúdo das sessões. A sessão de focus group organizou-se em torno de duas atividades: uma atividade de reflexão em torno das das plataformas sociais (e.g. Facebook, Instagram ou Spotify) e outra atividade centrada nas plataformas digitais em educação. A análise de conteúdo relativa às duas atividades permitiu identificar as seguintes categorias emergentes: (i) recolha e análise de dados; (ii) objetivos; (iii) questões relacionadas com a privacidade, a vigilância e a ética. Na discussão dos grupos em torno da utilização das plataformas digitais online no ensino, foram mencionadas ainda vantagens e desvantagens do uso de plataformas digitais em educação.
- Perceção dos docentes sobre a utilização de plataformas digitais online em educaçãoPublication . Souza, Joana; Cardoso, AdrianaAvaliar a perceção dos docentes sobre as plataformas digitais online para educação que usam nas suas práticas, nomeadamente ao nível dos processos de recolha, análise e processamento de dados
- Projeto de consolidação de uma comunidade de prática online de partilha de práticas digitaisPublication . Rodrigues, Ricardo Pereira; Souza, Joana; Palma, Nuno; Cardoso, AdrianaNo momento atual, o futuro da educação está a ser equacionado por vários setores da sociedade, sendo importante que as instituições de ensino superior (em particular, as que contemplam na sua missão a formação de professores) dinamizem, em articulação com docentes de outros níveis de ensino, espaços de partilha e reflexão sobre o papel que deve desempenhar a tecnologia digital na reconfiguração dos processos de ensino e aprendizagem. A criação de espaços de reflexão em torno das práticas e da utilização de tecnologias na educação pode ser uma estratégia para aproximar docentes e futuros docentes, integrando-os na discussão das políticas educativas, no âmbito da transição digital no ensino e na discussão em torno da utilização de plataformas sociais na educação e monitorização de dados, para implementação de novas práticas nos processos de ensino e aprendizagem. Esses podem ser também espaços que promovam ações de formação alinhadas com as propostas do DigComp - Quadro Europeu de Referência para a Competência Digital (Lucas & Moreira, 2017), que viabilizem a colaboração entre docentes e futuros docentes para o desenvolvimento de competências digitais e para a criação de recursos educativos digitais abertos e de qualidade. É neste contexto que, no âmbito do projeto Comunidade RED: construção e monitorização de uma plataforma digital de formação, criação, partilha e reflexão, foi criada uma plataforma digital sem fins comerciais, que pretende promover a discussão, a partilha de práticas e o desenvolvimento de competências digitais dos docentes e futuros docentes. Potenciando o investimento que a Escola Superior de Educação tem feito na área das tecnologias digitais ao nível da formação, da criação de recursos educativos digitais e da investigação, esta plataforma visa consolidar a comunidade de prática que tem emergido informalmente a partir da formação de professores ministrada nesta instituição. Neste contexto, observa-se que, findo o período de formação, esta comunidade se tem dispersado, não existindo redes de conetividade eficazes que garantam uma efetiva partilha de experiências e reflexão em torno das práticas digitais em contexto educativo. É a partir da identificação desta lacuna que surge a ideia de criar um espaço virtual que (i) reúna os professores que terminam etapas de formação em torno da utilização de tecnologias na educação, permitindo que estes continuem a refletir e a colaborar; (ii) crie sinergias entre professores que se encontram no ativo e futuros professores em formação. O desenvolvimento da plataforma digital baseia-se nas metodologias utilizadas para o desenvolvimento de projectos multimédia, seguindo em particular os métodos utilizados nos modelos ágeis, que se caracterizam pela organização das fases de desenvolvimento dos projectos em ciclos curtos de protótipo, criação e teste. Especificamente, este projecto adopta o quadro formal do Design Thinking, um método que utiliza um processo interativo centrado no utilizador, orientado para apoiar processos criativos de design, visando a resolução de problemas. Nesta comunicação, propõe-se a apresentação do processo de conceção e desenvolvimento da plataforma digital e das estratégias de comunicação adotadas para a divulgação da plataforma. Lucas, M., & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Universidade de Aveiro.