Loading...
4 results
Search Results
Now showing 1 - 4 of 4
- On the development of textual competence in primary educationPublication . Cardoso, Adriana; Pereira, Susana; Silva, Encarnação; Sousa, OtíliaThe aim of this article is to present the results of an action research project, which has been put into practice in Primary Education. This project was intended to develop students’ textual competence, considering both comprehension and textual production. Our starting hypothesis was that teaching the schematisation of text types, focusing on linguistic devices that underlie text production, would promote the development of textual competence, leading to the production of more coherent and cohesive texts. In order to test this hypothesis we implemented the project in three phases. First, before the intervention, we collected texts produced by the students. Secondly, we implemented a didactic program designed to develop students’ textual competence. Lastly, after the intervention, we collected students’ texts once again. Data was analyzed according to categories that confer cohesion and coherence to different types of texts. Narrative, descriptive, and explanatory texts were assessed in terms of 1) building an autonomous text; 2) hierarchisation of information, and 3) textual organisation. Overall, results indicate that students developed their text conceptualisations, their understanding of the different structures of texts, and produced better writing. Indeed, their written work shows a marked progression from the beginning of the intervention program to the end of the program.
- Da língua em funcionamento ao funcionamento da línguaPublication . Sousa, Otília; Cardoso, AdrianaEnquanto tutoras da disciplina de Intervenção Educativa de cursos de Formação Inicial de Professores temos assistido...
- Desenvolver competências em língua: percursos didácticosPublication . Cardoso, Adriana; Sousa, OtíliaEste livro destina-se a professores, investigadores, estudantes, enfim, todos aqueles que pretendam reflectir acerca do ensino da língua. Algumas das questões que subjazem à elaboração deste livro são: Como promover o desenvolvimento de competências em língua? Como levar os professores a promoverem esse desenvolvimento? Neste livro, pretende-se dar uma contribuição para o entendimento destas questões, através da apresentação de percursos didácticos que visam o desenvolvimento de competências em língua no mundo oral, no modo escrito e no conhecimento explícito. Estes percursos destinam-se a alunos do 1.º/2.º Ciclos do Ensino Básico e foram experimentados em contextos de sala de aula, no âmbito do Programa Nacional do Ensino do Português (PNEP) na área de Lisboa. Enquadrando-se no novo paradigma de ensino orientado por competências, estes percursos visam promover o desenvolvimento de competências, demarcando-se de práticas muito centradas em conteúdos e orientadas por objectivos descontextualizados, que organizam o saber de forma atomística.
- Compreensão na leitura num manual de estudo do meioPublication . Teresa, Costa; Sousa, Otília; Cardoso, AdrianaA aquisição de competências ao nível da compreensão na leitura apresenta-se, cada vez mais, como o caminho para chegar ao conhecimento. O tipo de texto que se assume como o meio privilegiado de acesso ao conhecimento é o texto expositivo. Como tal, é importante que os textos a que os alunos têm acesso diariamente na sala de aula (nomeadamente, os textos dos manuais) sejam adequados ao desenvolvimento dessas competências. Neste estudo,analisaram-se os textos expositivos do manual de Estudo do Meio do 4.º ano mais adotado em Portugal no ano letivo 2010/2011. Em concreto, apurou-se a percentagem de textos expositivos existentes no manual, analisou-se a sua estrutura (Meyer, 1985), o tipo de questões que os acompanham, bem como as relações entre as perguntas e as respostas (Raphael, 1986, cit. em Giasson, 2000). O manual foi ainda analisado à luz do que é preconizado pelos documentos oficiais do Ministério da Educação.