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Advisor(s)
Abstract(s)
The aim of this article is to present the results of an action research project, which has been
put into practice in Primary Education. This project was intended to develop students’ textual competence,
considering both comprehension and textual production. Our starting hypothesis was that teaching
the schematisation of text types, focusing on linguistic devices that underlie text production, would promote
the development of textual competence, leading to the production of more coherent and cohesive
texts. In order to test this hypothesis we implemented the project in three phases. First, before the intervention,
we collected texts produced by the students. Secondly, we implemented a didactic program designed
to develop students’ textual competence. Lastly, after the intervention, we collected students’ texts
once again. Data was analyzed according to categories that confer cohesion and coherence to different
types of texts. Narrative, descriptive, and explanatory texts were assessed in terms of 1) building an
autonomous text; 2) hierarchisation of information, and 3) textual organisation. Overall, results indicate
that students developed their text conceptualisations, their understanding of the different structures of
texts, and produced better writing. Indeed, their written work shows a marked progression from the beginning
of the intervention program to the end of the program.
RESUMO. O objectivo deste artigo é apresentar os resultados de um projecto de investigação-acção posto em prática no ensino básico. Este projecto pretendia desenvolver a competência textual dos alunos, em termos de compreensão e de produção de textos. A nossa hipótese inicial era a de que o ensino da esquematização de tipos de texto centrada nas marcas linguísticas subjacentes à produção textual promoveria o desenvolvimento da competência textual, levando à produção de textos mais coerentescoesos. Para testar esta hipótese, implementámos o projecto em três fases. Primeiro, antes da intervenção, coligimos textos produzidos pelos alunos. Numa segunda fase, implementámos um programa didáctico destinado a desenvolver a competência textual dos alunos. Finalmente, após a intervenção, voltámos a coligir textos dos alunos. Os dados foram analisados de acordo com uma categorização que confere coesão e coerência a diferentes tipos de texto. Os textos narrativos, descritivos e explicativos foram avaliados em termos de 1) construção de um texto autónomo; 2) hierarquização da informação, e 3) organização textual. De uma maneira geral, os resultados indicam que os alunos desenvolveram as suas conceptualizações textuais e o seu conhecimento sobre as diferentes estruturas textuais, e produziram textos melhores. De facto, os seus trabalhos escritos evidenciam um progresso evidente do início para o fim do programa de intervenção.
RESUMO. O objectivo deste artigo é apresentar os resultados de um projecto de investigação-acção posto em prática no ensino básico. Este projecto pretendia desenvolver a competência textual dos alunos, em termos de compreensão e de produção de textos. A nossa hipótese inicial era a de que o ensino da esquematização de tipos de texto centrada nas marcas linguísticas subjacentes à produção textual promoveria o desenvolvimento da competência textual, levando à produção de textos mais coerentescoesos. Para testar esta hipótese, implementámos o projecto em três fases. Primeiro, antes da intervenção, coligimos textos produzidos pelos alunos. Numa segunda fase, implementámos um programa didáctico destinado a desenvolver a competência textual dos alunos. Finalmente, após a intervenção, voltámos a coligir textos dos alunos. Os dados foram analisados de acordo com uma categorização que confere coesão e coerência a diferentes tipos de texto. Os textos narrativos, descritivos e explicativos foram avaliados em termos de 1) construção de um texto autónomo; 2) hierarquização da informação, e 3) organização textual. De uma maneira geral, os resultados indicam que os alunos desenvolveram as suas conceptualizações textuais e o seu conhecimento sobre as diferentes estruturas textuais, e produziram textos melhores. De facto, os seus trabalhos escritos evidenciam um progresso evidente do início para o fim do programa de intervenção.
Description
Keywords
Text types Narrative Descriptive texts Explanatory texts Textual competence Portugal Tipos de texto Textos narrativo Competência textual Textos descritivos textos explicativos
Citation
Cardoso, A., Pereira, S., Silva, E., & Sousa, O. (2009). On the development of textual competence in primary education. L1 – Educational Studies in Language and Literature, 9(4), 63-86.
Publisher
International Association for the Improvement of Mother Tongue Education