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- “Se esta rua fosse minha”. Propostas de intervenção em espaço urbano, no cruzamento das artes plásticas e do designPublication . Antunes, Sandra Pereira; Pereira, Teresa Matos“Se esta rua fosse minha” foi o mote para o desenvolvimento de um processo de trabalho com estudantes de artes visuais e tecnologias, como forma de introduzir a investigação em arte e design baseada na prática e guiada pela prática (practice-based e practice-led research). Como ponto de partida, assumiu-se uma intervenção em espaço urbano. A realização de uma cartografia do território, que incluiu formas participadas de diagnóstico, propostas de atuação e intervenção, constituíram etapas definidas para a ideação deste projeto. Por esta via, os estudantes propuseram formas de atuação baseadas na prática artística, na prática do design ou na interligação entre ambas as áreas. O presente artigo dá conta dos processos de trabalho e dos resultados deste projeto, considerando as suas vantagens, contingências e limites. Procura, finalmente, servir como ponto de reflexão acerca das ligações entre escola, comunidade e participação cívica na formação de futuros profissionais, nas áreas das artes visuais, do design ou da educação artística.
- Museu como dispositivo de investigação em arte e design baseada na práticaPublication . Pereira, Teresa Matos; Antunes, Sandra Sofia PereiraO presente texto dá conta dos princípios, do processo investigativo e de alguns entre os resultados apurados no âmbito da Unidade Curricular de Estudos de Arte e Design, do curso de Artes Visuais e Tecnologias da Escola Superior de Educação de Lisboa. Assumiu-se como contexto de trabalho o Museu Nacional de Etnologia, tendo sido lançadas aos estudantes as seguintes questões iniciais: “Que significados os do Museu?” e “De que modo pode, ou não, o Museu fomentar ou condicionar investigação em Arte e em Design?”. Da visita ao espaço museológico e das primeiras sessões coletivas de discussão em sala de aula, emergiram problemáticas que informaram o desenrolar, amadurecimento e conceção dos projetos desenvolvidos pelos estudantes. Destes optámos por trazer os que tomaram corpo no círculo do design, demonstrativos de abordagem onde o objeto é documento cultural material, constituído e constituindo-se ação cultural.