Loading...
1 results
Search Results
Now showing 1 - 1 of 1
- Os subprocessos do processo de escrita: programa de intervenção para aprendizagem do texto expositivoPublication . Rodrigues, Marta; Gonçalves, Carolina; Silva, EncarnaçãoNeste texto, apresenta-se um estudo sobre o impacto que o ensino explícito e sistemático do processo de escrita e dos seus subprocessos: a planificação, a textualização, a revisão e a edição têm na qualidade de textos expositivos produzidos por alunos de 4.º ano de escolaridade, em Portugal. Foi desenvolvida uma interven-ção no sentido de ensinar explicitamente estes subprocessos, aplicados aos textos expositivos. O desenho investigativo contemplou um diagnóstico da situação através da realização de um pré-teste; uma intervenção didática, visando implementar um conjunto de sequências didáticas em que a dimensão processual da escrita era objeto de ensino explícito; e, por último, a realização de um pós-teste para avaliar o impac-to da intervenção na qualidade dos textos. Constata-se que, a partir de uma análise mista dos pré e pós-testes, houve uma progressão do grupo experimental, no que se refere à interiorização da dimensão processual da escrita e à qualidade dos textos.