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- O projeto Eco-sensors4Health na formação docente: Os sensores na sensibilização para a saĆŗde ambientalPublication . Silva, Maria JoĆ£o; Caseiro, Ana; Rodrigues, Margarida; Valente, Bianor; Melo, Nuno; Almeida, António; Nunes, ClarisseO projeto de investigação Eco-sensors4Health tem como objetivo o uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) do quotidiano, como os sensores, na criação de ambientes saudĆ”veis e sustentĆ”veis na escola. Complementarmente, o projeto de investigação TEL@FTELab (Technology Enhanced Learning@Future Teacher Education Lab) investiga como uma formação enriquecida com tecnologia pode melhorar a preparação docente. A investigação apresentada neste artigo foi desenvolvida no contexto destes dois projetos e criou um conjunto de cenĆ”rios pluridisciplinares de aprendizagem para promover a sensibilização para a saĆŗde ambiental, atravĆ©s do uso de sensores na formação docente. Os referidos cenĆ”rios centramse em diversas dimensƵes da saĆŗde ambiental das escolas, como o som e a qualidade do ar (atravĆ©s da concentração de dióxido de carbono no ar). A avaliação do uso dos sensores para explorar estas dimensƵes da saĆŗde ambiental da escola tornou possĆvel validar os cenĆ”rios de aprendizagem e perspetivar prĆ”ticas pluridisciplinares dos/as futuros/as docentes no empoderamento das crianƧas para eco-inovarem em saĆŗde ambiental.
- Utilizar eco-sensores na exploração da saĆŗde ambiental: Das salas de aula ao espaƧo exterior na formação docentePublication . Silva, Maria JoĆ£o; Caseiro, Ana; Rodrigues, Margarida; Valente, Bianor; Melo, Nuno; Almeida, António; Nunes, MariaA investigação apresentada neste artigo desenvolveu um conjunto de cenĆ”rios pluridisciplinares de aprendizagem para promover a exploração da saĆŗde ambiental na formação docente, utilizando eco-sensores em diversos espaƧos interiores e exteriores Ć escola. Os referidos cenĆ”rios centram-se em diversas dimensƵes da saĆŗde ambiental das escolas, como o som e a qualidade do ar, especificamente a concentração de dióxido de carbono no ar. A avaliação do uso dos sensores para explorar estas dimensƵes da saĆŗde ambiental da escola tornou possĆvel validar prĆ”ticas pluridisciplinares de utilização dos sensores em saĆŗde ambiental na formação docente inicial e perspetivar prĆ”ticas dos/as futuros/as docentes no empoderamento das crianƧas, para eco-inovarem em saĆŗde ambiental.