Loading...
1 results
Search Results
Now showing 1 - 1 of 1
- A prática do yoga como estratégia para a melhoria do desempenho técnico e artístico no contexto das aulas de dança contemporânea, com as alunas do 5º Ano do curso básico de Dança da Escola Vocacional de Dança das Caldas da RainhaPublication . Inácio, Sofia; Bentes, AméliaEste trabalho surgiu como impulsionador da prática do yoga no contributo da melhoria técnica e artística nas aulas de Técnica de Dança Contemporânea, das alunas do 5º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha. A pertinência do estudo manifestou-se ao observar a fragilidade emocional que os alunos finalistas do Curso Básico de Dança revelam, aquando da conclusão do 3º ciclo de estudos académicos e artísticos. Este estudo reflete a preocupação no desenvolvimento das estratégias de articulação entre o Hatha Yoga e a Técnica Dança Contemporânea, no sentido do fortalecer tecnicamente as alunas de dança e na procura da verdade em cada aluna, enquanto intérprete do ensino artístico especializado. Recorreu-se a estratégias de convergência e articulação entre duas técnicas somáticas que permitiram despertar nas alunas, a tomada de consciência das suas próprias valências, qualidades e potencialidades enquanto intérpretes de dança contemporânea. Apresentou-se propostas de utilização de uma metodologia com base na investigação-ação, apoiada numa investigação qualitativa, com uso do registo em vídeo, de diários de bordo, grelhas de observação, questionários e conversas com o grupo de trabalho. O clima de confiança e partilha entre colegas e professora foi globalmente proporcionado no sentido da recolha de dados reais correspondentes à verdade. A pesquisa e posterior análise dos resultados, correspondeu aos objetivos propostos e representou um papel fulcral na interpretação da evolução das diferentes fases do estágio. A Observação Estruturada; Participação Acompanhada e Lecionação Supervisionada, decorreram no período da implementação do trabalho com as estudantes, respeitando o plano educativo e conteúdos programáticos da disciplina de TDCont.. A conclusão refletiu a avaliação dos resultados e possibilitou concluir que a prática do Yoga contribuiu para a melhoria do desempenho técnico e artístico das alunas