Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- Arte e Matemática: Pontes possíveis, caminhos desejáveisPublication . Loureiro, Cristina; Guerra, CecíliaEsta comunicação apresenta um projeto de investigação/ação cujo principal objetivo é o estudo da ligação entre a Matemática e a Educação Artística/Expressão Plástica, através da realização de experiências de aprendizagem. O projeto tem as suas raízes em dinâmicas de trabalho realizadas maioritariamente no Pré-Escolar, bem como numa reflexão acerca das mesmas. Uma das experiências foi realizada num trabalho de mestrado, as outras desenvolvidas no âmbito da unidade curricular Arte e Matemática do mestrado de Educação Artística e ainda em ações de formação de matemática. A reflexão sobre essas experiências permitiu identificar como pontos fortes: a adesão dos professores e educadores envolvidos nas formações às tarefas exploradas; a adesão das crianças às tarefas experimentadas; a identificação de aprendizagens significativas a partir das atividades realizadas. Após esta primeira fase, que se constitui como um estudo exploratório, o projeto inicia-se com a realização de uma ação de formação que permitirá alargar a equipa de experimentadores e a integração de alguns deles na equipa do projeto.
- Contributos para uma interdisciplinaridade entre Matemática e Literacia VisualPublication . Loureiro, Cristina; Guerra, Cecília; Castro, Sílvia; Pereira, Teresa MatosEsta comunicação está integrada no projeto MARTE1618 cujo principal objetivo é o estudo da ligação entre a Matemática e a Educação Artística/Expressão Plástica, através da realização de experiências de aprendizagem. Este projeto de investigação/ação iniciou-se com a realização de uma ação de formação para educadores de infância e professores do 1.º ciclo do Ensino Básico, sendo estes formandos os responsáveis pelas experiências a realizar com crianças. As questões de investigação estão orientadas para a caracterização das tarefas utilizadas nas experiências realizadas, para a identificação de conteúdos de ensino trabalhados, bem como para a caracterização das experiências e das condições em que decorrem. A primeira edição da formação reforçou o interesse de desenvolver a componente de investigação do projeto e proporcionou contributos para continuar a ação formativa a dois níveis, realizando futuras ações de continuidade com os mesmos formandos e de replicação com novos formandos. No que diz respeito à componente de investigação, destaca-se a necessidade de melhorar os seus objetivos e de ampliar as linhas de fundamentação teórica do projeto. Este projeto está também ligado à unidade curricular de Arte e Matemática do Mestrado de Educação Artística. A equipa de investigação do projeto integra especialistas de Educação Matemática e de Artes Visuais da ESE e uma educadora de infância que colabora com a instituição.
- Interdisciplinaridade entre Matemática e Educação Artística VisualPublication . Loureiro, Cristina; Regatão, José Pedro; Pereira, Teresa MatosNesta comunicação apresentaremos o resultado de algumas experiências do projeto MARTE1618.