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  • Focusing on sustainability: a practical exercise in creativity
    Publication . Pina, Helena Figueiredo; Silvestre, Cláudia
    Our daily lives today are a kaleidoscope of circulating images. Souza and Zordan (2020) argue that the proliferation of photographic images causes a certain anesthesia of the senses that greatly influences creative output, making us more prone to act as task executors and less as creators. In a world where environmental consciousness is becoming increasingly urgent, it is imperative to employ creative and participatory approaches to engage individuals in a profound and meaningful manner. Pedagogical methods must therefore strive to incorporate innovative strategies that inspire and motivate young people to actively safeguard the environment. This work presents the result of a creative experience that combines creative writing and photography, directing attention to the theme of sustainability. In the Creative Writing Workshop course, a challenge was proposed to first-year students of the Advertising and Marketing Undergraduate degree at the School of Communication and Media Studies of the Polytechnic Institute of Lisbon, with the university campus and its surroundings as the experiential field. This practical exercise was aligned with the 1st Sustainable Bootcamp of School of Communication and Media Studies (March 8,2024) under the theme of Circular Economy. In this pedagogical approach, the teacher acts as a facilitator, drawing attention to the topic of sustainability and framing it in a familiar environment. By promoting a discovery-based method that encourages creativity and the exploration of diverse perspectives, hands-on learning is fostered. Working in small groups, students are encouraged to observe, listen and feel, reflecting and adapting their sensitive perception of the subject. The process entails spontaneous experimentation, guided by the teacher, ultimately culminating in purposeful rediscovery. By encouraging creativity and active participation, these experiences offer an inspiring approach to engaging people in building a more balanced and healthy world.
  • Os desafios do jornalismo de dados
    Publication . Silvestre, Cláudia; Pina, Helena Figueiredo; Araújo, Susana
    Numa sociedade orientada por dados, é cada vez mais premente saber extrair conhecimento a partir de bases de dados de grande dimensão, em particular de informação numérica. Daí a importância do ensino da estatística (Spiegelhalter, 2010). Contudo, ensinar estatística pode ser um desafio principalmente quando se lida com pessoas que não se sentem confortáveis em trabalhar com números (Kashyap & Bhaskaran, 2020), como acontece com grande parte dos estudantes da área da comunicação. Com os exemplos que apresentamos, que mostram como a Estatística tem sido usada na área do jornalismo, por professores e alunos, esperamos contribuir para ajudar a vencer este desafio.
  • A revolução dos dados: um desafio para o jornalismo
    Publication . Silvestre, Cláudia; Pina, Helena Figueiredo
    Com o advento dos computadores e das novas tecnologias a quantidade de dados armazenada e processada é cada vez maior. O acesso a este grande volume de dados tem provocado grandes alterações na forma como vivemos, trabalhamos e pensamos. Também tem influenciado tanto o modelo de negócio quanto a produção e a comunicação de notícias. No caso particular do jornalismo, surge o desafio de comunicar dados de maneira acessível, sem comprometer o rigor. Este trabalho reflete sobre o Jornalismo de Dados em Portugal, com foco no ensino, e inclui um estudo empírico com o intuito de avaliar a perceção e o interesse de estudantes de Jornalismo.
  • Os desafios do jornalismo de dados
    Publication . Silvestre, Cláudia; Pina, Helena Figueiredo; Araújo, Susana
    Numa sociedade orientada por dados, é cada vez mais premente saber extrair conhecimento a partir de bases de dados de grande dimensão, em particular de informação numérica. O jornalismo, profissão em constante mudança, tem-se adaptado a esta nova realidade. Atualmente, nas redações de grande dimensão podemos encontrar profissionais na área da infografia e do jornalismo de dados. O jornalista, com a sua capacidade para escrutinar e movido por uma curiosidade inesgotável, tem requisitos fundamentais para dar vida aos números. Mas, para tal precisa ter conhecimentos estatísticos, o que não é muito frequente em profissionais desta área. Esta é uma necessidade premente, dado que a complexidade das bases de dados disponíveis exige competências técnicas, na área da Estatística, para que os dados possam ser examinados com rigor. Só assim o jornalista poderá usar a potencialidade dos dados para compreender melhor as questões sociais, políticas e económicas, bem como comunicar essa informação através duma narrativa clara e rigorosa. Embora a Estatística esteja presente nos cursos de Comunicação, geralmente os jornalistas de dados consideram-se autodidatas. O que evidencia a necessidade do ensino da Estatística mais direcionado para esta área. Neste trabalho, pretendemos apresentar como a Estatística pode ser usada ao serviço do Jornalismo, apresentando alguns exemplos do trabalho desenvolvido na Escola Superior de Comunicação Social. E o que pretendemos fazer com o objetivo de capacitar os estudantes a investigar, analisar e visualizar dados numéricos de maneira eficaz, possibilitando a identificação de tendências e a criação de narrativas envolventes baseadas em evidências sólidas.
  • A MOOC on data journalism: the beginning of a journey into data
    Publication . Silvestre, Cláudia; Bonacho, Fernanda; Araújo, Susana; Pina, Helena Figueiredo
    Data journalism is still an area worth investing in, both in newsrooms and in the curricula of communication and media courses in general, and journalism courses in particular. While it is true that journalists have always worked with quantitative data, the current volume of data available requires expert skills to rigorously examine and filter them, contributing to a better and critical understanding of social, political, and economic issues in our society. Additionally, these skills are essential for effectively communicating information through a clear and rigorous visual narrative, which may also require knowledge in the field of visual communication. To address this gap, we have chosen to develop a Massive Open Online Course (MOOC) that serves as an introduction to data journalism. This MOOC can be beneficial for communication students, especially those studying journalism, as well as professionals seeking training in this field. The choice of a MOOC is driven, on the one hand, by the need for digital pedagogical resources in education, particularly in many higher education institutions. On the other hand, a MOOC allows more people to access this training and knowledge regardless of their learning pace, availability, age, or geographic location. Meanwhile, we are also contributing to the Sustainable Development Goals (SDGs) of the Agenda 2030, specifically Goal 4, which aims to "ensure inclusive and equitable quality education and promote lifelong learning opportunities for all." In this paper, whilst justifying the choice for this learning tool, we will also present the underlying framework for the creation of this data journalism MOOC, which was based on a pedagogical approach grounded in a web-based personalized learning model.
  • A revolução dos dados: um desafio para o jornalismo
    Publication . Silvestre, Cláudia; Pina, Helena Figueiredo
    Com o advento dos computadores e das novas tecnologias a quantidade de dados armazenada e processada é cada vez maior. O acesso a este grande volume de dados tem provocado grandes alterações na nossa sociedade, nomeadamente na forma como vivemos, trabalhamos e pensamos (Mayer-Schönberger & Cukier, 2013). Também têm influenciado tanto o modelo de negócio quanto a produção e a comunicação de notícias. Podemos dizer que atualmente vivemos numa sociedade orientada por dados (data-driven society), onde estes desempenham um papel crucial na tomada de decisão nas mais diversas áreas, como por exemplo, no meio político, empresarial ou social. Neste trabalho pretendemos fazer uma reflexão sobre o panorama do jornalismo de dados ou jornalismo orientado por dados (data-driven journalism) em Portugal, centrada numa perspetiva do ensino do jornalismo. Para avaliar a perceção quanto à pertinência desta área de especialização do jornalismo faremos também um estudo empírico com estudantes matriculados na licenciatura em Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social. Através da análise dos resultados iremos fornecer informação útil para tomar decisões futuras relacionadas com a oferta de cursos e programas de formação na nossa instituição que também poderá ser usada por outras instituições de ensino superior. Desta forma, esperamos contribuir para a constante adaptação do ensino de jornalismo.