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- De 25 de Abril de 1974 às primeiras décadas do novo milénio: os últimos 40 anos da fotografia de imprensa em PortugalPublication . Cardoso Lopes, FátimaA história do fotojornalismo em Portugal, ao longo do século XX, é pontuada por alguns fenómenos de valorização da fotografia, mas esta editoria só conseguiu impor a sua posição e ponto de vista, de forma mais generalizada, na rotina de produção jornalística e na escolha editorial das imagens, nas décadas de 80 e 90. Desde o início do século até ao 25 de Abril de 1974, os momentos em que a imagem de imprensa sobressaiu foram casuais e mais relacionados com o impacto de certos meios de comunicação e carisma de alguns protagonistas do que propriamente com a existência de uma cultura jornalística que tinha consciência da importância informativa da imagem, posicionando-a ao mesmo nível do texto e do grafismo.
- O jornalismo visual em Portugal: contributos para uma históriaPublication . Lopes, Anabela de Sousa; Duarte, Assuncao Goncalves; Cardoso Lopes, Fátima; Godinho, Jacinto; Coutinho, Manuel Carvalho; Mata, Maria J.Este livro reúne contributos resultantes de investigações realizadas no âmbito do projeto Para uma História do Jornalismo em Portugal (FCT- -PTDC/COM-JOR/28144/2017). Na primeira parte, tenta-se perceber como é que as imagens ocupam as páginas dos títulos mais relevantes da imprensa ilustrada, no período que medeia entre o fim da I República e os primeiros anos do Estado Novo (1926-1940), fortemente marcado pela censura, e de que modo o trabalho dos fotógrafos traduz o contexto político e as condições de exercício da profissão, na época. No 25 de Abril de 1974, qual foi o papel exercido pelos fotógrafos ao serviço de jornais e revistas, que transformações enfrentaram as editorias de foto- grafia na pós -revolução, com o aparecimento de alguma imprensa inspi- rada nas principais publicações europeias, e como tem evoluído o fotojornalismo nacional até ao presente.
- Cesário BorgaPublication . Cardoso Lopes, Fátima; Barbosa, Paulo Alexandre Rosa AmorimCesário Borga Martins nasceu a 27 de novembro de 1944, na freguesia de Lapas, Torres Novas, onde frequentou a Escola Comercial. Começou a trabalhar muito jovem e, aos 16 anos, o emprego como dirigente da associação Juventude Operária (JO) conduziu-o a Lisboa. Em 1964, iniciou a colaboração à peça com a revista Flama, na qual se manteve durante quatro anos, ao mesmo tempo que frequentava o liceu Camões. Prestou serviço militar, em 1968, seguindo para Moçambique, durante a Guerra Colonial. Em 1970, regressou do Ultramar e ingressou no jornal A Capital. Dois anos depois, seguiu para o Diário de Lisboa, redação onde viveu o 25 de Abril de 1974.
- Fotojornalismo: o equilíbrio entre o mundo interior e exteriorPublication . Cardoso Lopes, FátimaExercer fotojornalismo corresponde à atividade de contar uma história ou representar visualmente um acontecimento, com todas as especificardes e complexidades que comunicar com imagem comporta. Não se trata, naturalmente, de uma especialidade, mas sim de uma linguagem orientada pelos princípios de objetividade e rigor, pelas convenções do jornalismo, sem prescindir do olhar subjetivo do fotógrafo, da sua capacidade de interpretar e seleccionar.
- A fotografia documental na imprensa portuguesa: o real e o verosímilPublication . Cardoso Lopes, FátimaPor mais consciência que o fotógrafo tenha da necessidade de ser objetivo e de retratar a verdade do acontecimento, pessoa ou lugar, a fotografia de imprensa é sempre a perspetiva de alguém que escolhe fragmentos da realidade para reportar ou documentar uma notícia. Apesar de ser um ato seletivo, onde interfere as experiências individuais do seu autor, a fotografia usufrui da condição de verosimilhança. O observador, com um olhar ingénuo e sem adotar uma atitude crítica perante a mimese do real, recebe a imagem como sendo a prova irrefutável de um momento que o texto não consegue autentificar. Descobrir a ontologia da fotografia documental e fotojornalística no contexto da imprensa portuguesa, que papel lhe tem sido atribuído e como é que os fotógrafos veem o próprio ato fotográfico são algumas das reflexões presentes nestas páginas. Acima de tudo, este livro revela se a confiança que o público deposita na imagem jornalística lhe é merecida.
- Horacio VillalobosPublication . Cardoso Lopes, Fátima; Barbosa, Paulo Alexandre Rosa AmorimHoracio Villalobos iniciou a carreira como fotógrafo em 1965, no jornal El Dia, de La Plata, Argentina, cidade onde nasceu a 1 de janeiro de 1946. Frequentou a licenciatura em Física, só que, consequência do ambiente hostil gerado pela ditadura, após o Golpe de Estado de 1966, acabou por desistir da universidade para continuar no jornalismo. Em 1972, mudou-se para Buenos Aires, altura em que recebeu a primeira bolsa atribuída pela Inter American Press Association a um fotojornalista ibero americano para estudar no mestrado em fotojornalismo, na Universidade do Missouri, em Columbia, EUA.