ESML - Teses de Doutoramento
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Recent Submissions
- A ingerência do conhecimento explícito no conhecimento tácito: a técnica Alexander e a prática e ensino da flautaPublication . Soares, Pedro José Peres Couto; Correia, Jorge Salgado CastroO presente trabalho é o resultado duma investigação heurística sobre os efeitos do estudo da Técnica Alexander (TA) na prática e no ensino da flauta. Submeti-me a uma centena de aulas de Técnica Alexander e procedi a uma análise reflexiva da minha aprendizagem e prática individual e pedagógica, registando a sua evolução através da progressiva incorporação dos princípios e metodologias daquela técnica. A primeira parte descreve os princípios e procedimentos da TA enquadrando-a na problemática das relações entre conhecimento tácito e explícito, nos processos de controlo motor voluntário e involuntário, e na eficácia e eficiência dos automatismos neuromusculares. A segunda parte constitui a descrição e análise do processo transformador catalisado pelo estudo da TA: modificações na coordenação muscular; na técnica respiratória; no empunhar da flauta e na preparação para a emissão da primeira nota, e na relação entre o equilíbrio do instrumento e o movimento dos dedos. Vários procedimentos e exercícios desenvolvidos para a resolução de problemas pessoais são apresentados justificando a sua eficácia. A TA não proporciona apenas alterações na coordenação muscular mas pode modificar os processos mentais. Por isso alguns princípios para uma organização eficiente da prática são discutidos e concretizados nalguns exercícios que promovem maior variabilidade, alternância entre análise e integração e clareza na concepção do gesto técnico-musical. Por último, a evolução da minha abordagem pedagógica, incorporando procedimentos inspirados na TA e desenvolvidos ao longo da investigação são ilustrados com alguns alunos. A tese argumenta que a TA pode desempenhar um papel fundamental na melhoria do desempenho dum músico e revela-se uma ferramenta pedagógica que merece ser explorada mais sistematicamente num ensino mais baseado numa experimentação guiada que promova uma maior autoconsciência dos processos neuromusculares do que na instrução prescritiva e explícita.
- Leonel Duarte Ferreira (1894-1959) : vida e obra musicalPublication . Jerónimo, Manuel de Jesus da Conceição; Doderer, Gerhard OttoA presente tese apresenta, em primeiro lugar, uma redacção crítica da biografia de Leonel Duarte Ferreira, com especial enfoque no seu percurso artístico e no seu exercício de actividades enquanto instrumentista, professor, maestro, transcritor e compositor. Em segundo lugar, exibe-se um estudo da sua técnica de composição com a descrição das características da sua linguagem artística. Por último, segue-se um inventário com a catalogação e avaliação de todo o seu legado, contemplando a sua actividade como compositor e transcritor de obras maioritariamente escritas para Banda, Orquestra de Saxofones, Coro com Banda e Canto com Orquestra de Saxofones. O percurso metodológico contemplou a consulta bibliográfica relativamente às bandas filarmónicas e ao passado das associações do Concelho de Almada, a recolha exaustiva de referências nos meios de comunicação social, rádio e imprensa local, a investigação em acervos e arquivos históricos e/ou musicais de colectividades civis e militares onde ocorreu o exercício da sua actividade e a entrevista a familiares, colegas e amigos. A sua biografia é precedida de uma exposição sobre a Academia de Instrução e Recreio Familiar Almadense, visando contextualizar a actividade de Leonel Ferreira e possibilitar, enquanto estudo de caso, um olhar sobre a estrutura e funcionamento das “sociedades populares”, berços das bandas filarmónicas. A produção musical de Leonel Duarte Ferreira, tal como verificada entre 1907 e 1955, compreende 64 obras originais e 125 transcrições de obras de outros autores portugueses e estrangeiros, destinadas aos grupos que costumavam actuar sob a sua direcção artística. Por força da quase ausência de estudos sobre esta temática, bem como pela inexistência de edições modernas de repertório português composto para estes agrupamentos (Banda, Orquestra de Saxofones, Coro com Banda e Canto com Orquestra de Saxofones), o presente estudo da actividade de Leonel Duarte Ferreira na sua qualidade de intérprete, director artístico e compositor/transcritor projecta nova luz sobre os intérpretes e mestrescompositores de bandas filarmónicas na primeira metade do século XX.