ESTeSL - Materiais Pedagógicos
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- Anatomia do sistema nervosoPublication . Pires, JoanaConteúdos programáticos: sistema nervoso central e sistema nervoso periférico; áreas cerebrais do sistema nervoso central; funções áreas centrais do sistema nervoso central; lesões.
- Artefactos: exercíciosPublication . Pires, JoanaArtefacto cardíaco (ECG, pulso, pacemaker, pestanejo, palpebral, movimentos verticais/horizontais, movimentos oculares lentos, contração muscular, deglutição, mastigação). Artefacto de movimento (embalo, chuchar, soluços), de sudação, de respiração, de interferência elétrica, de elétrodo, ponte de gel, de estática, de telemóvel.
- Autoridade é construída e contextualPublication . Sanches, Tatiana; Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos; Association of College & Research LibrariesOs recursos de informação refletem a experiência e a credibilidade dos seus criadores e são avaliados com base na necessidade de informação e no contexto em que a informação será usada. A autoridade é construída na medida em que várias comunidades podem reconhecer diferentes tipos de autoridade. É contextual na medida em que a necessidade de informação pode ajudar a determinar o nível de autoridade necessário.
- Bases fundamentais da neurofisiologiaPublication . Pires, JoanaConteúdos programáticos: neurónio e sinapse; membranas e potenciais de membrana; origem da atividade elétrica cerebral; EEC, a origem; estruturas do encéfalo (cérebro, tronco cerebral, cerebelo), conexões entre as áreas corticais.
- Caderno de prática laboratorial de ortópticaPublication . Poças, Ilda Maria; Camacho, Carolina; Marques, Eduarda; Castro, Inês de; Santos, Joana dos; Videira, Mariana; Augusto, Melanie; Silva, Patrícia; Maia, TatianaA primeira função deste caderno, é registar de forma clara os casos clínicos de avaliação ortóptica, para consulta posterior. Os registos devem ser suficientemente detalhados e explícitos para que permitam a análise posterior de todos os dados registados, sem que se tenha observado o caso clínico. Cada procedimento e registo deve ser adaptado ao caso clínico em estudo. No contexto do processo ensino-aprendizagem, o Caderno de Prática Laboratorial, apresenta-se como uma ferramenta de trabalho para o estudante e um instrumento de avaliação para os docentes intervenientes no processo. O objetivo deste caderno é também verificar ao longo do semestre, a evolução do estudante no registo e no relato dos casos que observa.
- Citopatologia: workshopPublication . Tavares, Ana Sofia; Mendonça, PaulaObjetivo do workshop: Ampliar competências práticas na identificação de achados de Citologia respiratória e das cavidades serosas, através de visualização de laminas com campos selecionados e com posterior discussão em painel.
- Como publicar um artigo científico?Publication . Antunes, Maria Da LuzA escolha de uma revista onde enviar um artigo científico é baseada em diversos princípios. O primeiro deles é seguramente a temática do trabalho e a da revista. O segundo é a visibilidade da publicação: onde é que o artigo será mais vezes lido e mais vezes citado? Alguns dos fatores mais importantes na escolha de uma revista dependem então dos objetivos de publicação dos seus autores, podendo variar entre uma revista científica com um alto fator de impacto, o tempo de publicação ou o público-alvo. Fatores a considerar: tópicos publicados pela revista; público-alvo da revista; tipo de artigos publicado pela revista; restrições de tamanho; reputação da revista; average time to complete peer review; revisão pelos pares; cascading da revisão pelos pares; tempo para publicação; prépublicação online; indexação; estatísticas de leitores e circulação; acesso aberto; divulgação dos artigos.
- Como se realiza um registo de EEGPublication . Pires, JoanaConteúdos programáticos: preliminares (consulta, requisição e pedido), receber o paciente, preparação do exame, calibração, EEG rotina (provas de ativação), EEG com prova de sono, artefactos (tipologia), métodos de deteção e rejeição de artefactos.
- Comunicação académica como diálogoPublication . Sanches, Tatiana; Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos; Association of College & Research LibrariesA comunidade académica, de investigadores e de outros profissionais, envolve-se num diálogo sustentado com novos insights e descobertas que ocorrem ao longo do tempo, em resultado de diferentes perspetivas e interpretações.
- Criação de informação como um processoPublication . Sanches, Tatiana; Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos; Association of College & Research LibrariesA informação pode ser produzida e transmitida sob qualquer formato ou método. O processo iterativo de pesquisar, criar, rever e divulgar informação varia e o produto resultante reflete essas diferenças.