ESD - Artigos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESD - Artigos by Subject "1º Ciclo do ensino básico"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A educação artística num currículo de excelência: relato de um projeto educativo e seu paralelismo com a atualidadePublication . Marques, Ana Silva; Politécnico de Coimbra, ESECPretende-se nesta comunicação proceder-se ao relato do “Projecto de Educação Artística para Um Currículo de Excelência-Projecto Piloto para o 1.ºCiclo do Ensino Básico” desenvolvido pelo Clube UNESCO de Educação Artística, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, no decorrer de quatro anos letivos (de 2009/2010 a 2013/2014) com uma metodologia de intervenção experimental, de natureza piloto, com o intuito de se demonstrar e valorizar a Educação Artística, no 1ºCiclo do Ensino Básico. Apesar do período temporal que separa o projeto realizado à atualidade, importa realçar a relevância que o mesmo teve, ou tem, pelo seu carácter efetivo experimental, por que se enquadrava numa realidade na qual a integração das disciplinas de cariz artístico, ainda não estavam previstas no currículo. Por esta razão, poder-se-á afirmar que o referido projeto se evidenciou por ser inovador, visionário e demonstrou exequibilidade na integração das áreas artísticas no currículo escolar? Pretende-se proceder a uma reflexão, partilha de experiência pedagógica e especificar o relato da prática na área da Dança no projeto desenvolvido. Pretende-se ainda, apresentar um paralelismo com o contexto atual em que foi redefinido o Currículo do Ensino Básico no estabelecimento do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e respetiva Matriz Curricular. O projeto apresentou as suas evidências, análise de dados e conclusões num livro publicado, que serão nesta comunicação evidenciados. Pretende-se ainda, proceder a uma análise SWOT do resultado do Projeto considerando as suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.