ESTeSL - Relatórios
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Browsing ESTeSL - Relatórios by Subject "Desinformação"
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- Alerta - Fake news: o combate já começou ou a força dos mais entendidosPublication . Almeida, Cristina Vaz de; Costa, Vânia; Pinheiro, Diana; Subedi, Shristi; Godinho, Leonor; Brito, Duarte Vital; Lima, VâniaApesar de uma enorme vaga de desinformação, sobretudo com o início e o decurso da pandemia, que difundem muito amplamente as falsas notícias, críticas para as consequências sobre a saúde, começamos a observar, sobretudo através das redes sociais, indivíduos e grupos de cidadãos alertam e denunciam essas fakenews. Este relatório integra a pesquisa de um conjunto de investigadores que procederam a uma avaliação, durante um período de tempo curto (janeiro a fevereiro de 2022), em redes sociais como o LinkedIn (mais dedicada a profissionais) e no facebook (mais generalizada) para retirar comentários de alerta, que denunciam o que pensam ser de notícia falsa. Verificamos um maior número de pessoas do género masculino a fazerem essas denúncias nas redes, mais críticos e incisivos nas denúncias, geralmente com uma carga negativa pronunciada e de chamada de atenção do público. Estes alertas vão sendo apreendidos pela população e poderão eventualmente ser uma força poderosa de crescimento de maior consciência sobre o perigo da desinformação.
- Literacia da Informação e pensamento crítico no ensino superior: combater a desinformação (relatório final do projeto)Publication . Sanches, Tatiana; Antunes, Maria Da Luz; Lopes, CarlosO projeto BAD apoiado pela Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação (BAD) e pela Embaixada Americana enquadra-se no âmbito da alfabetização mediática e combate à desinformação: atividades que promovem a literacia da informação e o pensamento crítico, resistir à influência nociva e combater a desinformação. Tem como objetivos a promoção do conhecimento, fornecimento de estratégias de formação e práticas pedagógicas, relativamente à utilização da Literacia da Informação no combate à desinformação entre os estudantes do ensino superior. As linhas de orientação inserem-se numa metodologia de intervenção-ação no desenvolvimento de ações diversas dirigidas a profissionais de informação e comunidades de prática para: (a) conhecer e aplicar referenciais internacionais, como a Framework for Information Literacy for Higher Education (Association of College & Research Libraries), (b) promover o relacionamento profissional entre bibliotecários dos EUA e de Portugal, (c) disseminar documentos orientadores e inspirar boas práticas e, (d) capacitar o público jovem no uso e na escolha criteriosa de informação e no desenvolvimento e aprimoramento do pensamento crítico. Os resultados e o impacto social pautaram-se por um amplo alcance nacional, com a promoção de eventos, formações e ações de sensibilização descentralizadas, com a divulgação do conhecimento sobre o tema nas diferentes regiões de Portugal, incluindo Açores e Madeira.