ESELx - Recensões
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESELx - Recensões by Subject "Educação"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Pires, Carlos (2014). Escola a Tempo Inteiro – Contributos para a análise de uma política pública de educação.Publication . Alves, José MatiasOrganizado em sete capítulos, este livro de Carlos Pires é, de facto, como assinala João Barroso no final do prefácio, uma “referência incontornável para o conhecimento das políticas [públicas] recentes” no que ao ensino básico diz respeito. A leitura do índice sinaliza esta importância: 1. Um itinerário para a análise da política de “escola a tempo inteiro”, 2. Enquadramento teórico e interpretativo – uma abordagem pela “análise das políticas públicas”, 3. Enquadramento da política de “Escola a Tempo Inteiro”, 4. Dimensão educativa da política de “Escola a Tempo Inteiro”, 5. “Dimensão política” da política de “Escola a Tempo Inteiro”: um “novo paradigma de escola pública”, 6. “Dimensão administrativa” da política de “Escola a Tempo Inteiro”: uma “nova forma de administração”, 7. O ponto de chegada da análise da política de “Escola a Tempo Inteiro” – As “ideias” construídas e o papel do Estado.
- Souta, Luís (2014). Fa(r)do EscolarPublication . Pires, Ana LuísaFa(r)do Escolar, de Luís Souta, é uma compilação de textos sobre a Escola, em que a visão crítica do autor - umas vezes subtil, outras mais acutilante -, nos conduz a outros tempos e outras épocas, retratando e dando vida a uma realidade educativa, social e política que marcou Portugal nas passadas décadas de sessenta e setenta. Neste contexto espaciotemporal, e tendo na sua base uma forte inspiração autobiográfica, a singularidade das vivências e situações que dão corpo ao livro é trabalhada de forma a evidenciar a matriz social e coletiva que estrutura e dá sentido às narrativas.