ESELx - Escola Superior de Educação de Lisboa
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESELx - Escola Superior de Educação de Lisboa by Subject "1.º e 2.º CEB"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Memória histórica e identidade nas aulas de história e geografia no 1.º e 2.º ciclo do ensino básicoPublication . Poeiras, Jéssica Rodrigues Silva; Dias, Alfredo GomesA presente investigação centra-se na forma como a construção de uma memória histórica, ancorada nos percursos individuais dos alunos, pode contribuir para a consolidação das suas identidades pessoais e coletivas, nos contextos do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Através de uma metodologia que se inspira na Investigação-Ação, foram implementadas estratégias pedagógicas que partiram das vivências dos alunos, como a elaboração de árvores genealógicas, recolha de testemunhos orais e exploração de memórias familiares, com o objetivo de desenvolver competências históricas e geográficas de forma situada e significativa. Neste âmbito, foram desenvolvidas duas intervenções pedagógicas: uma no 1.º Ciclo, centrada no desenvolvimento da cidadania democrática através da participação em assembleias de turma e da mediação de conflitos; e outra no 2.º Ciclo, com foco na valorização das identidades e na consolidação de aprendizagens em História e Geografia de Portugal, por meio de práticas interdisciplinares e culturalmente significativas. Os dados evidenciam que, ao mobilizarem narrativas pessoais e intergeracionais, os alunos conseguiram reconhecer-se como sujeitos históricos, ampliando a sua consciência espaciotemporal e fortalecendo os laços identitários com as suas origens e com o território de acolhimento. A investigação confirma, assim, que práticas educativas fundamentadas na memória próxima e na biografia podem ser profundamente transformadoras, promovendo a inclusão, a valorização da diversidade e a construção de uma cidadania ativa e reflexiva. Apesar de alguns constrangimentos metodológicos, os resultados obtidos revelam o potencial pedagógico da abordagem biográfica e culturalmente situada na formação de sujeitos críticos e conscientes do seu lugar na História.
