ESELx - Escola Superior de Educação de Lisboa
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Browsing ESELx - Escola Superior de Educação de Lisboa by Subject "1.º Ciclo do Ensino Básico."
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- De que forma aplicar estratégias de ensino exploratório poderá potenciar a construção de conhecimento numa turma de alunos do 1º ciclo do ensino básico?Publication . Amorim, Ana Margarida Ramos; Santos, Isabel Alexandra Martins FariaO Ensino Exploratório assenta na premissa de que os alunos constroem o seu conhecimento através do envolvimento ativo, autónomo e intelectualmente exigente em tarefas significativas, que fazem emergir a necessidade de compreender ideias e conceitos, posteriormente aprofundados em momentos de sistematização coletiva. Este processo potencia o desenvolvimento de competências fundamentais como o raciocínio, a resolução de problemas, a comunicação e a autorregulação (Canavarro, 2011). A presente investigação, desenvolvida no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, teve lugar numa turma do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico e procurou analisar de que forma a implementação de estratégias de Ensino exploratório potencia a construção do conhecimento por parte dos alunos. Para tal, foram definidos três objetivos específicos: (i) identificar as metodologias e estratégias exploratórias mobilizadas em sala de aula; (ii) analisar as perceções e experiências dos alunos relativamente ao processo de aprendizagem exploratória; e (iii) compreender as conceções das docentes cooperantes sobre o impacto desta abordagem nas aprendizagens. Inserida no paradigma fenomenológico-interpretativo, a investigação seguiu uma abordagem qualitativa e mobilizou-se dimensões de um estudo de caso instrumental como desenho metodológico. As técnicas de recolha de dados incluíram a observação direta participante, análise documental, análise de conteúdo das produções dos alunos, realização de entrevistas semiestruturadas e aplicação de um questionário. A triangulação destas técnicas permitiu consolidar a robustez da análise, assegurando uma compreensão aprofundada e contextualizada dos fenómenos observados. Os resultados evidenciam que o Ensino Exploratório, quando intencionalmente planificado e mediado pedagogicamente, favorece o envolvimento cognitivo e emocional dos alunos, promovendo aprendizagens mais profundas, significativas e duradouras. Os alunos valorizam a possibilidade de experimentar, formular hipóteses, aprender com os erros e com os pares, enquanto as docentes reconhecem o papel estruturante desta abordagem na construção do conhecimento, embora identifiquem desafios associados à sua implementação sistemática.
