ESTC - Escola Superior de Teatro e Cinema
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESTC - Escola Superior de Teatro e Cinema by Subject "25 de abril de 1974"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Uma perspectiva sobre o teatro e as artes performativas contemporâneos em PortugalPublication . Antunes, DavidNeste texto procura-se apresentar uma perspectiva sobre o teatro e as artes performativas portuguesas, sobretudo assinalando o modo como diferentes gerações de artistas e ímpetos criativos específicos se situaram e situam face à Revolução de Abril.
- Sobre a Cornucópia: esboço de retrato de 40 anos de idadePublication . Vasques, EugéniaA Cornucópia é, efectivamente, desde a sua criação, em 1973, uma Companhia que se identifica pela defesa de um "teatro de texto" e de um tipo de encenação "filológica". Com efeito, e ainda que a Companhia tenha vindo a modificar-se, tematicamente falando, ao longo dos anos mais recentes, e tenha procedido a algumas alteração de reportório na década que medeia entre 1994-2004, o que nos últimos anos temos verificado é a uma movimentação identitária num sentido que eu reputo de exacerbação da sua «intimidade» -- característica que identifiquei, em 1988, como sendo, a par do mal-estar, um dos traços distintivos do contrato de fidelidade estabelecido com o seu público.
- O teatro português e o 25 de Abril: uma história ainda por contarPublication . Vasques, EugéniaA 25 de Abril de 1974, uma nova era começa no historial do depauperado teatro português. Após quase cinquenta anos de obscurantismo e de Censura o teatro português vai, finalmente, tentar recuperar décadas de atraso e abrir-se ao mundo através de uma propedêutica de emergência na actualização das linguagens estéticas e na aceleração da divulgação de dramaturgias até aí proibidas ou ignoradas. Nos anos imediatos à Revolução, o teatro foi, entre nós, fundamentalmente, um teatro à procura do diálogo com o tempo e a circunstância, um teatro colectivista e de agitação e propaganda, e, o que é muito importante, um teatro à procura de uma nova geografia estrutural e de uma cada vez mais sistemática e alargada intervenção social.